fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Gerais »

Gerais

Temperos naturais: aprenda a usá-los na sua rotina alimentar

Se você deseja ter uma rotina alimentar cheia de sabor e propriedades benéficas ao organismo, fazer uso de temperos naturais nas suas refeições pode ser uma grande ideia. Ricos em vitaminas e minerais, eles podem te ajudar a cuidar da sua saúde de maneira bem prática. Contudo, para tirar proveito máximo dos temperos naturais é […]
Equipe Namu
08/03/21
Se você deseja ter uma rotina alimentar cheia de sabor e propriedades benéficas ao organismo, fazer uso de temperos naturais nas suas refeições pode ser uma grande ideia. Ricos em vitaminas e minerais, eles podem te ajudar a cuidar da sua saúde de maneira bem prática. Contudo, para tirar proveito máximo dos temperos naturais é bem importante aprender a utilizá-los da maneira certa. Caso contrário, eles podem perder parte de seus nutrientes e até mesmo do sabor, não contribuindo para uma refeição saudável e saborosa. Quer conhecer alguns dos melhores temperos naturais para acrescentar mais sabor e saúde à sua rotina alimentar? Então acompanhe o artigo a seguir até o final!

Os melhores temperos naturais para a sua rotina alimentar 

Não é segredo que os alimentos naturais trazem muito mais vantagens para a nossa saúde que os industrializados, não é mesmo? E com relação aos temperos, isso não poderia ser diferente. Sendo assim, vale a pena conhecer os principais benefícios que as especiarias podem trazer para o seu organismo. Confira!
  • Salsinha: possui ação antioxidante, antiinflamatória e ajuda a desintoxicar o organismo;
  • Cebolinha: funciona como um antibiótico natural, possui vitaminas A, C e E, além de cálcio, magnésio e ferro;
  • Alecrim: melhora a circulação sanguínea, aumenta a imunidade e protege o sistema neurológico;
  • Noz-moscada: possui ferro, cálcio e potássio, tem componentes anti inflamatórios e previne o Alzheimer;
  • Alho: reduz os níveis de colesterol e diabetes na corrente sanguínea, trata infecções e até mesmo previne o câncer;
  • Louro: são livres de colesterol, reduz a probabilidade de problemas cardiovasculares e é rico em ácidos graxos;
  • Canela: acelera o metabolismo, aumenta a sensibilidade a insulina, sacia a fome e auxilia bastante no processo de emagrecimento.
Mas como trazer todos esses benefícios para a sua rotina alimentar? Nesse caso, o melhor caminho é colocar em prática as dicas a seguir.

Aprenda a harmonizar os temperos com as comidas

Como você pode perceber, os temperos naturais podem fazer muito bem à sua saúde e à saúde da sua família. Com eles é possível criar refeições super gostosas e nutritivas para o corpo, proporcionando um dia a dia com muito mais energia e disposição.  Segundo dados apresentados no 21º Congresso Internacional de Nutrição, em Buenos Aires, cerca de 21% das calorias ingeridas pelos brasileiros vem de produtos industrializados. Em outras palavras, isso significa dizer que a rotina alimentar dos brasileiros é composta principalmente por produtos cheios de conservantes, corantes, sódio entre outros ingredientes prejudiciais à saúde.  Na maioria dos casos isso acontece por causa de uma rotina corrida ou então, devido à falta de habilidade na cozinha. A boa notícia é que você pode solucionar ambos os problemas com a ajuda de um aplicativo de celular. Práticos e acessíveis, eles te ajudam a criar uma rotina alimentar saudável e saborosa com apenas alguns cliques. Por meio deles, você tem acesso a receitas exclusivas, criadas por profissionais especializados para atender a várias dietas. Clique aqui para saber mais.

Descubra os temperos que você mais gosta

Assim como acontece com os alimentos, sempre vamos ter aqueles temperos que não gostamos muito. Isso é completamente normal e comum, mas não deve afetar o uso de todas as outras opções.  Por esse motivo é legal que você aprenda a identificar quais são os temperos que você não gosta tanto. Desse modo, pode excluí-los da sua alimentação e tentar substituí-los por outras opções que tenham benefícios parecidos.  Porém, é sempre importante lembrar que essa substituição não deve ser realizada por especiarias prontas e industrializadas. Procure sempre escolher os produtos frescos e naturais, que possuem maior concentração de nutrientes. Com isso a sua saúde agradece e o sabor das suas refeições também. 

Tenha uma horta caseira para os seus temperos naturais

Depois de ter escolhido os temperos que você mais gosta, é hora de saber onde adquirir ingredientes 100% naturais, livres de agrotóxicos entre outros produtos químicos que podem prejudicar a sua saúde. Nesse sentido, uma boa dica é ter uma horta caseira agroecológica. Com ela, você pode cultivar o seu próprio alimento e garantir mais sabor e saúde em suas refeições. Caso não saiba como preparar a sua, pode investir em um curso online com um especialista em alimentação. Durante as aulas, você vai aprender sobre os ciclos naturais dos alimentos, bem como a fazer compostagem, adequar as espécies no espaço disponível e técnicas de irrigação. Além disso, ainda vai aprender sobre reaproveitamento de materiais entre várias outras dicas para ter uma horta de fato sustentável. Gostou? Então conheça o curso hortas caseiras agroecológicas do Namu e dê o primeiro passo rumo a uma vida com muito mais qualidade.

Insira chás em sua rotina alimentar

Quando falamos sobre temperos naturais e ervas, sempre pensamos em colocá-los na comida. Essa com toda a certeza é uma ótima opção, porém não é a única alternativa para você aproveitar os benefícios desses produtos.  Além das refeições diárias, você também pode fazer chás, os quais te ajudarão na desintoxicação do corpo e a ingerir uma maior quantidade de líquidos por dia.  Hortelã, alecrim, louro, canela e manjerona são apenas alguns exemplos de temperos naturais que podem dar ótimos chás para a sua saúde. Portanto, vale prepará-los para ingerir depois das refeições (preferencialmente sem açúcar) e também ao longo do dia. No entanto, é importante se atentar ao método de preparo adequado de cada erva. Enquanto algumas precisam de fervura para soltar o sabor e os nutrientes, outras devem apenas receber água quente e serem abafadas na hora de preparar o chá.  Mas como não errar nas receitas e manter uma rotina alimentar adequada? Conforme mencionamos anteriormente, a melhor alternativa para isso é baixar um aplicativo de saúde e bem-estar bem completo. E caso você esteja se perguntando onde encontrá-lo, a resposta é bem simples, na sua loja de aplicativos. Ele já existe e atende pelo nome de super app Namu. Trata-se de uma solução tecnológica que reúne em um único lugar vários conteúdos para você cuidar do corpo, da mente e da rotina alimentar em conjunto. Afinal, nós do Namu acreditamos que a integração é a melhor forma de experimentar uma transformação de vida completa e dessa forma, passar a fazer escolhas mais conscientes para si próprio. Baixe o super app Namu e tenha mais qualidade de vida na palma da sua mão

Recomendados
Gerais

Lancheira infantil barata e saudável | Volta às aulas

Sabemos que a preocupação de muitas famílias é ...

Gerais

Como se manter saudável na quarentena

Desde março de 2020 o isolamento social, medida...