fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Vegana » Gerais

Gerais

Como diversificar a alimentação vegana?

Você sabia que uma alimentação baseada em vegetais pode ser muito divertida e saborosa? Veja a seguir como criar uma alimentação vegana variada
Da redação
06/05/20
Há muito tempo, a alimentação vegana deixou de ser vista como sinônimo de só comer salada. Atualmente existem várias alternativas saudáveis e saborosas para diversificar o cardápio, do café da manhã ao salgadinho de festa. Se preparar diferentes pratos de origem vegetal é um grande desafio para você, acompanhe o artigo a seguir. Nele, daremos dicas de algumas substituições veganas para que você possa usar a criatividade em prol da sua saúde!

O que é alimentação vegana?

O veganismo é uma verdadeira filosofia de vida, que prega o não consumo de produtos de origem animal. Portanto, a alimentação vegana é aquela que é isenta de carne (peixe, aves, frango, porco) e seus derivados, como ovos, leite, margarina e mel, por exemplo. Essa dieta tem sua base no consumo de vegetais, frutas e legumes. Embora isso pareça ser limitante, é possível substituir alguns ingredientes para obter receitas próximas das tradicionais e criar pratos coloridos e criativos.

Como substituir e diversificar

Para manter o bom funcionamento do organismo é preciso ter uma alimentação variada e rica em nutrientes. Ela deve conter frutas, verduras, legumes, grãos, sementes e cereais integrais. Além disso, é preciso se preocupar com os ingredientes que irão compor as refeições em todas as suas etapas produtivas, do plantio à colheita. Nesse sentido, o ideal é optar por produtos orgânicos, que não receberam produtos químicos, como agrotóxicos ou fertilizantes e que não são testados em animais. variar alimentação vegana
E é exatamente essa a proposta da alimentação vegana: cuidar tanto do corpo quanto do meio ambiente. E o mais importante é que ela pode ser utilizada em várias ocasiões, da refeição do dia a dia até a elaboração daquela receita que será servida em uma reunião familiar ou com os amigos.
Mas como fazer isso? Confira as dicas a seguir!

Leite

Você pensa que por não conter leite de vaca será impossível criar pratos saborosos e variados? Está completamente enganado! Afinal, na alimentação vegana é possível substituir o leite de origem animal pelo de origem vegetal (de soja). Mas, também existem os leites de castanhas, amêndoas e outras oleaginosas que podem ser preparados em casa. Ainda, há também o leite de arroz, que pode ser facilmente encontrado em mercados. Clique aqui e conheça os benefícios dos leites vegetais.

Manteiga

Já a manteiga pode ser substituída por manteiga de coco ou manteiga de milho. Veja como as duas receitas são práticas:

Manteiga de coco

  • 100g de coco seco sem casca (ou ralado sem açúcar e não desengordurado);
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco;
  • 50ml de água.
Modo de preparo: bata os ingredientes no processador ou liquidificador por 15 minutos ou até que fica em uma consistência homogênea, bem cremosa. Após isso, coloque em um recipiente apropriado e deixe na geladeira. Essa manteiga pode ser usada em massas de salgados, empadões entre muitas outras receitas.

Manteiga de milho

  • 1 xícara de farinha de milho pré-cozida;
  • 3 xícaras de água;
  • Um fio de azeite;
  • Sal a gosto.
Modo de preparo: em uma panela coloque a farinha, água e sal e leve ao fogo. Mexa por 5 minutos. Após esse tempo, bata a mistura no liquidificador com o azeite até ficar homogênea. Mantenha na geladeira e está pronta para usar.

Ovos

O ovo é um alimento amplamente presente na culinária tradicional. Isso se deve, em parte, ao seu alto valor nutricional: segundo a tabela Yazio, apenas um ovo possui cerca de 80 calorias, 5,3g de gordura e 7,0g de proteína. Mas não é apenas isso. O ovo também é muito utilizado para dar liga, umedecer e dar firmeza às massas doces e salgadas. Então, como diversificar a alimentação vegana sem esse ingrediente tão nutritivo e importante? Nesse caso, a dica é substituir o ovo pela farinha de linhaça ou pela banana, que são espessantes de origem vegetal e que não comprometem o sabor das receitas.

Carne

Já a carne vermelha é fonte de proteínas, ferro, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, ferro, zinco, potássio e fibras. Contudo, é possível substituí-la por ingredientes de origem vegetal, como as opções a seguir:
  • Proteína texturizada de soja: para compor pratos que levam carne moída, como ensopadinhos, pastéis, bolos de carne entre outros;
  • Tofu: excelente substituto de frango, peixes e carne de porco;
  • Jaca: na alimentação vegana, a jaca é a principal substituta do frango na preparação de coxinhas.

Salsichas e hambúrgueres

Para você que não abre mão de guloseimas, temos uma boa notícia! Também é possível preparar cachorros quentes e hambúrgueres a partir de ingredientes de origem vegetal e dessa forma diversificar ainda mais o cardápio da família. Com relação às salsichas, elas podem ser preparadas de formas diferentes: com proteína de soja, feijão branco e até mesmo de cenoura. Já os hambúrgueres podem ser feitos com lentilha, grão-de-bico, batata e vários outros vegetais.

Danoninho

Se você tem filhos pequenos, um danoninho de inhame pode ser a opção ideal para aquela sobremesa ou lanche que ele tanto ama. No entanto, a mesma cremosidade pode ser conferida ao utilizar o tofu como base.

Alimentação vegana: benefícios

A alimentação vegana oferece inúmeros benefícios aos seus adeptos, a saber:
  • Promove um verdadeiro detox no organismo;
  • É rica em nutrientes;
  • Diminui os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2;
  • Combate a obesidade;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Regula o sistema digestivo;
  • Diminui o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL);
  • Não provoca alergias alimentares, já que não há o consumo de leite de vaca, ovos e seus derivados.
Uma alimentação vegana equilibrada é garantia de saúde. Mas, para que ela possua o valor nutricional adequado, é necessário o acompanhamento de um profissional qualificado. Nesse sentido, consultar um nutricionista antes de aderir ao veganismo é sempre recomendável. Clique aqui e fique por dentro desse e de outros temas relacionados à alimentação saudável, estética, saúde, filosofia e sustentabilidade. Temos certeza de que neles você encontrará o caminho para atingir o equilíbrio entre corpo e mente e viver de forma plena e feliz!

Recomendados
Gerais

Desvendando sobremesas veganas: o que não te contaram

Estudos revelam que atualmente existem cerca de...

Gerais

Receitas veganas: 6 receitas de sobremesas deliciosas

Você sabia que nem só de salada vivem os adepto...