fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Vegetariana » Gerais

Gerais

Alimentação vegetariana: 5 cursos online para você diversificar suas refeições

Uma coisa é fato: seja em busca de vida mais saudável ou uma dieta mais sustentável, o número de adeptos da alimentação vegetariana só cresce no Brasil.
Da redação
08/07/20
Uma coisa é fato: seja em busca de vida mais saudável ou uma dieta mais sustentável, o número de adeptos da alimentação vegetariana só cresce no Brasil. Segundo a SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), o número de pessoas que não consome carne representa 14% da população brasileira. Em algumas capitais o número é ainda maior: cerca de 16%. É claro que esse número poderia ser muito maior se a alimentação vegetariana não estivesse associada a mitos, como por exemplo, um cardápio composto apenas por saladas. Ou, ainda, por ingredientes caros. Então, que tal desconstruir essa ideia hoje mesmo? A seguir, você compreenderá como a alimentação isenta de ingredientes de origem animal pode ser saborosa, nutritiva e acima de tudo, barata. Ainda, conhecerá 5 cursos online que te permitirão diversificar suas receitas e tornar-se um verdadeiro chef do sabor e da saúde. Acompanhe.

Alimentação vegetariana: o que é?

A princípio, pode-se dizer que a alimentação vegetariana é aquela dieta em que não há o consumo de carne (boi, peixes, aves). No entanto, a depender da vertente do vegetarianismo, pode-se incluir seus derivados, como manteiga, ovos e leite, por exemplo. O fato é que independentemente do estilo de vida que se adote, inegavelmente a dieta vegetariana oferece vários benefícios aos seus adeptos, tais como:
  • Dieta rica em nutrientes;
  • Combate a obesidade;
  • Menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares como hipertensão, colesterol e AVC;
  • Redução da diabetes tipo 2, já que a dieta vegetariana mantém os níveis de glicose no sangue controlados;
  • Menor risco do desenvolvimento de cânceres, principalmente o do intestino grosso;
  • Reduz as inflamações nas articulações, o que alivia os sintomas da artrite;
  • Por ser rica em antioxidantes, combate o envelhecimento
benefícios da alimentação saudável

5 cursos online para você diversificar a alimentação vegetariana

Agora que você já conhece os benefícios da dieta vegetariana, está na hora de saber como diversificar o cardápio para que ele seja sempre saboroso e ofereça todos os nutrientes que organismo precisa para funcionar corretamente. Por esse motivo, confia a seguir 5 cursos online de alimentação saudável, criados especialmente para quem gosta de combinar sabor e saúde em uma só refeição.

Descomplicando a Alimentação Plant Based

Ministrado pelo chef Thiago Medeiros, especialista em culinária vegana e vegetariana, o curso online Descomplicando a Alimentação Plant Based tem como finalidade ensinar o conceito da alimentação a base de plantas de forma fácil e prática. Por isso, nas aulas você aprenderá a preparar refeições com ingredientes 100% naturais e que podem ser encontrados em qualquer lugar. Embora sejam isentas de origem animal, as receitas possuem alto teor nutritivo e, portanto, não prejudicam a saúde. Além disso, você também aprende técnicas de cozinha, como planejar a sua lista de compras e ainda, como adaptar os ingredientes de acordo com as suas necessidades nutricionais.

Cardápio Vegetariano da entrada à sobremesa

Sem dúvida esse é outro curso para quem deseja diversificar a alimentação vegetariana. Porém, diferentemente da opção anterior, esse curso online é ideal para ovolactovegetarianos e vegetarianos, já que as receitas possuem ingredientes derivados de origem animal, como leite, manteiga e ovos, por exemplo. Ministrado pela chef Priscilla Herrera, o curso Cardápio vegetariano – da entrada à sobremesa ensina receitas saborosíssimas, como pães, saladas, risotos e várias outras. Além disso, você também vai aprender a preparar leites vegetais e massas preparadas com biomassa, ideais para começar a fazer substituições veganas ou vegetarianas sem abrir mão da inovação, do sabor e da saúde. Ademais, durante as aulas, que são online e em vídeo, o aluno também recebe dicas de produção e de conservação de alimentos. Então, se você deseja empreender no ramo de alimentação saudável, esse curso é para você!

Volta ao mundo com a culinária vegetariana

Já o curso Volta ao mundo com a culinária vegetariana, ministrado pela nutricionista e chef em gastronomia Natália Werutsky, tem como objetivo principal reunir em um único curso a gastronomia de diversos países, como México, Tailândia, Itália, Índia e China, por exemplo. Durante as aulas, você vai aprender a criar receitas que vão de entradas a sobremesas, todas elas adaptadas ao vegetarianismo. E, para complementar o aprendizado, você ainda receberá informações adicionais bem úteis para consumo próprio ou para empreender na área. Entre elas, podemos destacar dicas nutricionais de conservação de alimentos, que incluem técnicas de congelamento e descongelamento. Dessa forma será fácil diversificar a alimentação vegetariana, bem como comer bem e com saúde.

Menu vegano completo

Enquanto isso, as receitas do curso Menu vegano completo são livres de ingredientes de origem animal. No entanto, não se resumem a grãos e folhas, absolutamente! Criadas pela chef e professora de culinária Luna Passeri, as receitas são baseadas em pratos típicos da culinária brasileira. Portanto, prepare-se para aprender a fazer deliciosas panquecas de banana, carpaccio de abobrinha, picadinhos, estrogonofe, bolo de fubá, brigadeiro vegano e feijoada, além de molhos, lanches e sobremesas veganas! E, de forma semelhante aos demais cursos, se estiver pretendendo empreender na área também contará com dicas de preparo e de segurança alimentar para tornar o seu negócio promissor.

Finger foods e entradas - culinária viva

Por fim, temos o curso de Finger foods e entradas – culinária viva, ministrado pela educadora alimentar Leila D. Como o próprio nome sugere, trata-se de um curso cujas receitas são baseadas na dieta crudívera, ou seja, não levam ingredientes de origem animal e não utilizam fogão para o preparo. Além possibilitar que você possa diversificar a alimentação vegetariana, a dieta crudívera também garante mais nutrientes no seu cardápio diário, já que se utiliza de produtos orgânicos, in natura e sem processamento. alimentação vegetariana
Agora que você já sabe como diversificar a alimentação vegetariana, que tal dar o primeiro passo rumo a uma vida mais equilibrada? Conheça os cursos online de alimentação saudável do Namu e tenha mais qualidade de vida comendo melhor.

Recomendados
Gerais

Como aplicativos com comida vegetariana te ajudam a variar o cardápio

Ao contrário do que se imagina, a comida vegeta...

Gerais

Alimentação vegetariana: 5 receitas práticas

A alimentação vegetariana combina saúde e sabor...