fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Vegetariana » Gerais

Gerais

Como diversificar dietas vegetarianas?

O Brasil tem mais de 30 milhões de vegetarianos. Se você também faz parte dessas estatísticas, saiba como diversificar dietas vegetarianas
Da redação
08/12/20
Quem é adepto a dietas vegetarianas, seja pela razão que preferir, precisa ter criatividade na cozinha. E isso acontece não pela falta de receitas ou alimentos, mas porque o Brasil é um dos países que mais consome carne no mundo. Por isso, é mais difícil encontrar sugestões para vegetarianos.   Entretanto, a boa notícia é que o número de vegetarianos também cresce no país. Com isso, cada vez mais você vai encontrar opções de dicas, receitas e até mesmo cursos para apostar em novas opções de dietas vegetarianas. Quer saber mais? Confere neste artigo!

O que incluir nas dietas vegetarianas?

dicas de dietas vegetarianas   Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as dietas vegetarianas não são compostas apenas por saladas. Aliás, elas também incluem muitos alimentos comuns de quem consome carne. Um exemplo comum é massa, assim como batata e pão, por exemplo.   O que muda, na verdade, é o não consumo de carnes bovinas, suínas, de aves e peixes, por exemplo. Contudo, diferentemente dos veganos, alguns vegetarianos consomem ovos, manteiga e alguns derivados do leite. Inclusive, é justamente isso o que os difere dos veganos, que possuem uma alimentação mais restrita, totalmente isenta de produtos de origem animal.   A partir disso fica fácil perceber que diversificar dietas vegetarianas não é assim tão difícil. Com um pouquinho de criatividade você pode criar pratos incríveis, saborosos e com alto valor nutricional. Basta saber combinar frutas, legumes, verduras e grãos para garantir o bom funcionamento do organismo.   Mas como fazer isso afinal? Nesse caso o melhor caminho é colocar em prática as dicas a seguir. Certamente elas vão te permitir criar cardápios semanais variados, para não correr o risco de enjoar de comer sempre as mesmas coisas. Continue acompanhando para descobrir como diversificar dietas vegetarianas de forma prática.

1. Explore novos sabores

Uma das primeiras dicas sobre dietas vegetarianas é conhecer novos sabores. Para quem mora no Brasil isso é muito fácil, afinal, estamos em um país rico de alimentos naturais. Por isso, comece logo a conhecer mais sobre eles e experimentar!   Uma boa forma de se fazer isso é através de conteúdos sobre alimentação, saúde e bem-estar como o Portal Namu, por exemplo. Ele reúne em um único lugar tudo o que você precisa saber para ter qualidade de vida. Por meio de receitas, materiais educativos e aulas gratuitas, o Namu te convida a ter um estilo de vida mais saudável e feliz.

2. Faça cursos de dietas vegetarianas

Logo depois de ter explorado alguns conteúdos gratuitos e ter se familiarizado com toda a diversidade de sabores que as dietas vegetarianas podem te oferecer, que tal dar mais um passo rumo a uma vida mais saudável?   Para isso, você pode contar com aulas online para aprender sobre dietas vegetarianas. Nessa opção, você pode aprender a preparar receitas testadas e aprovadas por especialistas no conforto do seu lar. Disponibilizadas em vídeo, você pode assistir as aulas onde e quantas vezes quiser.   Alguns cursos focam mais em sobremesas vegetarianas e veganas, enquanto outros trazem um pouco de receitas do mundo todo. Você também pode aprender todo cardápio vegetariano da entrada à sobremesa em um mesmo curso, por exemplo.   O diferencial das aulas online é possibilitar que você desenvolva novas habilidades no tempo que tiver disponível. Além disso, caso queira transformar esse aprendizado em uma fonte de renda extra, também será possível. Afinal de contas, durante as aulas os professores ensinam técnicas de congelamento, de manuseio de embalagens e oferecem várias outras dicas de produção.

3. Tenha sua própria horta caseira

Outra dica que você pode colocar em prática para diversificar dietas vegetarianas, é cultivar em casa o seu próprio alimento. Aliás, essa é a melhor maneira de garantir ingredientes de qualidade para as suas receitas, livres de agrotóxicos.   Mas é claro que esse não é o único benefício de ter uma horta agroecológica em casa. Além de cultivar seu próprio alimento, durante as aulas você também vai conhecer o ciclo de plantio, alimentação e reutilização. Sem dúvida a partir disso você vai passar a questionar padrões e hábitos, e fazer escolhas mais conscientes para si.

4. Aprenda a preparar snacks e lanches saudáveis

  E por falar em diversificar dietas vegetarianas, não basta apenas pensar no almoço e janta, não é mesmo? Até mesmo porque o ideal é comer de três em três horas para manter o bom funcionamento do organismo. Mas, como pensar em lanches para além dos industrializados? Nesse caso, uma ótima ideia é aprender a preparar snacks e lanches saudáveis com um curso online.   Durante as aulas, você vai aprender receitas incríveis, saudáveis e deliciosas para inovar o intervalo entre as principais refeições. Após o término do curso você será capaz de fazer barrinhas de cereais, patês, pudins, cookies e hambúrguer vegetariano entre várias outras receitas. Assim, poderá comer sem culpa e sem prejudicar a saúde.

5. Inspire-se com quem entende do assunto

Se você ainda tem dúvida sobre muitas questões das dietas vegetarianas, o ideal é buscar na fonte a informação certa. E o que isso significa? Conferir o material de especialistas!   Bela Gil é um dos nomes mais conhecidos no país quando falamos de uma alimentação mais saudável. Você pode assistir a uma entrevista com ela e esclarecer alguns pontos para se motivar.   Você também pode conferir outras entrevistas sobre a substituição de ingredientes na alimentação, que é um tema importante para vegetarianos. Outra dica é para quem quer introduzir a alimentação vegetariana para os filhos, conferindo um conteúdo sobre o vegetarianismo na infância.   Conforme você pode perceber, diversificar dietas vegetarianas é fácil, mas requer criatividade e aprendizado. Nesse sentido, conte com o Namu para transformar o seu corpo, mente e alimentação de maneira efetiva. Conheça nossos cursos de alimentação saudável e tenha mais qualidade de vida comendo melhor.

Recomendados
Gerais

Como aplicativos com comida vegetariana te ajudam a variar o cardápio

Ao contrário do que se imagina, a comida vegeta...

Gerais

Alimentação vegetariana: 5 receitas práticas

A alimentação vegetariana combina saúde e sabor...