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Como ser vegetariano? Confira as dicas do especialista

O médico e nutrólogo Eric Slywitch explica como ser vegetariano e dá dicas para fazer sua transição sem problemas, além de falar da importância da vitamina B12
Da redação
08/08/19

Afinal, como ser vegetariano na prática? Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm antes de começar a fazer sua transição para o vegetarianismo. 

Elas querem se tornar vegetarianas, mas possuem medo de dar o primeiro passo e prejudicar sua saúde. Já tentaram mais de uma vez e acabam voltando a sentir falta da carne ou, também, derivados de animais.

Se você está em uma dessas situações, não se preocupe: neste pequeno vídeo você vai descobrir dicas práticas para se tornar vegetariano com Eric Slywitch, médico nutrólogo e um dos representantes da Sociedade Vegetariana Brasileira.  

Confira a entrevista abaixo e conheça mais sobre vegetarianismo a seguir:

O que é e como ser vegetariano?

No vegetarianismo, o consumo de comida de origem animal só ocorre em situações limitadas. A adoção desse sistema se justifica muitas vezes por alegações éticas, religiosas ou ecológicas.

Por isso, para ser vegetariano, é importante saber que nenhum tipo de carne (vermelha, aves e frutos do mar) faz parte desse tipo de alimentação. 

Há também vegetarianos que não consomem leite e derivados e aqueles que não consomem ovos.

Outra filosofia de vida próxima a dos vegetarianos é a dos veganos. Que seguem uma filosofia na qual não se consome nenhum tipo de produto de origem animal. Inclusive roupas feitas com lã, seda ou couro.

Além disso, o vegetarianismo é uma dieta que possui diferentes significados. É praticada por grupos variados e pelas mais distintas razões. 

Muitas pessoas procuram saber como ser vegetariano por motivos religiosos da mesma forma que há indivíduos que são vegetarianos e ateus, como é o caso de muitos veganos.

É possível obter todos os nutrientes necessários por meio de uma dieta vegetariana. Para isso, é fundamental alimentar-se com uma variedade de alimentos que satisfaça todas as demandas nutricionais. 

Entretanto, para quem procura como ser vegetariano, lembre-se que uma dieta vegetariana necessariamente deve se concentrar em incluir elementos como ferro, cálcio, zinco e vitamina B12.

Tipos de vegetarianismo

O vegetarianismo consiste em excluir o consumo de carne animal e, em casos mais restritos, qualquer derivado. Entretanto, para ser vegetariano, é possível falar em etapas de transição que vão tirando os derivados de carne aos poucos. 

Nesse sentido, o vegetarianismo possui diversos tipos, que vão de dietas mais abertas às mais restritas. Assim, o vegetarianismo pode ser classificado como:  

  • lactovegetarianismo – utiliza laticínios
  • ovovegetarianismo – utiliza ovos
  • ovolactovegetarianismo – utiliza laticínios e ovos
  • vegetarianismo restrito – não utiliza ingredientes de origem animal
  • veganismo – não utiliza ingredientes de origem animal e nem roupas, cosméticos e medicamentos que façam testes
aprenda como ser vegetariano

Ser vegetariano faz mal?

Quando alguém quer saber como ser vegetariano e decide abandonar o consumo de carne, independente do motivo, há sempre uma preocupação: será que a saúde continuará a mesma? 

Há muitas pessoas acreditando que ser vegetariano faz mal por causa da suposta deficiência de ferro, proteínas, vitamina B12 e até cálcio em veganos – que não consomem qualquer produto de origem animal. 

Entretanto, de acordo com Eric Slywitch, que coordena o departamento de medicina e nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), isso não é verdade. 

“As populações vegetarianas têm a mesma prevalência de anemia por falta de ferro que as populações que consomem carne”, argumenta o especialista.

Em outra entrevista, Eric Slywitch afirma que é possível substituir carnes e laticínios sem deixar faltar os nutrientes necessários ao organismo e conta quais são os alimentos mais indicados para a troca. Confira:

Cardápio vegetariano 

Ao contrário do que muitos pensam, a pergunta “como ser vegetariano” não é uma dúvida difícil de responder na prática. Frutas, verduras, legumes, oleaginosas, leguminosas, tudo pode fazer parte do seu cardápio. 

E assim como qualquer outro tipo de alimentação, o menu vegetariano precisa ser equilibrado e contar com os nutrientes necessários para a boa manutenção do organismo.

Conforme o nutrólogo, o cardápio vegetariano das refeições principais para um adulto, por exemplo, pode ser composto por:

  • Metade do prato com legumes e verduras;
  • Um quarto do prato de cereais;
  • Um quarto de leguminosas, como todos os feijões;
  • Uma fruta de sobremesa.

Segundo Eric, uma refeição como esta já possui um bom equilíbrio de nutrientes como carboidratos e proteínas, e se forem refeições integrais e naturais, há um equilíbrio ainda maior de fibras, por exemplo.

Alimentos que substituem a carne

“A gente troca as carnes pelas leguminosas. Não trocamos carnes por ovos ou laticínios, que são alimentos bem gordurosos”, declara o médico nutrólogo Eric Slywitch.

Alguns exemplos dessas leguminosas que substituem a carne são:

  • Feijão;
  • Ervilha;
  • Lentilha;
  • Grão-de-bico.

Como ser vegetariano sem B12?

Neste vídeo, Slywitch dá dicas básicas para quem deseja aderir ao vegetarianismo como estilo de vida. Também fala sobre a importância da vitamina B12. 

O nutrólogo ressalta que “essa vitamina é importante para toda a parte neurológica e para a formação das células vermelhas”, reforça.

A vitamina B12 é encontrada mais comumente em carne, leite, queijo e ovos, ou seja, todas fontes de origem animal que são impeditivos para um vegetariano estrito. 

Como a vitamina B12 é encontrada em alimentos de origem animal (peixes: truta, salmão e atum), vegetarianos restritos precisam suplementá-la. 

Lembrando que essa condição não é limitada a quem não consome carne: muitos onívoros também precisam suplementar o nutriente.

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