fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Vegetariana » Gerais

Gerais

Saiba como se preparar para mudar da dieta ovo-lacto-vegetariana para a vegetariana

A dieta ovo-lacto-vegetariana é aquela que conta com a presença de ovos e derivados do leite, como iogurtes e queijo
Da redação
18/11/16
Sem tempo para ler o artigo "Saiba como se preparar para mudar da dieta ovo-lacto-vegetariana para a vegetariana"? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post. Uma dieta que restringe a carne na alimentação (como carne bovina, frango, peixes e frutos do mar) muitas vezes é considerada simplesmente como vegetariana. Mas, na verdade, existem algumas diferenças entre a chamada dieta ovo-lacto-vegetariana e a dieta vegetariana restrita. A dieta ovo-lacto-vegetariana é aquela que, além de vegetais, frutas e cereais, também há presença de ovos e derivados do leite, como iogurtes e queijos. Já as dietas vegetarianas excluem qualquer tipo de alimento de origem animal, ou seja, carnes, laticínios e/ou ovos. Para quem deseja se preparar e mudar da dieta ovo-lacto-vegetariana para a vegetariana, não existem muitos segredos. Com dedicação, é possível fazer a transição de maneira saudável e continuar se alimentando muito bem. Confira nossas dicas:

Comece a transição em apenas uma refeição do dia

A melhor maneira de realizar a transição entre os dois tipos de dietas é começar diminuindo, progressivamente, a quantidade de ovos e laticínios. É possível, por exemplo, retirar o queijo ou requeijão apenas do café da manhã, até que você se acostume e, com o tempo, possa retirá-los de todas as refeições. Uma outra dica é misturar leite vegetal (como o de amêndoas) a frutas ou cereais, assim seu corpo vai se acostumando aos novos gostos e a mudança não será tão radical. Lembre-se que a transição não significa criar uma lista de “alimentos proibidos” e simplesmente retirá-los do cardápio. Mas sim, aos poucos, fazer leves substituições e incluir novas opções na dieta.

Pesquise receitas vegetarianas

O que não falta hoje em dia são receitas inovadoras. Além de aproveitar muitos pratos como o tradicional arroz e feijão, sopas de legumes, tapioca ou massas integrais, várias refeições também podem ser transformadas em versões vegetarianas, que ficam super gostosas. Que tal uma maionese de abacate sem ovos? Confira o modo de preparo. No liquidificador, bata 1 polpa de abacate (médio), 1 suco de limão, 8 colheres (sopa) de água, 1 colher de sal e ervas a gostos. Aos poucos, acrescente também ½ xícara de azeite extra virgem. Depois é só aproveitar para acompanhar lanches e saladas.

Informe-se sobre os benefícios e fique atento aos riscos

Evitar o consumo de laticínios ajuda a prevenir inchaço intestinal, assim como prisão de ventre e refluxo. E não precisa se preocupar quanto a “falta” de cálcio no organismo ao deixar de consumir leite, iogurte e queijos: alimentos como folhas verdes, feijões, tofu, amêndoas e gergelim são excelentes escolhas para substituí-los. Mas, também, é preciso ficar atento a alguns riscos como o uso exagerado de soja. Substituir produtos de origem animal pela soja é recomendável, porém, é preciso prestar atenção à quantidade: seu excesso no corpo pode ser tão prejudicial quanto a ingestão de produtos industrializados. Afinal, você pode acabar privando o organismo de nutrientes presentes em outros tipos de alimentos. Por isso, procure sempre intercalar a soja com outras opções.

Tenha disciplina e organização

O mais importante no processo de transição entre a dieta ovo-lacto-vegetariana para a dieta vegetariana é não se culpar por possíveis “recaídas”. Faça o que estiver ao seu alcance e estabeleça metas possíveis de serem realizadas. Entenda que a disciplina será sua melhor aliada e é tentando, dia após dia, que seu paladar irá se acostumar à nova rotina. Para os que se interessam pela prática do vegetarianismo, o Namu Cursos oferece vários cursos com deliciosas receitas vegetarianas ou veganas, que você pode fazer em casa mesmo, gastando muito pouco. Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos!

Recomendados
Gerais

Como aplicativos com comida vegetariana te ajudam a variar o cardápio

Ao contrário do que se imagina, a comida vegeta...

Gerais

Alimentação vegetariana: 5 receitas práticas

A alimentação vegetariana combina saúde e sabor...