fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Vegetariana » Gerais

Gerais

Vegetarianismo: conheça a história desse estilo de vida

A presidente honorária da Sociedade Vegetariana do Brasil, Marly Winckler, fala sobre a evolução da prática no país e conta sobre o seu início nesse estilo de vida
Da redação
03/08/19

O vegetarianismo é um estilo de vida e uma filosofia que ganha cada vez mais adeptos no mundo todo. E se você está aqui, é porque provavelmente está pensando em fazer a sua transição para uma dieta sem carne ou produtos de origem animal. Acertamos?

Se for isso mesmo, temos uma boa notícia: o vegetarianismo estão está cada vez mais acessível com produtos e receitas adequadas e completas em nutrientes para o organismo. Muito disso se deve à ação de entidades como a SVB: Sociedade Vegetariana Brasileira.

No vídeo abaixo Marly Winckler, presidente honorária da SVB, conta sobre seu início neste estilo de vida e a expansão dele no mundo. Confira:

O crescimento do vegetarianismo no Brasil

O país conhecido pela famosa feijoada, também já está entre os países com grande porcentagem de vegetarianos. Uma pesquisa (2018) do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, Ibope, apontou que cerca de 14% dos brasileiros se declaram vegetarianos. 

Ao todo, é possível afirmar que, aproximadamente, 30 milhões de pessoas sejam vegetarianas.

A pesquisa ainda constatou que 55% dos brasileiros consumiriam mais produtos veganos. Um avanço e tanto. 

“Sempre existiu vegetariano no Brasil. Eles estavam atomizados, espalhados, sem um canal de comunicação e de encontro”, declara Marly Winckler.

De acordo com Marly, a internet contribuiu para o encontro entre os adeptos do vegetarianismo e ajudou a quebrar o monopólio da informação. “Estamos mostrando que somos um contingente importante que não pode ser mais ignorado”, reforça.

História do vegetarianismo no país

A história do vegetarianismo nacional se confunde com a própria história de Marly Winckler. 

vegetarianismo

Marly conta que começou seu estilo de vida vegetariano em 1983, mas conhecia poucos adeptos do vegetarianismo como ela. Em 1992, ela escreveu seu primeiro livro sobre a filosofia e os motivos que levam alguém a se tornar vegetariano.

Anos mais tarde, criou o primeiro site do mundo sobre vegetarianismo em língua portuguesa: o sítio vegetariano. Desde então, Marly não deixou de ser uma referência no vegetarianismo no Brasil e um dos nomes mais relevantes do mundo.   

Vegfest 

A Sociedade Vegetariana Brasileira não está difundindo o vegetarianismo sozinha: ela faz parte de um grupo de sociedades vegetarianas do mundo todo.

Todos os anos, elas se reúnem e formam a Vegfest: uma das feiras vegetariana e veganas mais representativas no mundo. Marly conta que em 2018 a vegfest ocorreu em Nairobi, no Quênia, e se tornou o primeiro evento vegetariano de todo o país.

Entretanto, existem edições regionais. A Vegfest Brasil de 2019 ocorrerá entre os dias 10 e 13 de outubro em Brasília. De acordo com a SVB, estão confirmadas as presenças da influenciadora digital Alana Rox e do médico especializado em nutrologia Eric Slywitch, entre outros convidados ilustres.  

É difícil ser vegano?  

Assim como o vegetarianismo, o veganismo é um dos assuntos mais abordados na atualidade. No entanto, esse estilo de vida ainda sofre com a propagação de muitos mitos. Nesta entrevista, a apresentadora Alana Rox fala sobre o veganismo e como é fácil aderi-lo.

“Comida vegana é o que a terra dá: feijão, arroz, coco, castanha. E isso tudo você transforma em mousse de chocolate, um aipim em requeijão. Tudo pode ser feito com o que você tem, e isso tudo tem em qualquer cidade”, declara a apresentadora.

Alana ainda fala sobre como a internet ajuda a ter mais acesso a informação quando o assunto é alimentação e vida animal. 

“Existe uma pesquisa que quase 50% volta atrás, porque vai no médico desinformado, que vai dizer que você precisa comer. Aí você vai falar: eu tentei. Não tentou! Tentou errado”, acrescenta.

Confira a entrevista completa no vídeo abaixo:

Vegetarianismo e alimentação  

Quando alguém decide abandonar o consumo de carne e se tornar adepto do vegetarianismo normalmente possui a mesma preocupação: será que a saúde continuará a mesma?

Como Alana comentou, esse é um debate polêmico da medicina nutricional. Muitos médicos podem afirmar que a alimentação vegetariana, assim como a vegana, é carente de ferro, proteínas, vitamina B12 e até cálcio, pois há pouco ou nenhum nutriente de origem animal.   

Entretanto, essa não é a opinião do médico nutrólogo Eric Slywitch afirma que é possível substituir carnes e laticínios sem deixar faltar os nutrientes necessários ao organismo e conta quais são os alimentos mais indicados para a troca.

Descubra abaixo as dicas do doutor de como substituir a proteína animal na alimentação vegetariana:

Para saber mais, não deixe de acessar a matéria completa do blog Namu em defesa da dieta vegetariana.

Curso de alimentação vegetariana

Agora você entende mais sobre como o vegetarianismo e o veganismo têm crescido no Brasil e no mundo. Além disso, aproveitou para desmistificar alguns conceitos sobre a dificuldade e obtenção de nutrientes das dietas vegetarianas ou veganas.  

Só falta uma coisa para você fazer a transição e se tornar ainda mais saudável: testar tudo isso a prática! Conheça nosso curso online de cardápio vegetariano com Priscilla Herrera, especialista em alimentação. 


Recomendados
Gerais

Como aplicativos com comida vegetariana te ajudam a variar o cardápio

Ao contrário do que se imagina, a comida vegeta...

Gerais

Alimentação vegetariana: 5 receitas práticas

A alimentação vegetariana combina saúde e sabor...