fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Gerais »

Gerais

Veja 5 erros na alimentação que você não deve cometer

A falta de tempo para organizar o cardápio da semana leva muitas pessoas a consumirem comidas prejudiciais ao organismo
Da redação
24/01/17
Sabemos o quanto é complicado manter uma rotina alimentar saudável com a correria do dia a dia. Mas você já parou para pensar como pequenas mudanças podem fazer grandes diferenças? Talvez, você só precise identificar quais são os erros na alimentação que está cometendo para evitá-los e mudar de vida ainda neste ano. Quer saber quais são? Continue acompanhando este artigo para descobrir 5 erros comuns e como eles influenciam a sua saúde.

1. Priorizar alimentos industrializados

A falta de tempo para organizar o cardápio da semana leva muitas pessoas a consumirem comidas congeladas e processadas. Caso você se enquadre nesse grupo, é melhor mudar a sua rotina alimentar, pois o excesso de sódio presente nos alimentos industrializados é responsável por causar diversos problemas para o nosso corpo, entre eles: obesidade, hipertensão, complicações renais e osteoporose. Para alterar a situação, opte por comidas caseiras, pois elas são mais saudáveis. Use algumas horas do seu final de semana para preparar as refeições e depois congele as porções para comer nos próximos dias. Dessa forma, você reduz o tempo gasto na cozinha e evita o consumo excessivo do sódio.

2. Esquecer as proteínas

Se, por um lado, o sódio é considerado um grande vilão da sua rotina alimentar, por outro, as proteínas são grandes aliadas. Para se ter uma ideia, elas ajudam a saciar a fome. Além disso, têm o poder de manter a memória funcionando em ótimo estado. Portanto, não deixe de consumi-las frequentemente. É possível encontrar as proteínas em frutas, leguminosas, iogurtes e ovos, entre outros alimentos.

3. Não ingerir fibras

A fibra é outra substância que jamais podemos nos esquecer de incluir na dieta, afinal, ela ajuda na digestão e é responsável por prevenir doenças do coração e alguns tipos de câncer. A fibra poderá estar presente na sua rotina alimentar logo pela manhã por meio de frutas e cereais. Ao longo do dia, escolha as frutas como opção para os lanches e abuse dos legumes nas refeições principais. Aqui, não podemos esquecer a importância da água, que potencializa o efeito das fibras.

4. Comer poucas vezes ao dia

Certamente você já ouviu falar o quanto comer de 3 em 3 horas é importante. De fato, essa rotina alimentar ajuda a administrar o peso e evita problemas de digestão. Porém, ela só vai trazer benefícios se você segui-la à risca. Um intervalo muito grande entre as refeições faz com que você exagere no consumo de alimentos. O problema é ainda maior quando esse excesso ocorre durante o jantar. Como você não terá muitas tarefas para executar no fim do dia, gastará pouca energia e, provavelmente, a sua gordura corporal aumentará.

5. Consumir muito sal

Nunca é demais lembrar que o sal pode trazer vários problemas para a saúde: a hipertensão, a perda do paladar, o envelhecimento, entre outros. Quando almoçamos fora de casa, é muito comum temperar as comidas com sal em excesso. Maneirar no sal e apreciar melhor o sabor natural dos alimentos é uma boa pedida. Gostou das nossas dicas sobre os erros na alimentação? Então compartilhe este post nas redes sociais!

Recomendados
Cursos

10 diferenciais dos cursos de alimentação Namu que você precisa conhecer

Você quer fazer escolhas alimentares mais saudá...

Gerais

Pirâmide alimentar ajuda a manter uma alimentação saudável?

Criada em 1999, a pirâmide alimentar funciona c...