fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Meditação » Gerais

Gerais

4 exercícios de meditação para relaxar

O Namu separou alguns exercícios de yoga para meditação que te ajudarão a relaxar e mandar embora toda a tensão acumulada no corpo e na mente
Da redação
13/05/19

A meditação é uma das técnicas mais utilizadas quando o assunto é relaxamento e bem-estar. Oriundo do oriente, esse método procurar harmonizar o corpo em um todo e proporcionar ao praticante mais qualidade de vida, não importando a idade.

Entre as meditações mais conhecidas estão a meditação budista, que tem foco na respiração e na entoação de mantras; a meditação zazen, que visa deixar a mente livre, sem concentração; a meditação hare Krishna, que propaga que todas as coisas devem ser feitas a deus, uma forma de despertar o lado espiritual; a meditação transcendental, que não é vinculada a uma religião, apenas busca a fonte dos pensamentos; a meditação cristã, que foca em Deus e, para isso, repete orações ou textos bíblicos; e a meditação yoga, que trabalha com práticas de controle de pensamento que, automaticamente, se aliam a meditação.

Ao contrário do que muitos pensam, meditação não é só sentar e fechar os olhos, vai muito além. Ao praticar constantemente, sentirá os benefícios da prática, ideais para quem deseja ter um dia a dia longe de tensões e mal-estar. Confira alguns:

- alívio de estresse e ansiedade

- melhora do sono (pode ajudar quem tem insônia)

- aumento de concentração

- aumento da imunidade

- equilíbrio emocional

- autoconhecimento

- melhora da autoestima

- transformação pessoal

Meditação para relaxar

Trabalha fora de casa e tem um dia estressante? Pois a meditação pode te ajudar. O Namu separou alguns exercícios de yoga para meditação que te ajudarão a relaxar e mandar embora toda a tensão acumulada no corpo e na mente. Preparado?

Lembrando que o ideal é separar um local calmo, sem muita interferência externa, e com espaço para realizar a prática. Vista uma roupa confortável, você também vai precisar de um mat (espécie de colchão utilizado no yoga e pilates).

Faça a meditação quando desejar, de manhã ou a noite. Perceba os benefícios e, se desejar, realize a prática todos os dias.

Exercício 1

meditação

Sente em um mat com as pernas cruzadas, pode deixar as pernas bem descontraídas, sem grandes esforços, bem confortável. Feche os olhos e coloque as duas mãos sobre os dois joelhos. Observe o encaixe dos quadris e respire profundamente. Respiração fluída, perceba o seu interior.

Lembre de prestar atenção ao seu tronco, já que ele pode ir para a frente. Costas alinhadas, abdômen deve sustentar a coluna. Permaneça por um tempo. Descontraia o rosto, sorria com os lábios. Sinta o seu estado no momento, a agitação da sua mente. Esse foi só uma introdução a meditação. Você pode permanecer nessa postura o tempo que achar necessário.

Exercício 2

meditação

Para realizar a próxima de yoga para meditação, pegue o seu pé e coloque-o sobre a coxa da outra perna. Pé direito, coxa esquerda. Caso sinta sensibilidade no joelho, você pode segurá-lo com a mão. Alongue um pouco o dorso do seu pé.

Após ficar confortável, leve o seu braço direito atrás das costas e pegue a ponta do seu pé direito. Caso não consiga, envolva a mão direita na cintura. Braço esquerdo no joelho direito. Empurre em torção.

meditação

Enquanto realiza a torção, mantenha os olhos fechados, em estado meditativo. Perceba a sua respiração. Respiração lenta, fluída e completa. Permaneça por um tempo. Retorne devagar para o início. Lembre de nunca voltar com tudo, é preciso ter calma e fazer movimentos suaves. Observe o alongamento que realização no corpo. Troque as pernas e faça tudo outra vez. Acalme o seu ambiente interno. Retorne devagar.

Exercício 3

meditação

Estique as pernas, joelhos estendidos. Afaste um do pé do outro ligeiramente e coloque as suas mãos atrás das costas. As mãos sustentam o corpo. Solte o peso das costas sobre os braços. Solte a cabeça para trás. Respiração lenta e fluída. Permaneça no estado meditativo. Gire os ombros para trás.

Descontraía as pernas, relaxe. Descanse as costas sobre os braços. Mantenha os olhos fechados. Envolva-se cada vez mais com a respiração. Permaneça por algum tempo nessa posição.

Exercício 4

Leve o queixo até o tórax e prepare-se para deitar. Deite com a coluna reta. Vire as palmas das mãos para cima. Pernas abertas, afastadas uma da outra. Permaneça com os olhos fechados. Mergulhe em um estado de descontração.

Permaneça com os olhos fechados, perceba sua respiração. Respiração lenta e fluída. Cada instante torna-se mais profundo. A partir de agora, não se mova. Permaneça com os olhos fechados. Respiração lenta e fluída. Perceba o seu interior.

Leve a consciência para os seus pés e perceba como eles estão se descontraindo, soltando-se. Perceba cada região do seu corpo, calma e profundamente. Coxas, abdômen, coluna, braços, pernas, tórax. Identifique os seus órgãos vitais.

Dê uma atenção especial a região do pescoço, pois é uma área que carrega muita tensão no dia a dia. Essa tensão pode atrapalhar o fluxo sanguíneo, por isso trabalhe essa região. Solte a musculatura do seu queixo, diminua a pressão dos lábios. Descontraía o maxilar, as pálpebras, as narinas. Continue com os olhos fechados, em estado de meditação. Permaneça o tempo que achar necessário.

Faça em casa

Quer aprender mais sobre como relaxar e meditação? O Namu conta com inúmeros cursos de mindfulness em movimento e yoga, prontinhos para serem feitos por quem deseja mais qualidade de vida no dia a dia. Confira!


Recomendados
Gerais

Saulo Fong: benefícios da meditação

Uma explicação clara dos benefícios da meditaçã...

Cristã

Meditação cristã: como surgiu e como praticar

Meditar sobre a vida de Jesus é um fio que liga...

Gerais

Músicas para meditar: Os benefícios da música na meditação

Os sons podem agitar ou relaxar o organismo, tu...

Meditação

Como o mindful eating pode te ajudar a identificar os tipos de fome

Entenda como as práticas do mindful eating pode...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *