fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Gerais »

Gerais

6 dicas para criar uma rotina diária para cuidar da saúde

Ter uma alimentação equilibrada e uma rotina diária de atividades físicas são apenas algumas atitudes positivas para cuidar da saúde. Confira a seguir outras não menos importantes
Da redação
28/07/20
Segundo especialistas, nosso organismo demora cerca de 21 dias até se acostumar com um novo hábito. Depois disso, são precisos mais 3 meses até que esse novo hábito se torne automático para o nosso corpo. Sendo assim, é evidente que estabelecer uma rotina diária para cuidar da saúde não é uma tarefa fácil, já que exige dedicação e esforços para uma adaptação. rotina diária em casa
No entanto, mesmo com a correria do dia a dia, criar uma rotina para cuidar da saúde física e mental é uma atividade extremamente necessária.  Caso contrário, nosso corpo pode sofrer sérias consequências. Quer ter mais energia e disposição no seu dia a dia? Então confira a seguir 6 dicas essenciais.

Como criar uma rotina diária para cuidar da saúde? Confira 6 dicas essenciais

1. Durma bem e sempre no mesmo horário

Em primeiro lugar, é preciso compreender que não dá para falar em rotina diária para cuidar da saúde sem mencionar a importância de ter um sono de qualidade. Afinal de contas, é através do descanso noturno que o nosso corpo se renova e se prepara para o outro dia. Além disso, durante o sono, há a liberação de hormônios importantes para o organismo, como a melatonina, a adrenalina, o TSH e o GH, por exemplo. Portanto, não dormir bem pode acarretar diversas consequências para a saúde, como baixa estatura, irritabilidade, disfunções na tireoide entre outros problemas. Por esses e outros motivos é que se recomenda dormir pelo menos 8 horas por dia. Mas como fazer isso afinal? Fazer a higiene do sono, onde se tenha um horário para deitar e levantar é o primeiro passo. Ademais, não se esqueça de criar um ambiente favorável à chegada do sono, como um quarto escuro, livre de barulhos e interferências externas.

2. Adote uma alimentação saudável

Outra rotina que não pode faltar no seu dia a dia é a de adotar uma alimentação saudável. Até mesmo porque, quem deseja cuidar da saúde deve reduzir ao máximo alimentos industrializados, que são ricos em conservantes, corantes, sódio entre outros aditivos químicos. Vale destacar que tais alimentos não somente contribuem para a obesidade, mas também para o surgimento de doenças como diabetes tipo 2 e hipertensão arterial. Nesses casos, a melhor opção é começar aos poucos, fazendo substituições saudáveis. Ou seja, trocando gradativamente os alimentos industrializados por ingredientes naturais. Caso não saiba como realizar essa transição, um curso online de cardápio vegetariano da entrada à sobremesa pode ser uma boa alternativa. Por meio dele, você aprende a preparar refeições saudáveis e nutritivas, com ingredientes que ofereçam todos os nutrientes necessário para o organismo funcionar corretamente.

3. Pratique atividades físicas regulares

E você também não pode se esquecer de que as atividades físicas são grandes aliadas da boa forma e saúde. Elas combatem doenças cardíacas, obesidade, fortalecem a musculatura e aumentam a capacidade respiratória. Mas não é só isso. Os exercícios físicos também reduzem o estresse e ansiedade, pois liberam no organismo substâncias como serotonina e adrenalina, mais conhecidos hormônios da felicidade. Em outras palavras, isso significa dizer que quando você realiza uma atividade física, não está apenas beneficiando o seu corpo, mas também a sua mente. E a boa notícia é que criar uma rotina diária de atividades físicas nem é tão difícil assim. Você pode escolher uma atividade dos seu interesse e começar com apenas 30 minutos durante três vezes na semana. Musculação, dança e caminhadas estão entre as opções. E, caso não goste de academias, poderá criar uma rotina para cuidar da saúde em casa mesmo. Nesse sentido, aulas online de yoga ou pilates podem ser bem interessantes.

4. Tente viver momentos longe do celular

Muito embora sejam práticos e úteis, o uso prolongado de dispositivos móveis pode trazer consequências sérias para nossa saúde mental. Entre elas, podemos destacar a ansiedade, insônia e até mesmo depressão. Além disso, a procura pelo “story” perfeito pode fazer com que aquele tempo especial com a família e amigos deixe de ser aproveitado com a intensidade que deveria. Portanto, tente torná-lo uma parte menos importante de sua rotina diária, sobretudo quando não estiver trabalhando. Desse modo, em pouco tempo perceberá mudanças positivas em seu modo de ver e viver a vida.

5. Reserve um tempo para você

Algumas pessoas possuem a rotina diária tão corrida que sequer encontram tempo para si mesmas. Contudo, saiba que reservar alguns minutos do seu dia para cuidar da sua saúde física e mental é muito importante. Portanto, sempre que planejar suas atividades diárias, não se esqueça de reservar no mínimo meia hora para apenas fazer aquilo o que gosta. Cuidar da pele, ouvir música, assistir um filme ou ler um bom livro são algumas opções. Certamente esses minutinhos consigo mesmo te ajudarão a relaxar e se desligar do dia estressante. Dessa forma, problemas como ansiedade e depressão se tornam mais simples de serem combatidos. Afinal, o indivíduo passa a ter um maior contato consigo mesmo, com suas emoções, desejos e vontades, o que contribui para afastar sentimentos de incompreensão e não realização.

6. Passe tempo de qualidade com quem você ama

Quando estamos cansados, a nossa tendência é apostar no isolamento para relaxar. Ou dormimos o dia todo, ou simplesmente ligamos a TV enquanto mexemos no celular. No entanto, essa espécie de fuga da realidade não é nem um pouco saudável. Inclusive, ela aumenta as chances de desenvolvermos depressão. Por mais que você esteja cansado, é fundamental que em sua rotina diária existam momentos de lazer com a família e amigos. É durante esses instantes em que nos sentimos mais acolhidos e compreendidos, sentimentos os quais são muito importantes para viver uma vida saudável e feliz. Sendo assim, lute para não ceder ao cansaço e busque estar sempre perto de quem você ama. Gostou das nossas dicas para ter uma rotina diária com muito mais saúde e qualidade de vida? Então continue acompanhando o nosso portal para ter acesso a outros conteúdos como esse e viver de forma plena e feliz.

Recomendados
Gerais

7 dicas para acabar com o sedentarismo no home office

Sem dúvida alguma o home office possui muitas v...

Gerais

Home office: como organizar a rotina de treinos?

Trabalhar em home office tem sido um grande des...