fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Arteterapia » Gerais

Corpo e Mente

A arte de ser feliz

Participar de atividades artísticas ou apenas apreciá-las nos deixa mais satisfeitos com a vida, revela estudo
Portal Namu
27/09/19

Assistir a espetáculos musicais, ir ao museu ou participar de outras atividades artísticas pode nos deixar mais felizes. Estudo (1) que avaliou dados de mais de 50 mil pessoas na Noruega constatou que participar de atividades artísticas ou apreciá-las pode deixar um indivíduo mais satisfeito com a vida, além de diminuir os níveis de ansiedade e depressão.

Os efeitos foram percebidos em ambos os gêneros, porém a pesquisa documentou que os homens se sentem mais satisfeitos quando participam de atividades culturais receptivas, que apenas apreciam a arte, do que quando estão envolvidos com atividades culturais criativas.

Também se verificou que os entrevistados do sexo masculino se consideram mais saudáveis quando praticam exercícios físicos, atividades ao ar livre ou trabalhos voluntários.

Já as mulheres, declararam-se mais satisfeitas quando frequentavam igrejas ou eventos esportivos. Aquelas que se interessavam por esportes também afirmaram se sentir mais saudáveis.

A análise ainda constatou que, para ambos os sexos, quanto maior o número de atividades com as quais as pessoas estavam envolvidas, mais elas se consideravam felizes.

Foto: Bùi Linh Ngân / Flickr: linh.ngan / CC by 2.0

CUYPERS, Koenraad; KROKSTAD, Steinar; HOLMEN, Turid Lingaas; KNUDTSEN, Marguun Skiei; BYGREN, Lars Oloy; HOLMEN, Jostein. Patterns of receptive and creative cultural activities and their association with perceived health, anxiety, depression and satisfaction with life among adults: the HUNT study, Norway. Journal of Epidemiol Community Health. Disponível em: <https://jech.bmj.com/content/early/2011/05/04/jech.2010.113571.abstract> Acesso: 20 de fev de 2014.


Recomendados
Corpo e Mente

Ballet infantil e criativo? Sim, é possível!

Conheça o ballet criativo: um tipo de ballet in...

Corpo e Mente

Tarja Branca e a terapia do brincar

Filme de Cacau Rhoden mostra a brincadeira como...

Corpo e Mente

O inconsciente é musical

Para Wanderley Alves Junior, sons podem ativar ...

Corpo e Mente

Sem pés no chão

Além de trabalhar com força e consciência corpo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *