fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Gerais »

Gerais

6 benefícios da lavanda para tratar o corpo e a alma

Os benefícios da lavanda para corpo e alma não são recentes. Graças ao seu incrível aroma, a planta já era muito utilizada na Idade Média para aromatizar ambientes, lavar roupas, fazer a faxina e impedir que traças atacassem as roupas. Por causa de seus poderes antissépticos, bactericidas e cicatrizantes a lavanda também era usada pelos […]
Equipe Namu
20/04/21
Os benefícios da lavanda para corpo e alma não são recentes. Graças ao seu incrível aroma, a planta já era muito utilizada na Idade Média para aromatizar ambientes, lavar roupas, fazer a faxina e impedir que traças atacassem as roupas. Por causa de seus poderes antissépticos, bactericidas e cicatrizantes a lavanda também era usada pelos romanos para curar feridas entre outras finalidades medicinais.   De origem europeia, seu nome é originário do latim “lavare”, que traduzindo para o bom e velho português significa “lavar”. Por causa dessa associação, a lavanda é muito utilizada em produtos de limpeza e higiene, como sabonetes e desinfetantes. Contudo, além de tratar o corpo, essa plantinha também tem o poder de tratar várias condições psicológicas que afetam a alma e o bem-estar das pessoas. Saiba mais no artigo a seguir.  

Propriedades medicinais da lavanda para corpo e alma

  Em algumas regiões do país ela também atende pelo nome de alfazema, mas pertence mesmo à família Lamiaceae, espécies de arbustos que atingem, em média, 70 centímetros de altura e que florescem uma vez ao ano. De acordo com a Universidade de São Paulo, ela possui várias propriedades medicinais que beneficiam corpo e alma. Confira.  
  • Analgésica;
  • Sedativa;
  • Antiasmática;
  • Cicatrizante;
  • Anti-inflamatória;
  • Repelente;
  • Antimicrobiana;
  • Vermífuga;
  • Antisséptica;
  • Antitranspirante e desodorante; 
  • Cicatrizante,
  • Adstringente;
  • Antidepressiva;
  • Descongestionante; 
  • Relaxante muscular.
  Com base nas propriedades terapêuticas acima, pode-se listar vários benefícios da lavanda para corpo e alma. A seguir, você confere 6 deles:  

1. Boa para a pele

  Na forma de óleo essencial de lavanda, a planta pode ser aplicada sobre a pele para tratar vários problemas, como acnes, dermatites, herpes, micoses, feridas e até queimaduras. Nesse caso, basta pingar 1 gota sobre o local que deseja tratar para ter uma pele saudável, sem manchas e cicatrizes.   Por causa da sua ação repelente, a planta também pode ser utilizada para evitar ou tratar picadas de inseto. Nesse caso, você pode pingar de 3 a 5 gotas do óleo essencial de lavanda em um óleo vegetal de sua preferência, passar sobre a pele ou usar a mistura em um difusor de ambientes.  

2. Ajuda no crescimento saudável dos cabelos

  Graças às suas propriedades anti-inflamatória, antimicrobiana e antisséptica, o óleo essencial de lavanda também proporciona uma limpeza profunda do couro cabeludo. Nesse contexto, ele elimina problemas como a seborreia, caspa e queda dos fios. Isso, por sua vez, proporciona um crescimento mais rápido e saudável dos cabelos.   Para isso, tudo o que você precisa é pingar de 2 a 3 gotas do óleo essencial de lavanda nas mãos e aplicá-los sobre o couro cabeludo, massageando-o sem parar. Aguarde entre 5 e 10 minutos e lave os cabelos como de costume, ou seja, com o xampu e o condicionador de sua preferência.  

3. Alivia sintomas respiratórios

  A lavanda também é rica em Cineol, composto que possui propriedades descongestionantes e anti-inflamatórias. Por isso, os benefícios da lavanda para corpo e alma também incluem aliviar sintomas respiratórios decorrentes de gripe, congestão nasal, bronquite e asma.   Para tal, o mais recomendado é que o óleo essencial de lavanda seja usado na vaporização. Basta pingar de 3 a 5 gotas do óleo em um recipiente com água quente e inalar o vapor.  

4. Reduz o estresse, a ansiedade e a depressão

  A lavanda também é uma grande aliada de quem sofre com distúrbios psicológicos como estresse, ansiedade e depressão. Isso é possível graças ao Linalol, componente químico encontrado na planta em abundância, e que possui ação calmante, ansiolítica e analgésica.   Graças a essas propriedades, é possível combinar os efeitos da lavanda para corpo e alma. Na massagem relaxante, por exemplo, a planta pode ser utilizada na forma de óleos essenciais e/ou vegetais para aliviar a tensão e oferecer bem-estar físico. Ao ser inalado, na aromaterapia, o óleo essencial de lavanda promove o equilíbrio emocional.   Nesse sentido, além de deixar as pessoas mais calmas naturalmente, a lavanda também melhora a qualidade do sono, já que combate o estresse e a ansiedade. Por isso, tem sido a aposta certeira da indústria farmacêutica e de cosméticos na fabricação de medicamentos e de produtos voltados ao relaxamento físico e mental.  

5. Combate o envelhecimento precoce e previne o câncer

  Conforme pontuamos anteriormente, a lavanda possui propriedades antioxidantes. Tais propriedades combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células. Ainda pelo mesmo motivo, a planta também evita a formação e a multiplicação de células cancerígenas.  

6. Melhora os sintomas da TPM e reduz a enxaqueca

  Por fim, mas não menos importante, os benefícios da lavanda para corpo e alma também incluem o alívio de sintomas da tensão pré-menstrual. Por ter propriedades analgésicas e sedativas, a planta reduz as cólicas e enxaquecas. Já graças a sua função antidepressiva, a lavanda regula o humor durante o período menstrual.  

Como usufruir dos benefícios da lavanda para corpo e alma

  Obter todos os benefícios da lavanda para corpo e alma é muito fácil, pois a planta pode ser utilizada de várias maneiras. Ela pode ser utilizada na forma de óleo essencial, vegetal, manteigas corporais, sabonetes, chás e ainda, na culinária, como tempero.   Além disso, a lavanda também pode ser usada na aromaterapia, uma terapia alternativa que se utiliza dos princípios ativos dos óleos essenciais para tratar várias condições físicas e psicológicas por meio de massagens e inalações. Mas, também pode ser usada na massoterapia, prática que reúne várias manobras com a finalidade de promover o alívio de dores musculares, de ansiedade, estresse e várias outras condições psicológicas.   Felizmente, ambas as terapias podem ser aprendidas por meio de aulas online e estão disponíveis na Namu, a maior plataforma de saúde e bem-estar do mercado. Com a orientação de profissionais especializados, você terá mais qualidade de vida de maneira mais segura e natural. Confira!  


Recomendados
Gerais

Estilo de vida com foco na saúde das crianças

Muito é falado sobre o estilo de vida saudável ...

Gerais

Os 8 principais óleos utilizados na aromaterapia

O uso de óleos na aromaterapia não é novidade. ...