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A importância do alongamento para quem está de home office

A Lei Nº 13.467, mais conhecida como reforma trabalhista, regularizou o teletrabalho e tornou possível o sonho de várias pessoas de exercerem suas atividades laborais no conforto dos seus lares. No entanto, passar longas horas sentado diante de um computador pode causar danos psicológicos e físicos, que felizmente podem ser amenizados com o alongamento no […]
Equipe Namu
16/04/21
A Lei Nº 13.467, mais conhecida como reforma trabalhista, regularizou o teletrabalho e tornou possível o sonho de várias pessoas de exercerem suas atividades laborais no conforto dos seus lares. No entanto, passar longas horas sentado diante de um computador pode causar danos psicológicos e físicos, que felizmente podem ser amenizados com o alongamento no home office.   Para quem não sabe, o alongamento nada mais é do que uma série de exercícios que tem como objetivo principal aumentar a flexibilidade muscular, prevenindo uma série de lesões. Muito embora estejam associados à prática de atividades físicas mais intensas, também podem ser aplicados antes, durante ou depois do teletrabalho. Assim, evitam doenças laborais e oferecem mais disposição física e mental para enfrentar os desafios do dia a dia.   Quer saber mais sobre o alongamento no home office e como essa prática pode te oferecer mais qualidade de vida? Então acompanhe o artigo a seguir até o final.  

Alongamento no home office alivia o estresse

  Ao contrário do que se imagina, exercícios de alongamento não oferecem apenas benefícios físicos, mas também psicológicos.    Até mesmo porque assim como acontece com as demais atividades físicas, o alongamento também estimula a produção de serotonina, endorfina e dopamina, hormônios associados aos sentimentos de alívio de dores, euforia e bem-estar nas pessoas.   Por isso, praticar alongamento no home office pode contribuir para que você tenha uma rotina mais tranquila e produtiva. Inclusive, pode diminuir consideravelmente os riscos de você desenvolver a Síndrome de Burnout, uma condição de saúde caracterizada principalmente pelo esgotamento mental.  

Combate doenças ocupacionais

  De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), como doenças ocupacionais entende-se todos os problemas de saúde obtidos no trabalho ou em função dele. Entre os mais comuns estão os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), problemas na coluna e na visão.    Eles são causados pela longa exposição do trabalhador a agentes nocivos. No caso do home office, por exemplo, estão relacionados a atividades repetitivas, má postura e longo tempo de exposição à luminosidade da tela do computador.   O fato é que eles geram afastamentos do trabalho e, em casos mais graves, até mesmo perda da capacidade laborativa. De acordo com a Secretaria da Previdência, só em 2019 foram registrados 193,6 mil afastamentos por causa de acidentes ou doenças de trabalho.   Nesse sentido, o alongamento no home office se traduz como uma prática extremamente benéfica para afastar essas e várias outras condições de saúde decorrentes do trabalho. Afinal, sua prática diária é capaz de:  
  • Melhorar a postura;
  • Aliviar tensões musculares e consequentemente dores no pescoço e nas costas;
  • Reduzir os riscos de tendinite, bursite e lombalgia.
 

Melhora a circulação sanguínea

  Outro benefício do alongamento no home office é que os exercícios da prática ativam a circulação sanguínea. Isso, por sua vez, aumenta o fluxo sanguíneo dos músculos, também prevenindo lesões osteomusculares. Além disso, essa melhor capacidade de irrigação também atinge o cérebro, contribuindo para o raciocínio, capacidade de concentração e relaxamento mental.  

5 exercícios de alongamento no home office

  Conforme você pode perceber, se alongar é uma prática que beneficia tanto o corpo quanto a mente. Por isso, tem sido uma grande aliada de todos aqueles que estão trabalhando de casa.    E a boa notícia é que os exercícios são fáceis de fazer. Tudo o que você precisa é de roupas confortáveis e alguns minutos do seu dia dedicados à atividade. Confira a seguir 5 exercícios para fazer alongamento no home office:

  De pé, com as pernas abertas na largura dos ombros e semi-flexionadas, pressione o cotovelo contra o corpo por 15 segundos. Logo depois, repita o exercício com o outro cotovelo também por 15 segundos.

  Na sequência, estique os braços sobre a cabeça, flexionando o tronco para a esquerda por 15 segundos. Troque o lado, repetindo o exercício pelo mesmo tempo.

    Já esse alongamento no home office previne dores na região do pescoço e dos ombros. Para realizá-lo, você deve puxar a cabeça para baixo com uma das mãos, até sentir uma leve pressão no pescoço. Depois, repita o movimento para o outro lado.  

Este é outro exercício de alongamento super fácil de fazer. Tudo o que você precisa é esticar os braços e entrelaçar as mãos em sentidos opostos, esticando-os o máximo que puder. Repita de duas a três vezes o movimento por 10 segundos cada.  

  Por fim, esse alongamento no home office é ótimo para o alinhamento postural e pode ser feito inclusive sentado. Daí mesmo, da sua cadeira de trabalho, erga os dois braços sobre a cabeça, segurando as pontas dos dedos com uma das mãos. Estique bem a coluna e mantenha o pescoço reto. Repita o movimento de duas a três vezes por 10 segundos.  

Práticas que trabalham o alongamento

  Agora que você já conhece alguns exercícios para fazer alongamento no home office, é hora de saber como e onde aprimorar a prática no dia a dia.   Uma dica bem legal é praticar yoga, pilates e ginástica laboral, por exemplo. Isso porque ambas as atividades possuem exercícios focados em oferecer bem-estar físico e mental. Assim, reúnem várias atividades de alongamento muscular que promovem a flexibilidade, o alinhamento postural e a consciência corporal dos seus praticantes.   E o mais legal disso tudo, é que aproveitando a comodidade do home office, você também não precisa sair de sua casa para praticar nenhuma dessas atividades. Graças às aulas online, você pode cuidar do corpo, da mente e até da rotina alimentar onde estiver.   Nesse caso, tudo o que você precisa é de um ambiente com espaço suficiente para se alongar e um dispositivo conectado à internet. Inclusive, pode ser o próprio computador que você usa para trabalhar! Além disso, precisa também contar com a orientação de profissionais especializados para garantir uma prática segura. Conheça as aulas online da Namu e tenha mais qualidade de vida onde e quando quiser.  


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