fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Gerais »

Gerais

Os cuidados que o homem deve ter com as unhas

Cuidar das unhas é importante, tanto por uma questão de aparência quanto de higiene pessoal. Entretanto, por mais que pareça algo simples, essa tarefa ainda causa algumas dúvidas, principalmente nos homens. Então, para esclarecê-las de uma vez por todas e garantir que você receba elogios por onde passar, a Namu separou algumas dicas de cuidados […]
Equipe Namu
06/04/21
Cuidar das unhas é importante, tanto por uma questão de aparência quanto de higiene pessoal. Entretanto, por mais que pareça algo simples, essa tarefa ainda causa algumas dúvidas, principalmente nos homens. Então, para esclarecê-las de uma vez por todas e garantir que você receba elogios por onde passar, a Namu separou algumas dicas de cuidados com unhas masculinas. Confira a seguir!  

Hidrate as mãos

  O primeiro passo para uma rotina de cuidados com as unhas masculinas é hidratar as mãos e os pés antes de começar todo o processo. Até mesmo porque isso vai amolecer as unhas, de sorte que usar um cortador ou tesourinha vai ficar muito mais fácil.   Para as unhas das mãos, você pode envolvê-las em uma luva plástica com um pouco de creme hidratante e água na parte onde ficam os dedos. Já para as unhas dos pés, o ideal é mergulhá-las em uma bacia apropriada com água morna e sabonete líquido.   Como as unhas masculinas tendem a ser mais duras do que as femininas, é preciso aguardar cerca de 10 minutos de “molho”. Logo após, finalize o processo enxugando-os antes de cortar.  

Corte as unhas

  Um fato curioso sobre as unhas masculinas é que elas crescem mais rápido do que as femininas. Então, é preciso estar atento a essa velocidade de crescimento para mantê-las sempre aparadas. Para isso, você pode contar com um cortador ou uma tesourinha para unhas. Contudo, não corte mais do que deve: o ideal é que a parte branca da unha ainda fique visível.    Outro erro muito comum entre os homens que cuidam de suas unhas em casa é cortar os cantos das unhas. Isso, por sua vez, facilita que as unhas encravem.    Além desse erro, outro hábito deve ser abandonado o quanto antes: o de roer as unhas. Costume anti-higiênico e prejudicial à saúde, roer as unhas as deixa com aparência feia e pode inflamar os dedos. Caso o seu hábito seja motivado por estresse ou ansiedade, algumas aulas online podem te ajudar a aliviar a tensão sem precisar sair de casa.

Lixe as unhas

  Depois de ter cortado as unhas, é normal que elas não tenham alcançado o tamanho ou a aparência desejada. Ou ainda, que tenham ficado ásperas nas pontas. E é justamente aí que entra a lixa de unha.   Geralmente a lixa possui dois lados diferentes, um mais grosso e um mais fino. O lado grosso serve para diminuir o tamanho das unhas, enquanto o lado fino para modelar e deixá-las mais lisas.    Após usar a lixa, é comum um pó branco, proveniente do desgaste das unhas. Como esse pó é repleto de fungos e bactérias, a recomendação é que você lave as mãos após essa etapa. Ah! E sob hipótese alguma empreste a sua lixa para outra pessoa e vice e versa. Tesouras, cortadores, lixas, alicates entre outros objetos são de uso pessoal. E é por isso que nos salões de beleza após serem usados são esterilizados em equipamento específico.  

Cuidado com as unhas masculinas: tirar ou não tirar as cutículas?

  Ao contrário do que se imagina, as cutículas não crescem nas unhas apenas para dar um toque de desleixo e inflamar os cantos dos dedos. Na verdade, serve como uma barreira protetora, que impede a entrada de vírus, fungos, bactérias e produtos químicos em nosso organismo.   Por mais que aqui no Brasil a tradição seja de retirar as cutículas, profissionais da saúde alertam que a cutícula deveria ser tratada e não retirada. No caso das unhas masculinas, isso tende a ser um problema, pois em alguns casos as cutículas são tão grossas que chegam a inflamar os dedos. Então, como resolver?   Após hidratar bem as mãos e os pés, você pode retirar o excesso de cutícula com a ajuda de um alicate específico, tomando muito cuidado para não se cortar. Mas, caso não tenha essa habilidade, pode usar também uma espátula para cutículas e simplesmente empurrá-las.  

Base: pintar ou não pintar?

  Essa é mais uma dúvida relacionada aos cuidados com as unhas masculinas que merece explicação. De fato, as bases ajudam a proteger as unhas, mas se não quiser, não precisa utilizá-las. Basta hidratar bem as mãos, cortar, lixar as unhas e cuidar das cutículas para arrancar alguns elogios por aí.  

Usar base prejudica as unhas masculinas?

  Por mais que o aspecto quebradiço e sem vida das unhas seja associado ao uso frequente de esmalte, isso não é verdade. O que prejudica as unhas masculinas e femininas é o uso de acetona, já que ela desidrata e resseca a estrutura, principalmente as unhas mais frágeis. O ideal é trocar a substância por um removedor de esmaltes, que é mais suave e não contém acetona.   Outro fator que deixa as unhas quebradiças, opacas e sem vida é o uso frequente de teclados de computador. Por isso, quem trabalha na área administrativa, redação ou outras funções que exijam constante digitação, deve manter as unhas sempre bem aparadas.  

Dica bônus para as unhas masculinas: invista em cosméticos naturais

  E para potencializar os cuidados com as unhas masculinas pontuados ao longo deste artigo, você pode investir em cosméticos naturais. Preparados com produtos de origem vegetal, eles hidratam a pele de verdade e oferecem benefícios incríveis para a saúde como um todo.   Caso tenha dificuldades de encontrá-los na cidade onde mora, pode optar por aprender a preparar os seus próprios produtos de higiene e beleza. No curso Cosméticos naturais e veganos da Namu, por exemplo, você aprende a fazer cremes hidratantes, óleos multifuncionais, esfoliantes, sabonetes artesanais e muitos outros, para cuidar de si com o menor impacto ambiental possível.   Gostou? Então acesse a plataforma Namu e conheça essas e outras opções de aulas online de cuidados pessoais que vão levar até você mais saúde e beleza de forma saudável e equilibrada.    


Recomendados
Gerais

Estilo de vida com foco na saúde das crianças

Muito é falado sobre o estilo de vida saudável ...

Gerais

Os 8 principais óleos utilizados na aromaterapia

O uso de óleos na aromaterapia não é novidade. ...