fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Gerais »

Gerais

Praticando saúde em casa: primeiros passos

Ao contrário do que se imagina, cuidar da saúde envolve muito mais do que se exercitar regularmente e cuidar da alimentação. Na verdade, são necessárias uma série de medidas que ao serem colocadas em prática em conjunto, são capazes de beneficiar a saúde física e mental. A seguir, você confere como começar e como seguir […]
Equipe Namu
22/04/21
Ao contrário do que se imagina, cuidar da saúde envolve muito mais do que se exercitar regularmente e cuidar da alimentação. Na verdade, são necessárias uma série de medidas que ao serem colocadas em prática em conjunto, são capazes de beneficiar a saúde física e mental. A seguir, você confere como começar e como seguir praticando saúde em casa. Assim, vai poder transformar os seus hábitos de vida de forma efetiva e ter uma vida muito mais leve e feliz. Acompanhe.  

Pratique exercícios físicos e cuide da alimentação

  Como pontuamos anteriormente, seguir praticando saúde em casa exige muito mais do que isso, é fato. Contudo, não poderíamos deixar de mencionar esses dois aspectos, já que são indispensáveis na construção de bons hábitos e na manutenção da qualidade de vida.   De acordo com o folhetim online da USP (Universidade de São Paulo), o sedentarismo é a principal causa de várias doenças, como obesidade, diabetes e hipertensão. Já de acordo com um estudo publicado no periódico médico The Lancet, a má alimentação mata mais do que cigarro.   Portanto, não tem jeito: para ter longevidade e qualidade de vida é preciso cuidar desses dois aspectos em conjunto. Graças aos avanços tecnológicos, você pode fazer isso sem sair de sua casa, por meio de aulas online. Práticas e acessíveis, você aprende com profissionais especializados vários exercícios físicos e várias receitas de comida saudável para seguir praticando saúde em casa de maneira muito fácil.   E se por acaso você acredita que por serem online essas aulas não têm qualidade, está na hora de desconstruir essa ideia. A bem da verdade, elas possuem a mesma credibilidade do que qualquer aula presencial. Elas são ministradas por educadores físicos ou profissionais da área de nutrição, possuem plano de aulas atualizado e oferecem materiais complementares.   Além disso, também oferecem uma variedade de atividades, que podem ser praticadas onde e quando você quiser:     Já quanto aos exercícios, a variedade inclui:    

Cuide da saúde mental

  Outra dica para ter estímulo para continuar praticando saúde em casa é cuidar da saúde mental.   De acordo com a Secretaria de Saúde do Paraná, ter saúde mental vai muito além da ausência de doenças que comprometam o aspecto psicológico de uma pessoa. Na verdade, trata-se de uma série de emoções e sentimentos, que quando em equilíbrio, permitem lidar com os desafios do dia a dia de forma muito mais leve e natural.   E o mais legal disso tudo é que existem aulas online para cuidar da sua saúde mental também. Elas são muito indicadas para todos aqueles que não se identificam com os estúdios e academias, tão pouco possuem muito tempo para se deslocarem até esses locais.   Assim como no caso dos exercícios fitness, também há uma grande variedade de aulas focadas em equilibrar o corpo e a mente dos seus praticantes por meio de posturas e técnicas de respiração. O yoga, o pilates e a meditação são bons exemplos de atividades que proporcionam bem-estar físico e mental.  

Aprenda a produzir os seus próprios cosméticos

  E não se esqueça de para seguir praticando saúde em casa você deve cuidar também da sua higiene e beleza, só que de forma natural. Aliás, essa é a melhor maneira de nutrir a pele, cuidar dos cabelos e ter uma aparência mais jovem e saudável com efeitos duradouros. E ainda: sem agredir a sua saúde e a natureza.   Mas como fazer isso, afinal? Nesse caso, o primeiro passo é buscar por aulas online que te ensinem a produzir os seus próprios cosméticos. A partir dos ensinamentos de profissionais capacitados, você vai aprender a fazer escolhas mais conscientes para cuidar de si mesmo com o menor impacto ambiental possível.    A partir do momento em que você aprender sobre os ingredientes e como eles agem na sua pele, nunca mais vai querer saber dos industrializados. E além de ganhar autonomia para produzir os seus próprios produtos de higiene e de beleza, também vai poder ter renda extra com eles, comercializando as receitas. Para isso, no entanto, deverá se adequar às regulamentações da ANVISA.  

Tenha uma rotina de autocuidado natural

  Para finalizar, você pode ainda apostar em terapias alternativas que te ajudem a ter uma aparência mais jovem e mais disposição para enfrentar os desafios do dia a dia. Nesse sentido, nada melhor do que as aulas online de massagem terapêutica e relaxante e ginástica facial da Namu.   Nas aulas online de massagem, por exemplo, você aprende uma série de manobras que tanto podem ser aplicadas em você mesmo como em outras pessoas. Elas proporcionam relaxamento, bem-estar, tratam de dores crônicas, melhoram a qualidade do sono e consequentemente o humor. Além disso, estimulam a circulação sanguínea, ajudam a lubrificar as articulações e promovem a flexibilidade dos músculos.    Já por meio das aulas de ginástica facial você aprende a ter uma rotina de beleza que dura para a vida toda. Inegavelmente essa aula é para todos aqueles que desejam continuar praticando saúde em casa sem ter que recorrer a procedimentos estéticos invasivos, caros e que produzem efeitos de no máximo 4 anos.   Durante as aulas, a especialista em cosmetologia Roseli Siqueira vai te ensinar de maneira muito prática e didática as técnicas mais famosas de lifting facial natural. Com esses ensinamentos, você poderá esculpir o contorno do seu rosto e deixar a sua pele mais firme, amenizando rugas e linhas de expressão.   Mas é claro que além dessas sugestões para que você comece e continue praticando saúde em casa, existem muitas outras que certamente vão te empoderar a fazer escolhas mais conscientes para si mesmo e para o meio ambiente. Investir na aromaterapia e no poder dos óleos essenciais é uma dessas muitas possibilidades.   Viu só como seguir praticando saúde em casa não é uma missão impossível? Basta escolher as aulas online adequadas ao seu perfil e objetivo para transformar o seu corpo, mente e rotina alimentar de forma efetiva. Conheça os cursos online de saúde e bem-estar da Namu.    


Recomendados
Gerais

Estilo de vida com foco na saúde das crianças

Muito é falado sobre o estilo de vida saudável ...

Gerais

Os 8 principais óleos utilizados na aromaterapia

O uso de óleos na aromaterapia não é novidade. ...