fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Yoga » Gerais

Gerais

Asana: o que é e como é realizada?

Ela proporciona conforto físico e equilíbrio mental. Saiba o que é asana e como praticá-la a favor da sua saúde
Da redação
05/03/20
Sem tempo para ler o artigo "Asana: o que é e como é realizada?"? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.  

Se você pratica yoga ou tem algum conhecimento sobre essa técnica milenar, certamente já se deparou com o termo asana. Mas, você sabe o que de fato ele significa? Não? Então acompanhe o artigo a seguir e descubra como realizá-lo em favor da sua saúde física e mental.

O que é Asana?

Asana é uma palavra que em sânscrito significa postura confortável. Embora existam milhares de asanas, apenas 84 delas foram formalizadas nas escrituras budistas. Desenvolvidas há milhares de anos pelos iogues indianos, elas possuem a finalidade de oferecer equilíbrio físico, mental e espiritual aos seus praticantes.

o que e asana

De fato, a prática faz uso de alongamentos e diferentes técnicas para fortalecer o corpo. Além disso, a asana também é muito utilizada por quem deseja aumentar sua capacidade de foco e concentração. Inclusive, quando aliada à meditação, ela é capaz de promover bem-estar físico e mental. Portanto, ela é muito útil na resolução de diversos problemas do dia a dia.

De acordo com a história, foi o próprio deus Shiva quem criou as asanas para limpar o indivíduo dos seus vínculos cármicos. Isso porque inicialmente ela era uma prática contemplativa (meditativa). No entanto, hoje em dia a asana está relacionada às posturas do yoga.

Aprenda a fazer a natarajasana, a postura do dançarino clicando aqui.

Classificações

Dentro das posturas de yoga (asana) existem 3 classificações distintas:

  • Posturas meditativas;
  • Posturas culturais;
  • Posições de relaxamento.

Como seus objetivos também são diferentes, vale a pena conhecer e entender cada uma delas.

Posturas Meditativas

Nas posturas meditativas, a posição é estática e a coluna fica totalmente ereta. Dessa forma, não há pressão nenhuma nos órgãos internos, o que facilita a respiração regular. Geralmente, essa postura é mantida durante um longo tempo, enquanto se faz a prática dos “pranayamas”.

Posturas Culturais

Já as asanas culturais também são chamadas de posturas psicofisiológicas. Afinal de contas, elas são voltadas para beneficiar não somente o corpo, mas como também a mente. Inclusive, elas costumam ser realizadas antes das posturas meditativas, com a finalidade de auxiliar o relaxamento dos membros e ajudar na hora da meditação.

Posturas de relaxamento

Enquanto isso, a asana de relaxamento possui o objetivo único e exclusivo de promover o descanso físico e mental. Elas são realizadas com o praticante deitado, de barriga para cima ou de bruços. Desse modo, a respiração fica mais lenta e os sentidos repousam, proporcionando tranquilidade e descanso.

Benefícios da Asana

Vários são os benefícios de praticar asana, que podem inclusive, ser divididos entre físicos e mentais. Veja a seguir os principais:

Físicos

  • Melhora da postura corporal;
  • Fortalecimento intenso dos músculos;
  • Melhora do condicionamento físico;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Purificação dos órgãos internos.

Mentais

  • Melhora da concentração;
  • Maior controle sobre os pensamentos;
  • Alívio do estresse e da ansiedade.

Asana: como praticar

Embora a asana seja uma técnica que emprega posturas simples, é necessário treino para praticá-la. Afinal, trata-se de um conjunto de posições que exigem bastante alongamento, o que pode causar uma lesão muscular.

Por esse motivo, para começar a realizar a asana, a melhor dica é procurar por ajuda de alguém qualificado. Porém, caso você deseje iniciar na prática por conta própria, levar em conta as dicas a seguir será fundamental para realizar um ou mais posturas com total segurança:

Mantenha-se sempre confortável

Certamente a maior proposta da asana é o conforto. Portanto, utilize roupas largas, abra mão dos acessórios (relógios, pulseiras) e não pratique a postura de estômago cheio. Além disso, ao iniciar os exercícios tente perceber se seu corpo está relaxado e sem sentir nenhum incômodo. Se notar que algum músculo está desconfortável, provavelmente a sua postura está incorreta.

Outro ponto que deve ser notado é a respiração. Dentro de todas as posições, ela precisa ser longa e relaxante. E, caso o seu diafragma esteja pressionado, este movimento não será possível. Sendo assim, só permaneça em uma posição quando conseguir respirar demoradamente.

Esforce-se para adquirir consciência corporal

A consciência corporal é um dos maiores benefícios que a asana proporciona. Dessa forma, quando se colocar em uma posição, tente sentir cada um dos seus músculos. Relaxe-os pouco a pouco, até sentir que não há parte alguma do seu corpo em incômodo.

Nesse momento, entenda exatamente onde estão suas mãos, pés, braços, pernas e inclinação da coluna. Caso perceba que está confortável, permaneça na postura por certo tempo, até se habituar a ela. Com isso, nas próximas vezes será bem mais fácil chegar nesse ponto de equilíbrio.

Saia da posição com cuidado

Sair da posição corretamente é tão importante quanto iniciá-la. Afinal, seu corpo estará em um estado de relaxamento extremo, onde movimentos bruscos podem gerar lesões.

Portanto, em um movimento leve, comece a esticar suas pernas e braços. Cabe ressaltar que nos primeiros dias, você pode sentir um pouco de dor ou desconforto nesse ato. Porém, ele é importantíssimo para evitar problemas musculares.

Depois disso, permaneça deitado por três minutos com o corpo completamente ereto e esticado. Enfim, saia da esteira vagarosamente e evite atividades físicas muito pesadas durante as próximas horas.

Contraindicações

Por ser a asana um conjunto de posições confortáveis, são poucas as suas contraindicações. No entanto, a prática deve ser evitada pelos grupos de pessoas a seguir:

  • Mulheres grávidas em um estágio avançado da gestação;
  • Pessoas acometidas por úlceras ou hérnias;
  • Pessoas com problemas na coluna.

Se você deseja alcançar o equilíbrio físico e mental, vai adorar conhecer os cursos de yoga do NAMU. Online, em vídeo e ministrado por professores experientes, eles foram criados especialmente para todos aqueles que desejam iniciar na prática ou então, aprimorar seus conhecimentos.

Quanto às aulas, elas são de fácil aprendizado, para que você consiga praticar os exercícios no conforto do seu lar. Já com relação aos objetivos, os cursos são divididos em yoga para gestante, Kundalini Yoga, Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Ashtanga e Iyengar.

Dessa forma, vai ficar bem mais fácil manter o corpo e a mente em dia. E aí, pronto para iniciar um novo ciclo em sua vida? Então conheça os cursos online do NAMU e tenha uma vida mais feliz e saudável!


Recomendados
Yoga

5 passos para começar a praticar yoga com segurança em casa

Que o yoga é um exercício que oferece inúmeros ...

Gerais

Yoga para quem nunca praticou

Se você deseja dar os primeiros passos no yoga,...