fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Gerais »

Gerais

Autoestima baixa? 10 dicas para melhorar

Saiba o que é autoestima baixa, como ela interfere em sua vida e confira 10 dicas para melhorar a sua
Da redação
09/09/20
A autoestima baixa prejudica o seu bem-estar físico e emocional. Veja a seguir quais são as suas causas, como identificar e 10 maneiras infalíveis para se livrar dela de uma vez por todas.

O que é a autoestima?

  A princípio, a autoestima é um termo que não é tão difícil assim de ser compreendido. Trata-se, na verdade, de um sentimento relacionado à forma com que você se percebe no mundo, ou seja, como você se aceita e até em que ponto confia em si mesmo. Ela envolve as emoções e crenças de cada ser humano e pode atuar de maneira positiva ou negativa. Pessoas com autoestima alta, por exemplo, tendem a lidar melhor com as situações estressantes do dia a dia. No entanto, pessoas com autoestima baixa costumam ver tudo sobre ângulos negativos. É como se uma grande lente de aumento fosse colocada sobre tudo o que dá errado, como se nada tivesse mais jeito. Esse sentimento negativo impede o crescimento da pessoa no trabalho, atrapalha os estudos e prejudica a convivência com outras pessoas. Além disso, é precursor de doenças físicas e psicológica como depressão, ansiedade, obesidade e doenças cardíacas.

O que causa a autoestima baixa?

  Vários motivos podem desencadear a baixa autoestima em uma pessoa. Entretanto, algumas causas se mostram bem comuns entre todos aqueles que sofrem do mal, a saber:
  • Críticas severas na infância;
  • Traumas como abuso sexual, violência física e/ ou emocional;
  • Abandono;
  • Rejeição.
 

Como identificar a autoestima baixa?

  Já quanto aos sinais, os mais conhecidos são:
  • Falta de confiança em si mesmo e nas decisões que toma;
  • Sempre culpar os outros pelos seus próprios erros;
  • Falta de planos, objetivos e metas de vida;
  • Viver se comparando aos outros;
  • Preocupação exagerada com as opiniões alheias;
  • Sentimentos de incapacidade, inveja e inferioridade;
  • Timidez e medo de ser rejeitado;
  • Se sentir inferior às outras pessoas, entre outros.
 

Autoestima baixa? Confira 10 dicas infalíveis para melhorar a sua

  Caso você tenha identificado em si algum dos sintomas acima, não se preocupe. Confira a seguir várias dicas efetivas para se livrar desse mal de uma vez por todas!  

1. Pense positivo

  Pode não parecer, mas a mente possui um poder incrível. Dessa forma, pensar em coisas boas logo ao acordar vai influenciar seu humor e consequentemente mudar sua autoestima. Assim, você já começa bem o seu dia!  

2. Confie mais em si mesmo

  Confie mais nas decisões que toma, seja em casa ou no trabalho. Contudo, entenda que errar é normal e você não deve se culpar por isso. Esteja certo de ter dado o máximo de si mesmo em todas as situações e viva em paz. como aumentar a autoestima  

3. Conheça seus limites

  Ademais, não seja o super herói de sua família, parentes, amigos e nem mesmo dos colegas de trabalho. Felizmente, ninguém consegue dar conta de tudo sozinho. Portanto, compreenda seus limites e comece a delegar responsabilidades para cada um. Assim, você não fica sobrecarregado e nem fica com autoestima baixa por não estar dando conta de tudo. Abraçar o mundo só faz minar suas energias.  

4. Seja gentil

  Você sabia que ser educado com outras pessoas também melhora sua autoestima, principalmente se for com quem não é tão gentil com você e com os demais? Pois é. Embora conviver em sociedade seja um grande desafio, ser mais positivo e agradável com as pessoas a sua volta afeta positivamente a forma com que você se enxerga.  

5. Ande em boas companhias

  Contudo, não confunda. Ser agradável e prezar pelo bom convívio não quer dizer trazer para a sua vida pessoas negativas. Elas só servem para te deixar com autoestima baixa, causando emoções negativas. Portanto, saiba dosar os limites em suas relações com familiares e amigos.  

6. Se sentir inseguro é normal!

  Além das dicas citadas anteriormente, saiba que é normal se sentir perdido e inseguro às vezes. Afinal de contas, dúvidas e incertezas fazem parte da vida humana. Então, não se sinta mal porque todo mundo parece saber para onde está indo e você não. A bem da verdade, talvez eles até se sintam assim em alguns momentos, apenas não demonstram.  

7. Não se compare

  Além disso, nunca se compare a outras pessoas, pois isso também te deixa com autoestima baixa. Entenda que ninguém é igual a ninguém e que somos seres únicos. Portanto, se esforce para atingir os seus objetivos pessoais e profissionais sem comparar a sua vida com a de outra pessoa, mesmo que essa pessoa seja um amigo próximo ou até mesmo um familiar.  

8. Você não é o que os outros pensam sobre você

  Infelizmente, nem todo mundo cresce em um ambiente amável e acolhedor. Sendo assim, muitas vezes temos que lidar com familiares que insistem em dizer palavras terríveis, que desanimam e fazem mal. Mas, tenha em mente que você não é o que seus familiares pensam ao seu respeito. A compreensão de si mesmo certamente irá levá-lo a essa conclusão. Nesse sentido, práticas como yoga e meditação se mostram bem eficazes no alcance do autoconhecimento. .

9. Cuide dos seus hábitos alimentares

  E se de fato você quiser se livrar da sua autoestima baixa, saiba que também é preciso alimentar-se adequadamente. Até mesmo porque uma dieta equilibrada é responsável oferecer ao seu organismo todos os nutrientes necessários ao seu bom funcionamento, como vitaminas, proteínas e minerais. Alguns alimentos, inclusive, diminuem os níveis de cortisol no organismo, reduzindo o estresse e melhoram a qualidade do sono. Entre esses alimentos podemos destacar ovos, frango, oleaginosas, soja, leite e seus derivados. Eles são ricos em triptofano, substância que induz a produção da serotonina, mais conhecida como hormônio do prazer e do bem-estar.  

10. Faça atividades físicas

  Por fim, temos as atividades físicas. De acordo com um estudo realizado em 2016, elas têm relação direta com a autoestima. Isso porque os exercícios físicos melhoram as suas funções metabólicas e consequentemente mantém o seu peso ideal. E isso, é claro, muda a sua imagem corporal e o torna muito mais confiante. Certamente isso o manterá muito mais motivado a cuidar de si mesmo, o que vai aumentar consideravelmente a sua autoestima. Portanto, escolha uma atividade que combine com seu perfil e mexa-se! Como você pode perceber, para se livrar da autoestima baixa é necessário a adoção de uma série de medidas. Entretanto, isso pode ficar mais fácil com o aplicativo Namu. Isso porque ele reúne em um único lugar várias soluções para o corpo e para a mente, que certamente irão transformar a percepção que você tem de si mesmo. Graças a isso, com apenas alguns cliques na tela do seu celular você tem acesso a aulas online de yoga, meditação, pilates, exercícios físicos e alimentação saudável. Gostou? Então clique aqui e saiba mais sobre o app que vai transformar a sua vida para muito melhor!

Recomendados
Gerais

7 dicas para acabar com o sedentarismo no home office

Sem dúvida alguma o home office possui muitas v...

Gerais

Home office: como organizar a rotina de treinos?

Trabalhar em home office tem sido um grande des...