fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Yoga » Gerais

Gerais

Benefícios do yoga para pressão alta

Você sabia que existe yoga para pressão alta? A modalidade ajuda manter a pressão arterial controlada e ainda favorece o bem-estar físico e mental dos alunos.
Da redação
09/11/18

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

Você sabia que existe yoga para pressão alta? A modalidade ajuda manter a pressão arterial controlada e ainda favorece o bem-estar físico e mental dos alunos. A prática regular dos exercícios, associada a uma alimentação saudável, contribui para manter a saúde em dia. Para aprender mais sobre o assunto, preparamos este post. Aqui você confere os benefícios e os tipos de Yoga que ajudam no controle da pressão arterial.

Benefícios do Yoga para pressão alta

A prática do yoga é um dos métodos naturais mais eficientes para controlar a pressão arterial. Com a combinação de posturas, respiração e meditação é possível ter uma boa saúde. Isso se deve pelos exercícios eliminarem os níveis de estresse. O esgotamento físico e mental pode aumentar a pressão e como consequência, o surgimento de doenças. Veja mais vantagens da prática.

Reduz o colesterol

O nível alto de colesterol no sangue é um fator de risco para as doenças do coração. Ao fazer as posturas com a orientação adequada, as taxas de colesterol bom, o HDL aumentam, o que ajuda também a manter a pressão sanguínea estável.

Controla a glicose

Com a elevação da glicose no sangue, a pressão arterial também aumenta. Além de uma dieta balanceada, alguns minutos de prática de yoga diminuem a taxa de açúcar. A meditação também é uma grande aliada para controlar a ansiedade e o desejo por doces.

Diminui o risco de doença cardíaca

Ao inserir a yoga em sua rotina, você terá redução do risco de derrames e ataques cardíacos. O legal é que mesmo os que já têm alguma doença preexistente ou os idosos podem realizar esse tipo de atividade física.

Tipos de Yoga para pressão alta

Apesar de existirem diversas modalidades de yoga, algumas são mais indicadas para auxiliar no controle da pressão arterial. Além disso, o recomendado é praticar de três a quatro vezes por semana, e para usufruir de todos os benefícios, o ideal é que cada aula dure cerca de 30 a 60 minutos.

Hatha yoga com abordagem Iyengar

Com base em uma série de posições simples, as posturas são feitas por um período maior. Durante as aulas é permitido o uso de travesseiros para ajudar o aluno iniciante, caso não tenha flexibilidade.

Kundalini yoga

Nessa modalidade há uma junção de exercícios de respiração e posturas que também incluem meditação, mantras e relaxamento guiado. Tudo com o objetivo de purificar o corpo, mente e espírito.

Sivananda yoga

Além dos exercícios de respiração, adota uma série de posturas diferentes que avançam de uma para outra. Quem for praticar essa modalidade já deve possuir flexibilidade corporal.

Viniyoga

O Viniyoga é mais recomendado para os pacientes que estão se recuperando da hipertensão e para os idosos. Nas aulas, as posturas apresentadas são suaves e leves, com o foco na cura. Por fim, lembre-se sempre de que, seja qual for o tipo de yoga para pressão alta que você decidir fazer, fale primeiro com o seu médico. Dessa maneira, ele poderá dizer se você está apto para realizar a prática, e se sim, sua saúde será beneficiada com ganho de qualidade e terá mais disposição para seus afazeres. Agora que você aprendeu sobre a importância da prática do Yoga para combater doenças, entre em contato conosco e adquira os nossos cursos. Queremos ajudar você a ter uma vida mais saudável, no conforto de sua casa, por meio de aulas online. Aproveite!

Recomendados
Yoga

5 passos para começar a praticar yoga com segurança em casa

Que o yoga é um exercício que oferece inúmeros ...

Gerais

Yoga para quem nunca praticou

Se você deseja dar os primeiros passos no yoga,...