fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Yoga » Gerais

Gerais

Conheça os benefícios do yoga na adolescência

Você sabia que o yoga pode ajudar em todas as idades, inclusive, durante a adolescência? Clique e confira os benefícios do Yoga na adolescência.
Da redação
21/07/19

As pessoas quase sempre associam a prática de exercícios na adolescência a esportes como futebol, vôlei ou handebol. No entanto, os benefícios do Yoga são inúmeros em todas as etapas da vida, inclusive na adolescência.

Você sabia que o Yoga na adolescência pode ser muito mais benéfico que as outras modalidades? Pois é. Segundo estudo publicado Journal of Developmental e Pediatria Comportamental, o Yoga além dos benefícios físicos, pode reduzir problemas de humor e ansiedade

Benefícios do yoga: como a prática pode influenciar:

O seu dia a dia 

A prática regular do Yoga traz tranquilidade física e mental, melhora a autoestima e autoimagem. Ou seja, você aprende a desenvolver o pensamento positivo e também pratica a inteligência emocional, controlando assim a ansiedade. 

E mais: a prática desenvolve a consciência corporal, fortalece os músculos, melhora a coordenação motora e até mesmo a criatividade. 

A sua autoimagem

A época da escola pode ser uma fase cruel e os adolescentes podem, muitas vezes, estar lutando com problemas de imagem corporal, pressão de colegas e bullying. 

O Yoga ajuda a criar um ambiente de aceitação e segurança, enraizado no princípio do não-julgamento. Ou seja, a prática ajuda o adolescente a se sentir mais conectado e consciente do seu corpo, aceitando a sua imagem de uma forma mais saudável. 

A sua vida escolar

Por trabalhar foco e concentração, o Yoga pode dar uma força extra na hora dos estudos. Outro ponto positivo da prática e que faz muita diferença, principalmente na hora de estudar para as provas, é a memória e o aumento do pensamento lógico. 

O Yoga ainda ajuda a reduzir a impulsividade, aumentar a paciência e melhorar a capacidade de regular a atenção.

Os benefícios do Yoga combinados os do mindfulness podem ajudar os adolescentes a entenderem seus desafios futuros, ajudando-os a se tornarem conscientes sobre todo o tipo de pensamentos, sensações e emoções que venham sentir. 

Quer saber mais sobre mindfulness? Além de outros artigos em nosso blog que detalham mais sobre o tema, você pode fazer o nosso curso online Mindfulness: meditação em movimento e aprender na prática como aplica-lo no dia a dia. 

quais os benefícios do yoga

A sua saúde

Que o Yoga aumenta a força física, além de melhorar a flexibilidade e agilidade, isso quase todo mundo sabe. O que muitos desconhecem é que algumas técnicas do Yoga podem, inclusive, contribuir para o funcionamento do sistema imunológico e digestório.

Para quem passa horas a fio olhando para a tela do celular, temos boas novas! As posturas do Yoga realizadas durante as aulas ajudam a desenvolver o hábito da boa postura. 

Benefícios do Yoga na adolescência

  • Melhora o humor;
  • Aumenta a concentração;
  • Acalma a mente e o corpo;
  • Aumenta a força física, agilidade e flexibilidade;
  • Estimula o domínio da linguagem e expressão;
  • Controla melhor a ansiedade;
  • Desenvolve o pensamento positivo;
  • Melhora a respiração;
  • Ajuda a enfrentar as dificuldades da adolescência;
  • Melhora a saúde emocional;
  • Ajuda a lidar com situações de pressão e estresse contínuo;
  • Estimula a autoconfiança e autoaceitação.

Agora que você já conhece todos os pontos positivos do Yoga, chegou a hora de colocá-los em prática. Listamos abaixo três posturas para você testar a técnica e comprovar seus benefícios. 

Postura da montanha (Tadasana)

Fique em pé, com pernas e pés unidos - dedões dos pés se tocando, e braços relaxados ao lado do corpo, mantenha suas costas e cabeça o mais retas possível. Olhe  para a frente e concentre-se na sua respiração. 

Ajuda a desenvolver equilíbrio e estabilidade, além de alinhar a postura e acalmar a mente.

Tempo de permanência: 1 minuto

Postura da árvore (Vrksasana)

Comece em pé, transfira seu peso para o pé direito, dobre o joelho esquerdo e apoie o respectivo pé na parte interna da coxa direita. Com quadril, coluna e pescoço alinhados, levante os braços e una suas mãos acima da cabeça. Em seguida, faça o mesmo movimento com a outra perna.

Não conseguiu manter o equilíbrio? Sem problemas! Para começar a treinar a estabilidade, pode-se iniciar a postura da árvore apoiando levemente a ponta pé esquerdo no chão, com o calcanhar apoiado no lado de dentro da canela direita. Depois é só ir subindo o pé aos poucos, conforme seu equilíbrio for melhorando. 

Fortalece os membros interiores, alonga a parte interna das coxas e ainda melhora o  equilíbrio e concentração.

Postura de peixe (Matsyasana)

Diferente de todas as outras posições apresentadas anteriormente, a Matsyasana é uma postura de Yoga invertida, na qual o praticante puxe seu corpo com a ajuda dos cotovelos, apoiando os antebraços no chão e inclinando-se sobre eles, de forma que eles se mantenham  paralelos um ao outro. Eleve o tórax arqueando suas costas e deixe sua cabeça descansar apoiada no chão. Respire profundamente enquanto executa o exercício.

Favorece a respiração e alonga as costas e pescoço. 

Não tinha ideia de todos os benefícios que o Yoga pode proporcionar a sua saúde e bem-estar na sua faixa-etária? 

O Namu tem diversos cursos de Yoga online desenvolvidos pelos nossos professores a fim de ensinar diversas técnicas para você praticar em casa ou ao ar livre, quando e quantas vezes quiser. 

Voltado tanto para iniciantes quanto para quem já pratica yoga, aqui você aprende de forma lúdica diversas técnicas e posições, sempre com dicas de nossos instrutores. Conheça nosso site e confira!


Recomendados
Yoga

5 passos para começar a praticar yoga com segurança em casa

Que o yoga é um exercício que oferece inúmeros ...

Gerais

Yoga para quem nunca praticou

Se você deseja dar os primeiros passos no yoga,...