fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Fitness » Gerais

Fitness

Como a ginástica laboral aumenta o engajamento dos colaboradores

A ginástica laboral é voltada justamente para o ambiente de trabalho, por isso tantas empresas se interessam pelo assunto. Porém, não estamos falando apenas de saúde e bem-estar individual, pois esse é um tema para gestores que buscam o bem de toda a equipe.   Um colaborador saudável é mais produtivo e eficiente. Isso, por […]
Equipe Namu
22/02/21
A ginástica laboral é voltada justamente para o ambiente de trabalho, por isso tantas empresas se interessam pelo assunto. Porém, não estamos falando apenas de saúde e bem-estar individual, pois esse é um tema para gestores que buscam o bem de toda a equipe.   Um colaborador saudável é mais produtivo e eficiente. Isso, por sua vez, representa um diferencial competitivo para a sua empresa, pois retém os melhores talentos. Acompanhe o artigo a seguir e entenda como a ginástica laboral pode beneficiar os seus negócios.

O que é a ginástica laboral?

Para quem nunca teve contato com a ginástica laboral, ela é uma série de exercícios que ajudam a prevenir doenças ocupacionais. Ou seja, previne doenças que são causadas devido às atividades de trabalho, sejam físicas ou psicológicas.   No Brasil, as principais doenças ocupacionais são as seguintes:  
  • Lesão por Esforço Repetitivo;
  • Asma Ocupacional;
  • Dermatose ocupacional;
  • Surdez;
  • Antracose Pulmonar;
  • Distúrbios Osteomusculares.
  Além disso, a Síndrome de Burnout também liga o alerta nos últimos anos para a exaustão causada pelo trabalho. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país do mundo onde mais se sofre de ansiedade, o que também se relaciona com a Síndrome de Burnout.   Dessa forma, a ginástica laboral tem como foco os colaboradores das empresas para estimular pequenas práticas de exercícios físicos por um tempo reduzido, como 15 minutos. Essas práticas ajudam a prevenir várias doenças e melhorar o bem-estar na rotina.

Benefícios

De forma geral, a ginástica laboral é um convite para os colaboradores cuidarem mais de si. Além da oportunidade de se integrarem mais e prevenirem doenças ocupacionais, é uma questão de qualidade de vida.   Os exercícios auxiliam a diminuir o estresse e a tensão da rotina de trabalho. Eles diminuem também os índices de afastamentos das atividades profissionais. Essa ainda é outra medida para aumentar a felicidade dos colaboradores.   Um ambiente que oferece o cuidado com o bem-estar e a saúde do profissional é sempre mais atrativo. Esse fator ajuda inclusive a aumentar a competitividade da empresa na busca de formar a melhor equipe.

Ginástica laboral e produtividade

Entre as principais vantagens da ginástica laboral para além da questão da saúde, está o aumento da produtividade. Isso se relaciona também com a felicidade e satisfação de pertencer à empresa, conforme você leu acima.   Segundo um estudo da Universidade de Bristol, no Reino Unido, praticar alguma atividade física tem impacto positivo direto na produtividade. Entre 200 pessoas analisadas, aqueles que se exercitaram tiveram 41% de motivação a mais para trabalhar e 25% terminou o seu trabalho antes do previsto.   A ginástica laboral não foca em práticas intensas e dura poucos minutos. Apesar disso, ela aproxima mais colegas de trabalho que por vezes passam um dia inteiro sem contato. Isso acontece pois é praticada em grupo.   Além disso, há um momento de preparação, onde se trabalha o equilíbrio e a flexibilidade. Depois, os exercícios focam na correção da postura, o que é ótimo para equipes que passam muito tempo sentadas, diminuindo dores lombares.   Com menos dores, mais integração entre os colegas e estimulando os hormônios associados à felicidade, os colaboradores produzem mais. Essa lógica já é praticada em empresas modernas e alinhadas à nova realidade do mercado.

Como promover a ginástica laboral na empresa?

Um dos desafios para os gestores é como iniciar a ginástica laboral entre os seus colaboradores. O primeiro passo, porém, é justamente mostrar a eles os benefícios de aderir à ginástica laboral, e não simplesmente forçar uma dinâmica em grupo.   Quanto mais informação eles tiverem, mais poderão entender que você está promovendo algo para a saúde da equipe. Depois, precisa encontrar uma forma de oferecer os exercícios, não é verdade?   Atualmente, tecnologias como o super app Namu facilitam bastante essa tarefa. Através do aplicativo você pode oferecer os exercícios aos seus colaboradores e até mesmo montar um cronograma para o mês.   Além disso, o super app Namu possui também outras funcionalidades que ajudam a estimular o cuidado com a saúde. Os seus colaboradores podem aprender mais sobre alimentação saudável e práticas de relaxamento mental, por exemplo.   Uma delas é o mindfulness, que é muito praticada em grupo nas empresas. A prática estimula o autoconhecimento e ajuda os colaboradores a lidarem com as emoções e com os desafios do dia a dia. De forma semelhante, há também o yoga, que combate o estresse, a ansiedade, melhora o foco e a concentração. E o mais interessante é que a equipe toda pode participar.

Como praticar ginástica laboral no trabalho?

Uma das vantagens do super app Namu é que ele foi elaborado em parceria com os melhores profissionais do mercado e combina as melhores funcionalidades para bem atender aos seus colaboradores. Tudo o que você precisa é de um celular conectado à internet e de um espaço para convidar a equipe a praticar.   Mudar os móveis de lugar e abrir um espaço para a equipe se movimentar pode ser a solução que faltava para criar até mesmo uma integração entre os times. Certamente isso vai manter os colaboradores mais motivados e engajados com os objetivos da empresa.

Cuide da sua equipe!

Se você é gestor, compreenda que cuidar bem da sua equipe de trabalho não significa somente aumentar o salário ou o vale-refeição. Na verdade, hoje em dia é preciso pensar em todo o bem-estar do colaborador e em como as atividades laborais afetam a vida dele.   Por isso, a ginástica laboral não é um “bônus” no trabalho, mas parte importante do desenvolvimento da empresa. Afinal de contas, pessoas felizes e saudáveis produzem mais, criando empresas sólidas e saudáveis também. Ofereça mais qualidade de vida aos seus funcionários com o super app Namu e vença a concorrência ao reter os melhores talentos.

Recomendados
Gerais

Guia para quem busca definir abdômen em casa

Se a busca pelo corpo ideal faz parte da sua ro...

Gerais

Descubra os exercícios que te ajudam a melhorar a resistência física

A prática de atividades físicas é essencial par...