fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Gerais » Massoterapia

Gerais

Como escolher um curso de massoterapia?

Segundo a Associação Brasileira de Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o setor de beleza e cuidados cresce cerca de 10,4% anualmente. Em meio a isso, um curso de massoterapia é uma nova oportunidade de carreira.   Esse conjunto de técnicas de massagem promove o relaxamento, alívio de dores e uma série de outros […]
Equipe Namu
26/02/21
Segundo a Associação Brasileira de Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o setor de beleza e cuidados cresce cerca de 10,4% anualmente. Em meio a isso, um curso de massoterapia é uma nova oportunidade de carreira.   Esse conjunto de técnicas de massagem promove o relaxamento, alívio de dores e uma série de outros benefícios. Por isso, atuar como massoterapeuta é uma forma de unir horizontes profissionais e o cuidado com o próximo.   Contudo, é claro que a formação precisa ser qualidade, não é verdade? Confira tudo neste artigo antes de se preparar para a carreira!

O que é a massoterapia?

  A massoterapia é um conjunto de manobras de massagem corporal direcionadas para o cuidado humano. Ela pode ter funções diversas, como o relaxamento, alívio de dores, recuperação da musculatura, diminuição do inchaço e a redução de gordura localizada.    Dessa forma, a massoterapia também é uma grande aliada para tratamentos psíquicos, médicos e para a recuperação de procedimentos cirúrgicos. Ao promover o relaxamento, ela atua também no bem-estar emocional e mental de cada pessoa.   Por isso, podemos dizer que a massoterapia não é apenas uma massagem, mas um cuidado com a saúde e o bem-estar. E graças a essa ideia, ela ganha cada vez mais adeptos.

Benefícios

O principal objetivo da massoterapia é trabalhar aspectos físicos para promover o bem-estar geral do organismo. As manobras utilizadas na técnica podem ter benefícios terapêuticos ou estéticos.   A prática é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma área complementar para os tratamentos médicos. Portanto, os profissionais que trabalham na área podem atuar inclusive junto a clínicas e hospitais, por exemplo.   Na massoterapia terapêutica são muitos benefícios que ajudam a comprovar a importância da técnica:   
  • Maior relaxamento físico e mental;
  • Alívio de dores;
  • Aceleração da cicatrização pós-cirúrgica;
  • Ativação do metabolismo e circulação sanguínea;
  • Recuperação muscular.
  Já na questão estética, as técnicas de massoterapia atuam na redução de inchaço, gordura localizada, eliminação de toxinas e melhora na textura da pele. Sendo assim, há espaço também para trabalhar em centros de beleza.

O que se aprende em um curso de massoterapia?

Para ser um massoterapeuta é necessário ter conhecimentos além das técnicas de massagem. Em um curso de massoterapia o profissional precisa estudar a anatomia do corpo humano, estética, manobras terapêuticas e outros conteúdos.   Ainda, é fundamental aprender a preparar o ambiente, conhecendo os materiais necessários e a postura profissional adequada para atuar no ramo. Há também várias técnicas para se aprender em um curso de massoterapia:  

Dicas para escolher o melhor curso de massoterapia

Na hora de escolher um curso de massoterapia, é importante focar nos diferenciais que ele possui. Ele é acessível a todo o tipo de público? Tem um bom custo-benefício? Ensina técnicas atuais? Oferece certificado de conclusão? É ministrado por profissionais especializados? É online ou presencial?   Sem dúvida essas questões fazem toda a diferença na hora de encontrar o melhor curso. A boa notícia é que esses e outros benefícios fazem parte do curso de Massoterapia e Massagem Relaxante, do Namu. Em primeiro lugar, para se tornar um aluno você não precisa comprovar escolaridade, pois o curso é livre.   Além dessa questão de diferença entre curso técnico e livre, no Namu as aulas são online, o que representa mais economia de tempo e dinheiro para você. Além disso, você pode aprender no seu próprio ritmo, podendo inclusive, assistir às aulas sempre que quiser. E isso ajuda a aprimorar os conhecimentos quando há dúvidas, não é verdade?   E como se já não bastassem os atrativos listados anteriormente, na Namu todas as aulas online são ministradas por profissionais altamente capacitados em suas áreas de atuação, com o curso de massoterapia, essa realidade não seria diferente.   A especialista Liliane Ribeiro é um bom exemplo do que estamos falando. Além de ser especialista na área, ela vai além do conteúdo técnico, compartilhando também dicas para a carreira durante as aulas.   Portanto, esse tipo de curso traz um custo-benefício muito atrativo. Basicamente, você termina as aulas com um novo pensamento para o futuro da sua carreira.    Não se esqueça de pensar ao longo do curso qual área mais atrai você. Alguns preferem ir para o ramo da estética, enquanto que outros focam em um público-alvo como atletas ou idosos. São muitas possibilidades que devem ser levadas em conta!

Cursos de massoterapia online

Um curso de massoterapia online é uma ótima alternativa para quem não tem acesso a uma formação presencial. Apesar do crescimento da área, hoje em dia as formações mais completas ainda não chegaram a muitas cidades no país.   Com as aulas online é possível conhecer passo a passo as técnicas de massagem. É claro que nem todos os cursos são de qualidade, assim como no caso de aulas presenciais. A garantia está nas dicas que já citamos acima: pesquisar e avaliar o conteúdo e o professor.   O fato de serem acessíveis também é uma vantagem interessante em cursos de massoterapia online. O conteúdo do Namu não exige conhecimento prévio, por isso qualquer pessoa que pensa em mudar de carreira pode começar.   Hoje, um massoterapeuta tem um teto salarial de R$ 2.800. Contudo, esse valor é relativo e você pode faturar mais ao abrir o seu próprio negócio, por exemplo, quem trabalha em clínicas especializadas nas capitais do país também pode receber mais.

Invista na sua carreira

Antes de começar qualquer carreira, é claro que você precisa se especializar, por mais que já tenha algum conhecimento prático, a teoria e o ensinamento de profissionais da área fazem a diferença, no caso de um curso de massoterapia, você só tem a ganhar!   Aproveite para conhecer um pouco mais do curso de Massoterapia e Massagem Relaxante do Namu, além de ler mais sobre saúde e bem-estar em nosso portal. Se tiver dúvidas, não deixe de entrar em contato!

Recomendados
Gerais

Como funciona um aplicativo de meditação?

Quer relaxar a mente e o corpo em qualquer hora...

Gerais

Como funciona a meditação guiada?

Você já tentou meditar, mas teve dificuldades p...