fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Meditação » Gerais

Gerais

Como meditar em uma rotina agitada?

A meditação pode ajudar as pessoas que sofrem com níveis altos de estresse e ansiedade. A pergunta é: como meditar corretamente?
Da redação
24/01/19

A vida nas grandes cidades é corrida, caótica. Trânsito, multidão, fila, falta de tempo, tudo isso em um só dia. Não bastasse os contratempos na rua, há quem ainda sofra com as cobranças no trabalho. A pressão do chefe, o desentendimento com os colegas, parece que tudo contribui para que se sinta exausto, sem forças. E um dos métodos que pode ajudar a aliviar tudo isso é a meditação. A pergunta agora é: como meditar em uma rotina agitada?

Meditação é muito mais do que sentar e fechar os olhos. É esvaziar a mente e buscar a sabedoria interior. É buscar o autoconhecimento, é olhar para o próprio eu. E diferente do que muitos pensam, não é preciso ficar com a mente vazia sempre que meditar. Isso é um processo.

Pensamentos atrapalham?

Os pensamentos fazem parte do ser humano. É extremamente normal uma pessoa pensar enquanto anda, cozinha ou conversa. Até mesmo na hora de dormir é comum pensar. Por isso, não se frustre quando começar a praticar meditação e sua mente estiver a mil.

Concentrar os pensamentos em um único ponto é um caminho a percorrer. Focar no momento, no presente, nem sempre é tão fácil quanto parece. Com algum tempo de prática verá como o seu estado evoluirá gradativamente.

Meditação mindfulness

A meditação mindfulness é um dos métodos que mais tem crescido no ocidente. Ele é indicado para quem tem uma rotina agitada e não sabe o quem deseja manter o equilíbrio entre o corpo e a mente.

Também conhecido como atenção plena, o mindfulness trabalha o cérebro e faz com que o participante entenda como o órgão funciona em conjunto com o restante do corpo. Os movimentos realizados proporcionam grande bem-estar e ajudam a diminuir os níveis de estresse e ansiedade. Uma verdadeira meditação em movimento.

como meditar

Como meditar

Como já foi visto, meditar é uma boa alternativa para quem está cansado da rotina agitada. Ao realizar a prática todos os dias, nem que seja por 30 minutos, sentirá todos os benefícios que a atividade pode proporcionar.

Primeiro você deve escolher um local adequado, de preferência sem muito ruído ou interferência externa. Se estiver em casa, opte pelo seu quarto, ou por aquele espaço vazio que ninguém utiliza.

Você pode adequar o espaço do jeito que mais gostar. Coloque algumas almofadas, acenda um incenso, entoe um mantra.

Se estiver no trabalho e quiser meditar na hora do almoço, uma opção é ir para um local mais reservado, onde se sinta mais à vontade.

Esqueça aquela imagem que meditação é só sentado no chão e com as pernas cruzadas. É possível meditar de várias maneiras, inclusive em pé e andando. A escolha é sua. Lembre-se que a coluna deve estar reta, você também deve evitar ficar encostado na parede.

Respiração

De nada vale seguir esses passos se não respirar corretamente. A boa respiração ajuda a relaxar, a energizar o corpo e a manter o equilíbrio em um todo.

Os pranayamas, também conhecidos como técnicas de respiração, ajudam a manter o fluxo de energia e a ter um melhor desempenho na meditação.

Gostou das dicas? Que tal mandar todo o estresse da rotina agitada embora? No curso da professora Tamara Russell Mindfulness: meditação em movimento você aprende movimento que garantem mais saúde para o corpo e para a mente.


Recomendados
Mindfulness

Cantar mantras: benefícios para o cérebro e o bem-estar

Você já ouviu falar em mantras? A prática milen...

Meditação

Como praticar a gratidão e ser mais feliz

  Viver no mundo atual exige muitos desafi...