fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Meditação » Gerais

Gerais

Conheça 6 tipos de meditação e escolha o melhor para você

Se quer alcançar a quietude da mente, veja, no post de hoje, alguns caminhos que pode seguir
Da redação
31/07/17

Sem tempo para ler o artigo "Conheça 6 tipos de meditação e escolha o melhor para você"? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

A busca por mais saúde e bem-estar cresce a cada dia, e uma das formas de atingir a tão sonhada qualidade de vida é por meio da meditação. O que poucas pessoas sabem é que existem diversos tipos da prática, o que torna possível encontrar um estilo que esteja mais de acordo com o seu perfil. Se você está nesse time e quer alcançar a quietude da mente, veja, no post de hoje, alguns caminhos que pode seguir. Vamos lá?

1. Meditação budista

É bem provável que o primeiro contato de muitas pessoas com a meditação venha do budismo, pois a religião foi a responsável por introduzir o assunto de modo mais contundente. Entre os tipos de meditação existentes, esse tem um foco no controle da respiração e repetição de mantras — que são palavras ou frases mais curtas. Tudo isso com o objetivo de trazer o praticante para o foco na vida presente, desligando-se dos desejos humanos. A prática é inspirada em Buda e visa transformar as mentes negativas em positivas, explorando sentimentos como amor, paz e compaixão.

2. Meditação zazen

Essa é outra forte vertente da meditação. Ela surgiu do budismo de tradição chinesa e defende o não-pensamento, ou seja, a mente deve ficar livre e não se concentrar. Para isso, todos os praticantes se reúnem em uma sala silenciosa e escolhem um lugar para se acomodar (é bem normal que se sentem em almofadas conhecidas como zafu). Essa é uma maneira de desacelerar e controlar o estresse, tudo isso por meio do controle da respiração.

3. Meditação hare krishna

Quem é adepto do hinduísmo pode experimentar a vertente do hare krishna. Nesse tipo de meditação, as pessoas se reúnem para meditar em conjunto, normalmente, pela manhã. É nesse momento que entoam o Mahamantra (“Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare”), que entoa os vários nomes de Krishna — um famoso deus hindu. Há quem entoe 1.728 vezes. Esse tipo de meditação dissemina a ideia que todas as coisas devem ser feitas e dedicadas a deus. Não é uma meditação em si, mas uma forma de despertar o nível espiritual e adormecer o ego material. Interessante, não é? meditação

4. Meditação transcendental

Esse tipo de meditação é desvinculado de qualquer prática religiosa ou doutrina — o que acaba atraindo muitas pessoas. A ideia é buscar, na mente, um estado mínimo de excitação, uma medida que acalma o corpo, alivia o estresse e promove a reflexão. O principal intento é chegar à fonte dos pensamentos, o que ajuda muito. Para isso, cada pessoa recebe um mantra individual. Esse mecanismo, assim como outros tipos de meditação, altera o organismo e a mente, trazendo ótimos resultados.

5. Meditação yoga

yoga tem práticas de controle de pensamentos que podem se aliar muito à prática da meditação, potencializando os resultados. Pense que você já prepara o corpo, a postura e, assim, consegue chegar ao estado de equilíbrio com mais facilidade. Além disso, não podemos esquecer que existem muitos exercícios respiratórios que ajudam a equilibrar as emoções e a energia, uma técnica muito importante para quem quer ter bons resultados quando medita.

6. Meditação cristã

Para fechar, não poderíamos deixar de falar dessa meditação que reúne milhões de adeptos. Ela também tem suas particularidades, já que a ideia é focar em Deus ou, ainda, na repetição de determinada oração ou texto bíblico. O objetivo é garantir um relacionamento mais próximo com Deus. Outro ponto importante é, também, garantir as revelações do Espírito Santo, que traz sabedoria e orientação para a vida. Depois de conhecer esses 6 tipos de meditação, escolha qual é o tipo que mais te agrada e siga em frente. Você vai se surpreender com os resultados. Gostou do post? Aproveite para ajudar outras pessoas com esse tipo de conhecimento e compartilhe a postagem nas suas redes sociais. Quem sabe você não monta um grupo de meditação com seus amigos? Também não deixe de conhecer nosso curso Hatha vinyasa yoga e a meditação em movimento. Boa sorte e até a próxima!

Recomendados
Mindfulness

Cantar mantras: benefícios para o cérebro e o bem-estar

Você já ouviu falar em mantras? A prática milen...

Meditação

Como praticar a gratidão e ser mais feliz

  Viver no mundo atual exige muitos desafi...