fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Meditação » Mindfulness

Meditação

Estafa: entenda os seus sintomas e veja como prevenir

De maneira simplificada, a estafa pode ser identificada como uma intensa fadiga mental, que é decorrente do excesso de tarefas cotidianas
Da redação
26/07/18
Sem tempo para ler o artigo "Estafa: entenda os seus sintomas e veja como prevenir"? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post. A estafa é uma doença difícil de ser identificada. Muitas vezes, ela é confundida com aspectos pessoais negativos, como a má vontade ou a falta de motivação. Em outros casos, ela é relacionada com a depressão ou com outras doenças físicas e emocionais. As pessoas afetadas por essa condição médica podem ter o seu desempenho profissional (ou acadêmico) comprometido. Isso modifica consideravelmente a qualidade de vida do indivíduo que sofre desse mal. Abaixo, nós falaremos como você pode identificar os principais sintomas da doença e como ela pode ser prevenida com algumas ações simples, mas muito importantes. Pronto para saber mais a respeito? Continue a sua leitura até o final. estafa

Os principais sintomas da estafa

De maneira simplificada, a estafa pode ser identificada como uma intensa fadiga mental. Essa fadiga é decorrente do excesso de responsabilidade e de tarefas cotidianas. Por consequência, essa sobrecarga causa um grande desgaste metabólico que afeta o sistema nervoso central, o que acaba resultando na doença. Além da intensa fadiga mental, é comum o indivíduo sentir falta de prazer nas atividades que mais gosta, além de outros sintomas de ordem psicoemocional. Insônia, irritabilidade, desânimo, tristeza, angústia, falha na memória e até mesmo dores no corpo podem fazer parte do quadro. Normalmente a doença é desencadeada pela rotina de uma pessoa que não está conseguindo lidar com suas aflições e problemas cotidianos. Note que a estafa é diferente do estresse. O estresse é uma resposta comum e natural a estímulos diversos. Quando acumulado, ele pode resultar no cansaço e em outros sintomas semelhantes. Entretanto, a estafa trata-se de um agravamento de uma situação estressante contínua em que a pessoa não consegue tomar uma ação para solucionar seus maiores problemas. Em outras palavras: o cansaço físico e mental causado pela estafa é crônico a ponto de fazer com que o afetado só sinta vontade de descansar o tempo todo.

O equilíbrio entre mente e corpo como prevenção

A prevenção da estafa consiste justamente no desenvolvimento de uma rotina saudável e positiva. A adição de exercícios físicos e de uma alimentação funcional são um bom começo. Na verdade, quase sempre eles são a maior parte da solução. A redução da ansiedade e o alívio da tensão por meio das atividades físicas (como a yoga e o pilates, por exemplo) são capazes de colocar o indivíduo em um quadro positivo e gerar mais disposição. A meditação é outra atividade que pode ser incluída para aumentar o bem-estar daqueles que se sentem atingidos pela estafa. A busca pelo relaxamento diário e a adição de períodos de lazer também são outras importantes ferramentas contra esse mal que pode afetar pessoas de todas as idades. Inclusive, é preciso analisar atentamente o excesso de tarefas para saber como organizar a rotina. No geral, a busca por um estilo de vida mais saudável é a chave para fugir do estresse e de outros males que afligem a sociedade moderna, que aparenta sempre estar em busca da próxima atividade profissional. Saber como definir os limites entre a vida pessoal e a profissional também é uma importante chave para alcançar uma saúde impecável e evitar a estafa.

Mindfulness como opção

E para quem realmente está em busca de uma vida mais saudável e longe da estafa, encontra no mindfulness uma boa opção. A prática meditativa, também conhecida como atenção plena, trabalha o corpo e a mente. Entre os benefícios do mindfulness destacam-se: alívio de estresse e ansiedade, melhora da concentração, melhora do convívio social, aumento do equilíbrio emocional, desenvolvimento da consciência corporal, autoconhecimento, melhora da autoestima, boa noite de sono, ou seja, só coisas boas. O método pode ser realizado em qualquer local. Parque, campo, praia, trabalho, escola, faculdade, tanto faz. Você só precisa se atentar ao barulho, é importante manter um nível de ruído para que a prática possa ser bem feita.

Faça em casa

Gostou do conteúdo? Leia o nosso post sobre como eliminar o cansaço e ter mais energia. Conheça também nossos cursos online de yoga e mindfulness. Neles você aprende o passo a passo para uma prática fluída e cheia de benefícios. Sabe o melhor? Você nem precisa sair de casa, as aulas podem ser feitas quando e onde quiser. Não perca mais tempo!

Recomendados
Mindfulness

Cantar mantras: benefícios para o cérebro e o bem-estar

Você já ouviu falar em mantras? A prática milen...

Meditação

Como praticar a gratidão e ser mais feliz

  Viver no mundo atual exige muitos desafi...