fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Fitness » Gerais

Fitness

6 dicas para criar uma rotina de atividade física

Quer alcançar mais saúde e qualidade de vida? Então confira 6 dicas essenciais para criar uma rotina de atividade física e sair do sedentarismo
Da redação
04/04/20
Se você deseja abandonar o sedentarismo de uma vez por todas, criar uma rotina de atividade física pode ser fundamental para não parar no meio do caminho. Portanto, tome nota das dicas a seguir e viva com mais disposição e saúde! tipos de atividade física

Por que praticar atividade física?

Inegavelmente praticar atividade física oferece inúmeros benefícios à saúde. Entre os principais, podemos destacar o emagrecimento, o fortalecimento muscular e o aumento da flexibilidade. Porém, os exercícios físicos também proporcionam outras vantagens aos seus praticantes, como por exemplo:
  • Prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Combate ao diabetes;
  • Redução da pressão arterial;
  • Tratamento e prevenção de doenças reumáticas como artrite, artrose e osteoporose;
  • Melhoria da qualidade do sono;
  • Alinhamento postural;
  • Redução do estresse;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Combate à depressão;
  • Promove a consciência corporal.

6 dicas para criar uma rotina de atividade física

Para obter os benefícios listados acima, é importante que os exercícios físicos sejam praticados com regularidade, cerca de três vezes na semana. Portanto, se criar essa rotina é a sua grande dificuldade, veja a seguir as nossas dicas para tornar a atividade física um hábito prazeroso.

1. Comece com uma avaliação médica

Antes de iniciar qualquer atividade física procure orientação médica. Isso porque somente um profissional de saúde poderá recomendar o exercício adequado às suas condições físicas e metabólicas. Algumas pessoas, por exemplo, não podem realizar atividades de alto impacto, por conta de problemas na coluna ou joelhos. Já outras, precisam acelerar o metabolismo praticando corrida, treino HIIT entre outras atividades cujo a queima calórica seja o principal objetivo. Enquanto isso, outras pessoas veem no Pilates um grande aliado para o alinhamento postural.

2. Dentre as opções recomendadas pelo médico, escolha uma que você mais goste

A princípio, não se deve começar uma rotina de exercícios físicos com várias atividades. Isso porque é preciso tempo para que se possa criar condicionamento físico. Além disso, ao tentar abandonar o sedentarismo com duas ou várias atividades físicas você corre o risco de sofrer lesões musculares. Resultado? Provavelmente você vai desanimar! Seguindo as recomendações médicas, escolha uma atividade física do seu agrado e pratique-a pelo menos três vezes na semana. Você vai ver que com o passar do tempo, você estará tão acostumado com o exercício que incluir novas atividades em sua rotina não será um desafio.

3. Reserve um horário fixo para praticar a atividade

Outra dica muito bacana para quem está entrando no mundo fitness é estabelecer um horário fixo para realizar as atividades. Fazendo isso, você não corre o risco de faltar tanto e ainda condiciona o corpo a sentir a necessidade de movimentar-se naquele horário.

4. Combine a sua rotina de atividade física com uma alimentação saudável

Para obter os resultados desejados com a atividade física, é preciso pensar na saúde como um todo. Portanto, combinar a sua nova rotina de exercícios com uma dieta equilibrada é uma atitude que pode contribuir positivamente para te oferecer mais qualidade de vida. Inclusive, existem dietas específicas para o tipo de atividade física praticada. Quem pratica exercícios físicos para hipertrofia muscular, por exemplo, deve consumir boa quantidade de proteínas e carboidratos. Já quem está buscando a redução de medidas através de atividades aeróbicas, deve ingerir alimentos mais leves, como legumes e verduras. Para ambos os casos, consultar um nutricionista pode ser uma ótima ideia.

5. Estabeleça metas possíveis

Se o seu objetivo é perder peso, anote em bloco de papel ou crie uma nota no celular quantos quilos deseja perder em um mês. Porém, seja razoável, ou seja, não estabeleça metas que não poderá cumprir. Ao invés dos 10 kg off almejados (cuja perda é muito difícil), que tal diminuir para três? Assim, você consegue atingir os seus objetivos com mais facilidade, o que serve de estímulo para continuar se exercitando.

6. Durma bem

Por fim, dormir pelo menos oito horas por dia também pode te ajudar a alcançar bons resultados com a atividade física escolhida. Afinal, é durante o sono que há a liberação do hormônio do crescimento, que auxilia na regeneração celular e no crescimento dos músculos.

Pratique atividade física sem sair de casa com o Namu

Agora que você já aprendeu a criar uma rotina de atividade física, que tal conhecer algumas atividades que podem ser praticadas em casa sem nenhuma dificuldade? No Namu você encontra vários cursos online fitness, que te ajudarão a manter o corpo e a mente saudáveis no conforto do seu lar. Seja o seu objetivo perder peso, ganhar força muscular ou definir o abdômen, no NAMU você encontra várias atividades para sair do sofá e garantir mais saúde e disposição física para o seu dia a dia. Gostou? Então clique aqui e conheça todos os cursos do Namu.

Recomendados
Fitness

Home Office: 6 exercícios para alongar durante o expediente

Aplicativo fitness oferece exercícios de alonga...

Meditação

5 exercícios para relaxar no home office

O super aplicativo app Namu possui mais de 240 ...