fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Fitness » Gerais

Fitness

6 dicas para não desistir de treinar em casa

Se você deseja ter uma vida fitness, treinar em casa por meio de aulas online pode ser uma boa escolha. Sob a orientação de profissionais especializados você pode cuidar da saúde sem gastar muito e adequar a sua rotina aos treinos. E com a ajuda de um aplicativo de celular, ainda pode se exercitar onde […]
Equipe Namu
20/02/21
Se você deseja ter uma vida fitness, treinar em casa por meio de aulas online pode ser uma boa escolha. Sob a orientação de profissionais especializados você pode cuidar da saúde sem gastar muito e adequar a sua rotina aos treinos. E com a ajuda de um aplicativo de celular, ainda pode se exercitar onde estiver e quando quiser. No entanto, estar tão perto do sofá e da cama pode te levar a desistir dos treinos em casa com facilidade. Sabendo disso, listamos a seguir algumas dicas para te manter motivado a alcançar seus objetivos do conforto do seu lar. Acompanhe.

Mantenha-se motivado para treinar em casa

Sem dúvida um dos principais motivos que levam as pessoas a iniciar atividades físicas é a aparência do próprio corpo. Ou seja, perder aqueles quilinhos indesejáveis que tanto incomodam ou então, ganhar massa muscular.  Se esse é o seu caso, entenda que os resultados dos exercícios não são imediatos. E isso, é claro, pode te deixar desmotivado e fazer com que você abandone a sua rotina de exercícios físicos. Para evitar esse risco, uma dica bem bacana é estabelecer mini metas para o seu dia a dia.  Se o seu objetivo é emagrecer, por exemplo, ao invés de definir uma meta de 10kg, fracione-a em metas menores, como de 1kg ou 2kg por semana. Desse modo, você vai obter pequenas conquistas ao longo do processo, o que vai te dar mais ânimo e motivação. 

Tenha a sua saúde como principal foco

Como citamos anteriormente, boa parte das pessoas começa a treinar em casa motivada pela aparência física. Afinal, todos nós queremos estar com a autoestima em dia e gostar daquilo que vemos no espelho.  Porém, é preciso sempre ter em mente que praticar exercícios físicos vai muito além de ajudar a emagrecer e a ganhar massa muscular. Manter o corpo ativo também evita doenças cardiovasculares, diabetes e melhora a capacidade respiratória. Além disso, aumenta a flexibilidade, a coordenação motora, afasta sentimentos negativos e melhora a disposição para enfrentar os desafios do dia a dia. Sendo assim, sempre que pensar em desistir dos treinos, lembre-se que estará abrindo mão da sua qualidade de vida. Treinando apenas 30 minutos diariamente, os exercícios físicos se tornarão um hábito prazeroso.

Realize os treinos como faria na academia 

  Quando você frequenta uma academia, existe toda uma preparação para chegar até ela, não é mesmo? Você coloca roupas de ginástica, um bom tênis no pé, recarrega a garrafinha d’água e cria aquela playlist especial para malhar…  Quando o assunto é treinar em casa, o ritual deve ser o mesmo. Isso porque ele ajuda o seu cérebro a entender que esse é o momento de malhar, portanto, a preguiça deve ser mandada para longe.  Além disso, essa também é uma ótima maneira de se motivar. Ao se ver no espelho com a sua roupa de treino e aparência de quem está prestes a fazer exercícios, fica mais fácil concluir o planejamento e abandonar a vontade de deitar na cama e ficar nas redes sociais

Separe um local específico para treinar em casa

E nem pense fazer abdominais ou prancha deitado na sua cama ou no sofá, viu? Para treinar em casa e obter os resultados desejados você precisa acima de tudo ter disciplina. Portanto, trate de separar  um local adequado para o exercício físico escolhido. Além disso, não se esqueça de adquirir um bom colchonete ou um tapete de yoga. Para fazer aulas online de treino funcional, por exemplo, reserve um ambiente amplo, bem iluminado e bem arejado. Já para praticar yoga em casa, a iluminação deve ser mais confortável, para promover o relaxamento.

Coloque a sua saúde mental em primeiro lugar

De acordo com um estudo publicado no Body Image, as redes sociais têm aumentado consideravelmente a insatisfação do público feminino com o próprio corpo. Segundo o periódico, apenas 5 minutos olhando o perfil de outras pessoas é tempo suficiente para fazer com que a mulherada se compare a elas, mudando, inclusive, a percepção que possuem sobre a própria aparência. No entanto, como citamos anteriormente, o motivo principal para você treinar em casa deve ser a sua saúde, tanto física quanto mental. Sendo assim, deixe as comparações de lado e evite pressionar a si mesmo. O mais importante de tudo é respeitar o tempo do seu próprio corpo e focar em cuidar de si mesmo.  E para te ajudar a adquirir esse autoconhecimento, nada melhor do que treinar em casa e praticar meditação em conjunto. Unindo essas duas atividades, certamente você terá mais foco e mais equilíbrio físico e mental. E graças à tecnologia, você pode obter esses benefícios em um só lugar, por um excelente custo-benefício. Basta baixar um aplicativo de celular que reúna conteúdos para corpo, mente e alimentação.

Varie a sua rotina de exercícios

Outra atitude que faz com que muitas pessoas desistam de treinar em casa é apostar sempre nos mesmos exercícios, como abdominais, flexões, polichinelos e alongamentos. Eles podem até parecer bem legais num primeiro momento, mas com o tempo tendem a ficar cansativos e desmotivastes.  Então que tal ir além e baixar um aplicativo que ofereça mais de 240 aulas de atividades físicas? Com ele, você pode ter acesso a vários exercícios fitness, aulas de yoga, de ginástica laboral, de pilates, de yoga entre muitas outras opções com apenas alguns cliques na tela do seu celular. Além de economizar tempo e dinheiro, você cuida da sua saúde sem sair de casa e tem uma mudança de hábitos efetiva. Gostou? Então conheça o super app Namu, o aplicativo de saúde e bem-estar mais completo do mercado.

Recomendados
Fitness

Home Office: 6 exercícios para alongar durante o expediente

Aplicativo fitness oferece exercícios de alonga...

Meditação

5 exercícios para relaxar no home office

O super aplicativo app Namu possui mais de 240 ...