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Fitness

Dicas para se preparar para um trekking

Práticas como yoga e musculação são ótimas alternativas para fortalecer os músculos das costas e das pernas e equilibrar o corpo e a mente
Da redação
17/12/18

Buzinas de um lado, conversas do outro, trânsito de horas e trabalhos acumulados. Esse é um cenário comum para quem vive em grandes cidades, como São Paulo. A tensão chega a ser tanta que muitas pessoas acabam por atingir altos níveis de estresse e, no pior dos casos, doenças ligadas ao sistema nervoso e emocional.

E uma das alternativas que encontram para se desintoxicar do dia a dia e estar em paz consigo mesmo é a prática de esportes. O trekking, por exemplo, é uma boa opção para se afastar do caos da metrópole, acalmar a mente e estar em contato com a natureza. Mas, afinal, o que é trekking?

Aventura na natureza

Trekking é um dos esportes que mais cresce na atualidade. Realizada por pessoas de todos os tipos e idades, a prática é uma modalidade de caminhada que pode ser feita em montanhas e trilhas. Inclusive, o trekking pode durar entre um ou mais dias, depende da programação que a pessoa seguir.

O primeiro a se fazer é pesquisar com antecedência o trajeto que realizará. Nada de se aventurar sozinho, despreparado e sem o mínimo de informações possíveis sobre o local. O planejamento é muito importante para que tudo saia do melhor jeito. Verifique o tempo para aqueles dias e não se esqueça de se informar sobre as melhores roupas para aquela viagem.

Meias, botas, calças, mochila, boné, óculos, lanterna,cantil, agasalhos, comida, tudo isso deve fazer parte do seu planejamento. Opte por alimentos nutritivos, que saciem e que durem por alguns dias. Carboidratos devem estar entre a grande parte das substâncias encontradas nos alimentos, já que fornecem energia e ajudam a prevenir a fadiga muscular (prefira os integrais). Barrinhas de cereais, frutas secas e frescas, sementes, oleaginosas e, claro, água também devem estar na lista.

Pré-trekking

Muitos se perguntam o que podem fazer antes de partir para um trekking. A resposta é que não adianta preparar os acessórios se o seu corpo e mente não estiverem em equilíbrio. É claro que a viagem contribuirá para esse estado, mas é preciso ter o mínimo de consciência do que irá fazer.

A respiração também é uma importante aliada para esse tipo de esporte. Respirar calmamente ajuda a ter mais concentração e a aliviar o nervosismo, essencial para a caminhada. Práticas como o yoga podem ser de grande ajuda nessa situação. Quem realiza o método com frequência sentirá mais facilidade para manter a mente controlada, a boa respiração e ganhará mais autoconhecimento. Confira mais alguns benefícios do yoga para os amantes de trekking:

- fortalecimento dos músculos

- aumento da consciência corporal

- equilíbrio da mente

A musculação também é essencial para o fortalecimento dos músculos. Costas, joelhos, pernas, todos devem estar fortes e saudáveis para as longas caminhadas. Você não precisa estar 24 horas por dia dentro de uma academia,mas é indicado realizar esses exercícios por, pelo menos, duas vezes por semana.

O mais legal é que não é preciso ir a um local específico para realizar musculação. Se você tem algum aparelho em casa, já é possível planejar um treinamento seguindo as dicas de cursos online, como o Treino de musculação onde estiver.

Agora que já sabe um pouco mais sobre trekking, que tal conhecer alguns cursos de yoga e musculação para se aventurar sem preocupação? Não perca mais tempo!


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