fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Fitness » Gerais

Fitness

Treinar em casa: 8 dicas para iniciantes

Confira a seguir dicas infalíveis para treinar em casa sem nenhuma complicação
Da redação
12/08/20
Inegavelmente treinar em casa é um hábito que se torna cada vez mais parte da rotina dos brasileiros. Afinal, é importante entender que nem todos se sentem bem na academia, não é mesmo? Ou, ainda, que preferem complementar com algumas atividades em casa. Mas, como iniciar uma rotina de exercícios físicos em casa? A bem da verdade, há muitas formas de fazer isso e certamente você vai perceber que se exercitar em casa não é tão complicado quanto parece. Você quer saber como cuidar mais do corpo e da mente no conforto do seu lar? Então confira o nosso artigo de hoje.

Benefícios de treinar em casa

Além de maior conforto e privacidade, realizar atividades físicas em casa permite a flexibilidade de horários, com a prática no momento mais oportuno para a rotina de cada um. Por isso, você pode se adaptar muito mais fácil, alternando inclusive o horário da prática durante a semana. Praticar exercícios em casa também é uma alternativa mais acessível do ponto de vista financeiro. Até mesmo porque as aulas presenciais exigem um investimento mais elevado devido ao uso do espaço, equipamentos e toda a estrutura do local. Ao contrário disso, treinar em casa demanda muito menos investimento. E claro que não se pode deixar de citar os benefícios à saúde. Afinal de contas, treinar em casa também significa cuidar do corpo, seja para emagrecer ou se manter ativo, e também da mente. Práticas como o pilates, yoga e meditação costumam ser ótimos em casa, por exemplo.

8 Dicas para treinar em casa

1. Escolha um espaço

Na hora de praticar atividades físicas em casa, é importante escolher um cômodo no qual você se sinta confortável. Para isso, deve-se ter privacidade e espaço para se movimentar livremente. Optar por um local arejado e iluminado também é uma boa escolha para praticar. Caso você possua equipamentos como tapetes de exercícios e pesos, mantê-los organizados no cômodo também é importante. Isso motiva você ainda mais a se exercitar!

2. Aposte em uma playlist animada

Ter ânimo para iniciar uma rotina de treinar em casa pode ser uma tarefa difícil. Por isso, escolher uma lista de músicas empolgantes é uma tática ótima para a motivação. Inclusive, muitas pessoas não sabem, mas a música atua diretamente no aumento da serotonina, conhecida como "hormônio da felicidade". Por isso, ligue o som, faça as repetições no ritmo da música, dance nos intervalos e divirta-se!

3. Não esqueça do alongamento

Vai se exercitar? Então comece pelo alongamento. Além de ser uma forma de aquecer e se motivar, o alongamento também previne lesões, o que é sempre importante. A principal função dos alongamentos é auxiliar a relaxar os músculos, mas também colabora para você sentir menos dores no pós-treino. Portanto, separe pelo menos dois minutos no início e fim dos exercícios para se alongar.

4. Seja constante

A constância é a tarefa mais difícil no início da prática de exercícios físicos. Porém, é muito importante manter-se ativo de forma regular para ver os efeitos do seu esforço. Por isso, crie uma rotina para incluir os exercícios na sua agenda e não ter desculpa para pular o treino. A indicação profissional é entre 3 e 6 vezes por semana, lembrando de descansar no mínimo um dia. No caso dos iniciantes, o ideal é começar aos poucos para permitir ao corpo um período de adaptação. Para iniciar os treinos em casa, escolha um horário fixo durante 3 dias da semana como o seu ritual de exercícios.

5. Comece com calma

Uma dica fundamental para os iniciantes na hora de treinar em casa é a cautela. Lembre-se de que o corpo precisa de um tempo para se acostumar à nova rotina e pegue leve. Portanto, inicie com treinos mais leves e espaçados, permitindo um tempo de recuperação dos músculos e articulações. Respeitar o seu ritmo é fundamental para garantir o cuidado com a sua saúde e uma evolução adequada na prática dos movimentos.

6. Busque um exercício prazeroso

Na hora de iniciar as atividades físicas em casa, priorize o que é mais importante: os seus gostos. Encontrar um exercício que seja prazeroso é a melhor motivação que você pode ter, mas isso exige alguns testes também. Felizmente, existem alternativas para todos os gostos e estilos: yoga, dança, corrida, alongamentos, treino de alta intensidade, entre diversas outras modalidades. O segredo é experimentar e descobrir uma atividade agradável que combine com o seu gosto.

7. Invista no aprendizado online

A tecnologia trouxe uma facilidade incrível para treinar em casa: as aulas online. Graças a isso, hoje você pode fazer desde um treino de musculação até yoga em casa. No caso do pilates, por exemplo, é difícil começar sem orientação. Uma aula online de pilates para iniciantes pode ser o ideal nesse caso, pois você saberá exatamente o que fazer. E é possível investir em um programa de emagrecimento, caso você precise, ou então apostar no Ballet Blend. Como pode ver, o que não falta é opção! exercícios para treinar em casa

8. Baixe um aplicativo completo para treinar em casa

Para os iniciantes, os aplicativos de celular são uma alternativa muito vantajosa. Acessíveis através do celular ou tablet, eles ajudam você a dar os primeiros passos rumo a uma vida mais saudável. Dessa forma, em um único lugar você tem acesso a aulas de exercícios fitness, meditação, pilates e yoga, além de várias receitas saudáveis para praticar no dia a dia. Em outras palavras, isso significa dizer que com apenas alguns toques na tela do seu celular você poderá cuidar do corpo e da mente onde estiver e no horário que for mais conveniente. E, além disso, ainda contará com aulas personalizadas de acordo com os seus objetivos. Gostou? Então clique aqui para saber mais sobre o aplicativo Namu e descubra como ter uma vida equilibrada é muito mais simples do que se imagina.

Recomendados
Fitness

Home Office: 6 exercícios para alongar durante o expediente

Aplicativo fitness oferece exercícios de alonga...

Meditação

5 exercícios para relaxar no home office

O super aplicativo app Namu possui mais de 240 ...