fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Fitness » Gerais

Fitness

Exercícios abdominais queimam a gordura da barriga?

Estudos demonstram que exercícios abdominais fortalecem a musculatura, mas não promovem definição
Da redação
13/09/19

Os exercícios abdominais são excelentes para fortalecer a região do abdômen, mas não necessariamente para queimar a gordura da barriga. Para esse objetivo, os exercícios aeróbicos são mais indicados para queimar calorias e eliminar os quilinhos extras.

Quer saber mais sobre os exercícios abdominais e como eles podem potencializar os seus treinos? Leia esse artigo completo e tire todas as suas dúvidas.

Exercícios Abdominais queimam gordura localizada?

Existem diversos estudos comparando a utilização ou não de exercícios abdominais para perda de gordura abdominal. Um deles é o estudo publicado no J Strength Cond Res. em setembro de 2011. Na pesquisa foi analisada a utilização de abdominais em seis semanas por um grupo e outro não.

A alimentação foi controlada em ambos os grupos. Ao final das semanas não ocorreu nenhuma diferença no peso corporal, na circunferência ou gordura abdominal dos membros de cada grupo - a única diferença foi na força do abdômen.

A musculatura abdominal tem a capacidade de realizar três diferentes funções: estabilizar a coluna, realizar flexão e rotação do tronco. Todas elas são importantes, mas nenhum dos movimentos queima a gordura localizada.

Esse é o ponto fundamental para realização de exercícios abdominais. O fortalecimento da musculatura do abdômen melhora a capacidade de estabilização da coluna e, consequentemente, a postura. Isso também permite uma maior eficiência nos demais exercícios que necessitem da estabilização da coluna, por exemplo, os movimentos com pesos livres.

Para quem procura resultados estéticos, os exercícios abdominais proporcionam uma musculatura mais forte, porém não queima a gordura da região. A menos que sua porcentagem de gordura corporal esteja abaixo dos 10%.

benefícios dos exercícios abdominais

Exercícios abdominais para resultados estéticos

A melhor forma de alcançar resultados estéticos, além de diminuir medidas, é uma alimentação equilibrada juntamente com uma seleção adequada de exercícios, inclusive os exercícios abdominais.

A prática de exercícios aeróbicos (corrida, bicicleta, natação) e anaeróbicos (musculação e corridas intervaladas) é importante para a manutenção da saúde e também, auxilia na melhora ad composição corporal. E se engana quem pensa que para perder gordura deve se concentrar somente em exercícios aeróbicos.

Foi comprovado que a prática de exercícios de musculação promove redução de peso corporal similar ao do exercício aeróbio com o benefício de ajudar na manutenção da massa magra.

Os exercícios aeróbicos ajudam tanto no tratamento quanto na prevenção de doenças e são fortes aliados na perda de peso corporal, claro, sempre acompanhado de reeducação alimentar.

O treinamento, portanto, tem como principal função a manutenção da saúde, o fortalecimento das musculaturas e o aumento do gasto energético, que facilitam no processo de perda de gordura. Não existe milagre, mas o exercício físico é parte fundamental para a melhora e manutenção da composição corporal a longo prazo.

Como o corpo utiliza as diferentes fontes de energia

É necessário entender que utilizamos fontes diferentes de energia para realizar exercícios e para viver. O tipo de substrato que usamos para realizar qualquer atividade depende da disponibilidade, intensidade e duração do exercício.

Gordura x carboidrato

Um fato simples é que nunca falta gordura para ser utilizada como fonte energética. Porém, apesar de ser a fonte mais abundante, ela não é de rápida utilização. Por isso, em atividades intensas e de curta duração nosso corpo tende a utilizar, principalmente, os carboidratos estocados (glicogênio) ou circulantes (glicose). Já em atividades de longa duração e menor intensidade, tende a usar a gordura como fonte de energia.

Exercícios abdominais para fazer em casa | NAMU Fit #02

Quer aprender tudo isso na prática? Separamos uma aula focada em exercícios abdominais para te ensinar movimentos que fortalecem seu abdome e te ajudam a conquistar uma boa forma física.

Com essas aulas do Namu você pode fazer exercícios em casa, já que são séries simples, fáceis e rápidas. Os exercícios de 10 minutos farão com que você tenha bons resultados mesmo com pouco tempo. Basta seguir nossas aulas e repeti-las sempre.

Os exercícios abdominais são ministrados pela personal trainer Raquel Pitta. A profissional possui mais de vinte anos de experiência e atuações em academias como Reebok Club e Bodytech. Na série, há exercícios que vão ajudar a melhorar a sua saúde e o seu bem-estar.

Materiais necessários: colchonete ou toalha grossa.

Dicas úteis para seus exercícios abdominais:

  • É importante sempre consultar seu médico antes de praticar qualquer atividade física e respeitar os limites de seu corpo para evitar lesões;

Assista o vídeo e boa aula!


Recomendados
Fitness

Confira 7 atividades físicas alternativas à academia!

Você é daquelas pessoas que não gosta de academ...

Fitness

Dança contemporânea: aula explora consciência corporal e coordenação motora

A dança contemporânea explora a plasticidade do...

Fitness

O que é fadiga muscular e como evitar

Não existe um único responsável pela fadiga mus...

Fitness

Abdominais queimam a gordura da barriga?

Saiba se está usando a gordura do abdômen como ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *