fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Fitness » Musculação

Fitness

Exercícios aeróbicos ou anaeróbicos: qual a diferença entre eles?

Descubra a diferença entre as atividades aeróbias e anaeróbias e escolha qual delas é a ideal para o seu objetivo.
Da redação
05/09/19

Muito se fala sobre exercícios aeróbicos e anaeróbicos, mas você realmente sabe o que significam esses termos? 

A diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos é que o primeiro utiliza oxigênio como principal fonte para a produção de energia nos músculos. Já o anaeróbio faz uso de carboidratos durante a prática de exercícios de alta intensidade e curta duração.

Ou seja, quimicamente, o que acontece é que, nos aeróbicos, as células dos músculos consomem oxigênio para produzir energia. Enquanto no anaeróbio esse gás é não se faz necessário.

É importante ressaltar ainda que quase todos esportes podem ser treinados de forma aeróbica e anaeróbica. Isso só irá depender da intensidade do exercício

O que é exercício aeróbico?

Quando falamos de exercícios aeróbicos, estamos querendo dizer que o oxigênio é o fator principal. Pois ele funcionará como fonte de queima dos substratos. Com isso, irá produzir a energia transportada para o músculo que está em atividade

Por serem exercícios feitos por um período de tempo mais longo do que os exercícios anaeróbicos, o corpo humano precisará de muito mais energia. Neste sentido, as células musculares precisam consumir mais oxigênio (inalado durante a respiração) para produzir energia.

Isto é, atua como um estimulador da função dos sistemas cardiorrespiratório e vascular e também do metabolismo. Pois aumenta a capacidade cardíaca e pulmonar para suprir a energia do músculo a partir do consumo do oxigênio.

benefícios dos exercícios aeróbicos

Exercícios aeróbicos para praticar 

Há diversos tipos de exercícios aeróbicos que podem ser citados. Uma vez que o ritmo das atividades é o fator principal para determinar os efeitos que esse tipo de exercício no corpo. No entanto, entre os principais exercícios aeróbios estão: caminhada, corrida, dança, natação e ciclismo. 

Benefícios dos exercícios aeróbios 

Os exercícios aeróbios podem trazer diversos benefícios para a saúde. Como a perda de peso. Uma vez que o metabolismo é impulsionado e, mesmo em repouso, as calorias de quem pratica exercícios aeróbicos podem ser queimadas mais rapidamente. Isso quando comparadas a alguém que não pratica nenhuma das atividades físicas.

E mais: os exercícios ainda aumentam a capacidade do corpo de eliminar gordura. Uma vez que aumentam a presença de enzimas específicas nos músculos para este fim.

O que é exercício anaeróbio?

As atividades anaeróbicas, ao contrário das aeróbicas, são compostas de exercícios de alta intensidade e curta duração. Caracterizam-se por não utilizar o oxigênio para a produção de energia. Uma vez que ela é gerada através do tecido vivo. 

Os exercícios anaeróbios usam os hidratos de carbono presentes no corpo para produção de energia. O que neste caso, após finalizar atividade as células continuam a queimar calorias. 

Por isso, assim como as atividades aeróbicas, os exercícios anaeróbicos também são indicados para as pessoas que precisam perder peso, uma vez que, em sua execução, eliminam gordura e adquirem massa magra.

No entanto, o foco principal das pessoas que procuram atividades anaeróbias é o ganho de massa muscular. 

Exercícios anaeróbios para quem quer construir massa muscular

Muitas atividades podem ser consideradas exercícios anaeróbicos, uma vez que há diversos tipos de treino não utilizam oxigênio para o desenvolvimento muscular. Entre ele podemos citar: a musculação, o Pilates e a natação.

Benefícios dos exercícios anaeróbios

Eles atuam na melhora do metabolismo, que fica mais rápido e funcionando melhor, quando os exercícios anaeróbicos passam a ser feitos regularmente.

E com o metabolismo com mais energia para cumprir suas funções, outras áreas do corpo são beneficiadas, como é o caso do sistema imunológico, que poderá ficar mais forte na hora de enfrentar possíveis doenças.

E não é só isso, os benefícios também se estendem para o sistema cardiovascular que passa a trabalhar de forma mais eficaz, deixando praticamente o corpo todo com uma resistência maior. 

Outro ponto positivo da prática regular de exercícios anaeróbios é o aumento da força dos ossos, que passam a ficar mais resistentes a doenças como a osteoporose.

Qual dos dois exercícios é o mais indicado?

Um programa completo de exercícios deve apresentar os dois tipos de atividade física, a fim de  melhorar a resistência cardiorrespiratória, fortalecer músculos, desacelerar a perda de massa muscular e evitar a perda de massa óssea, além de muito alongamento para manter e melhorar a flexibilidade muscular.

No entanto, a perda de gordura corporal, ambos os exercícios são eficazes, uma vez que trabalham na aceleração do metabolismo. Mas, o ideal é associar estes dois tipos de exercícios a dieta alimentar.

Do ponto de vista de substratos energéticos metabolizados durante o exercício, apenas o exercício aeróbio pode metabolizar gorduras para a produção de energia necessária ao esforço físico. No entanto, esta quantidade é extremamente baixa em vista do preciso durante um processo de perda de gordura corporal.

Mas, para quem tem como objetivo principal a perda de peso, a maior queima de gorduras ocorre durante o período pós-exercício, fenômeno chamado "after burning", que representa a queima de calorias que temos após o exercício.

E para a alegria de todos, tanto o exercício aeróbio, quanto o anaeróbio acarretam o "after burning", apesar deste processo ter maior amplitude após sessões anaeróbias, como o Pilates.

Gostou da dica e quer começar hoje mesmo a fazer Pilates? A professora Sheila Dionísio ensina de forma fácil e super didática como executar os exercícios do método Pilates no solo que vão te ajudar a manter a forma e o bem-estar em dia. Clique aqui e confira nosso curso de Pilates para emagrecer e melhorar a postura! 


Recomendados
Fitness

Confira 7 atividades físicas alternativas à academia!

Você é daquelas pessoas que não gosta de academ...

Fitness

Dança contemporânea: aula explora consciência corporal e coordenação motora

A dança contemporânea explora a plasticidade do...

Fitness

O que é fadiga muscular e como evitar

Não existe um único responsável pela fadiga mus...

Fitness

Abdominais queimam a gordura da barriga?

Saiba se está usando a gordura do abdômen como ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *