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Exercícios em casa ou academia: qual a melhor opção para você?

Tanto os exercícios em casa quanto os praticados na academia são indicados para quem deseja sair do sedentarismo e viver com mais qualidade
Da redação
09/11/20
Não é segredo para ninguém que para ter uma vida saudável é necessário sair do sedentarismo. Inclusive, movimentar o corpo também faz bem para a saúde física e mental, combatendo o estresse e muitos outros problemas do dia a dia. Por esse motivo, a procura por exercícios em casa é bem grande. Afinal de contas, graças aos aplicativos de celular, hoje em dia você sequer precisa se deslocar até uma academia para se movimentar. Práticos e acessíveis, eles oferecem várias atividades que você pode praticar no conforto do seu lar ou onde estiver. Mas, como saber qual é a melhor opção para você? Frequentar uma academia ou fazer exercícios em casa? Se essa também é a sua dúvida, acompanhe o artigo a seguir. Nele, vamos te apresentar os prós e os contras de ambas as modalidades. Desse modo, você vai conseguir descobrir de maneira bem simples o que é melhor para você e para a sua rotina.

Vantagens e desvantagens de malhar na academia

exercícios em casa e na academia
Segundo dados da Associação Brasileira de Academias (Acad), atualmente o Brasil possui cerca de 33.157 academias, com aproximadamente 8 milhões de alunos em todo o país. Ou seja, boa parte da população brasileira possui o hábito de praticar exercícios físicos regularmente, realizando as suas atividades com o auxílio dos profissionais dentro de locais específicos.
Nesse sentido, fica evidente que aderir a essa modalidade com toda a certeza possui diversos benefícios. Afinal, a academia é um ambiente totalmente voltado para a realização de exercícios, tendo uma variedade bem bacana de equipamentos e ferramentas para trabalhar todas as partes do corpo. Alguns dos benefícios de malhar nesses ambientes específicos são: No entanto, é evidente que as academias não trazem apenas vantagens. Muitas pessoas preferem fazer exercícios em casa por encontrarem alguns pontos negativos nesse tipo de ambiente. Alguns dos principais são:
  • Necessidade de se deslocar até a academia;
  • Pagamento de mensalidades (algumas bem caras em determinadas regiões do país);
  • Em algumas academias existem filas para fazer uso de alguns aparelhos;
  • Pouca privacidade para a realização dos exercícios.
app de exercícios em casa

Vantagens e desvantagens dos exercícios em casa

Todavia, se de fato você não gosta muito dos ambientes das academias, fazer exercícios em casa pode ser a opção ideal para você. E, conforme mencionamos anteriormente, você pode fazer isso com a ajuda de aplicativos de celular. Alguns, inclusive, oferecem aulas fitness, de yoga, meditação, pilates, ginástica laboral entre várias outras atividades que vão te ajudar a sair do sedentarismo, mesmo sem sair de casa. Mas, além da variedade de aulas, os apps para fazer exercícios em casa também oferecem outras vantagens, a saber:
  • Mais econômicos do que as aulas presenciais em academias ou estúdios;
  • Maior flexibilidade de horários, podendo praticar no tempo livre;
  • Mais privacidade, para realizar os exercícios de forma mais confortável onde quiser;
  • Não é preciso se preocupar com meios de locomoção;
  • Ministradas por professores especializados.
  Já quanto as desvantagens, elas se resumem basicamente em treinar sozinho, o que muitas pessoas consideram como algo desmotivador. E é justamente para acabar com essa ideia é que o super app Namu possui fóruns de discussão de acordo com o objetivo do usuário. Assim, independentemente da aula de seu interesse, poderá interagir com outros usuários e compartilhar com eles dicas e até mesmo seus resultados.  

Entenda qual é o seu objetivo com os exercícios físicos

Como você pode perceber, tanto os exercícios em casa quanto os realizados na academia possuem pontos positivos e negativos. Sendo assim, é preciso escolher aquele que mais combina com você e com a disponibilidade de horários da sua rotina. Nesse sentido, é preciso ter em mente o principal motivo pelo qual você está trazendo a prática de atividades físicas para o seu dia a dia. Perda de peso, aumento do condicionamento físico e da qualidade de vida são apenas alguns exemplos bem comuns entre as metas de quem inicia no mundo fitness. Portanto, mais importante do que definir se você fará exercícios em casa ou na academia é entender para qual objetivo está buscando essa mudança. Com isso, vai ficar mais fácil definir não apenas o ambiente ideal para treinar, mas também o tipo de atividade que começará a fazer parte do seu dia a dia.

Exercícios em casa: yoga e pilates também são ótimas opções

E caso você ainda esteja acreditando que os apps para praticar exercícios em casa sejam restritos apenas aos treinos aeróbicos e de musculação, está na hora de mudar isso. Até mesmo porque hoje em dia é possível baixar no celular aplicativos bem completos, que incluem atividades para cuidar do corpo, da mente e da alimentação. O yoga e o pilates são bons exemplos de atividades que trabalham corpo e mente em conjunto. Além dessas, há ainda várias práticas meditativas que levam o usuário ao autoconhecimento e à paz interior. Ambas as atividades são eficazes na perda de peso, no combate ao estresse e ansiedade, na melhora da qualidade do sono e no alinhamento postural. E para potencializar os resultados dos seus exercícios em casa, alguns aplicativos oferecem ainda um plano alimentar completo, de acordo com o seu perfil e objetivo. Ou seja, a tecnologia pode ser a sua grande aliada na construção e manutenção de hábitos saudáveis para uma vida com muito mais qualidade. Portanto, cuide do corpo, da mente e da alimentação com o super app Namu.

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