fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Fitness » Gerais

Fitness

Treinar em casa: 8 itens fundamentais para quem vai começar

Quer cuidar do corpo e da mente sem sair de casa, mas não sabe por onde começar? Confira 8 itens fundamentais para treinar em casa sem complicação
Da redação
21/09/20
Você sabia que para abandonar o sedentarismo de vez não é preciso sequer frequentar uma academia? Graças às facilidades das aulas online você pode treinar em casa para manter a boa forma e a saúde em dia. No entanto, para evitar lesões e aumentar o seu desempenho nos treinos alguns itens se tornam fundamentais. No artigo a seguir você vai conferir 8 deles. Acompanhe.  

8 itens fundamentais para quem vai começar

 

Colchonete ou tapete de yoga

  Se você deseja treinar em casa, saiba que esses são acessórios de fato fundamentais. Afinal, tanto o colchonete quanto o tapete de yoga oferecem conforto na hora da realização dos exercícios no solo, bem como protegem você de eventuais lesões. Aliás, eles são muito úteis para a prática de pranchas, abdominais, flexões entre vários outros exercícios. E você ainda pode encontrá-los facilmente em lojas físicas ou online de materiais esportivos.  

Kettlebell

  Já o Kettlebell é um acessório muito comum em academias, mas que também pode ser utilizado para treinar em casa. Ele é parecido com uma bola com alça e possui tamanhos e pesos diferentes. Geralmente esse acessório é utilizado para realizar exercícios de definição muscular com peso, como agachamento e abdominais, por exemplo. Com ele você pode trabalhar grupos musculares superiores e inferiores.  

Corda

  Quem nunca pulou corda quando era criança, não é mesmo? Apesar disso, o que talvez muitas pessoas não saibam é que essa é uma atividade física ideal para quem deseja perder peso e cuidar da saúde cardiovascular. Só para se ter uma ideia, com apenas 30 minutos pulando corda você perde até 300 calorias. Além disso, melhora a circulação sanguínea e aumenta o equilíbrio e a coordenação motora.  

Mini Band

  Enquanto isso, o Mini Band é uma faixa elástica perfeita na realização de alguns exercícios para treinar em casa, como ginástica localizada, por exemplo. O acessório é utilizado para atividades de resistência e força física e trabalha glúteos, coxas e bíceps. Não sabe como utilizar o Mini Band? Então confira a seguir uma aula do Namu Fit, em que a personal trainer Raquel Pitta ensina uma série de exercícios para fazer em casa. Tudo o que você vai precisar é de um colchonete ou uma toalha e do Mini Band. Solte o play abaixo e boa aula!    

Gym Ball, Bola Suíça, Fitball ou Bola de Pilates

  Ademais, para quem deseja treinar em casa, a bola suíça ou bola de pilates também é um excelente acessório. Ela também atende pelo nome de Fitball ou Gym Ball é ótima para exercícios de alongamento e equilíbrio. Além disso, é um excelente apoio para treinos funcionais, que envolvem exercícios de agachamento e abdominais.

Caneleiras

  Já as caneleiras são acessórios ideais para treinar músculos inferiores, como glúteos, coxas e panturrilhas. No entanto, ao adquirir uma, tenha cuidado, pois é possível encontrar caneleiras de diversos pesos. Para quem vai começar a treinar em casa, por exemplo, o recomendado é que elas tenham no máximo 2kg.  

Halteres

  Semelhantemente às caneleiras, os halteres são excelentes acessórios para quem deseja treinar em casa, já que eles permitem trabalhar grupos musculares. A grande diferença entre os dois é que enquanto as caneleiras treinam músculos inferiores, os halteres trabalham músculos superiores, como bíceps e tríceps, por exemplo. Além disso, vale também destacar que possuem vários modelos e pesos de halteres. Contudo, se você estiver dando os primeiros passos na vida fitness, opte por halteres mais leves e conforme for evoluindo nos exercícios, adquira outros com maiores cargas.  

Escada de agilidade

  Por fim, temos a escada de agilidade. Ela é um item perfeito para quem deseja treinar em casa, pois permite trabalhar o equilíbrio, a coordenação motora e como o próprio nome sugere, a agilidade. escada para treinar em casa Por demarcar uma determinada área para a execução de movimentos, a escada da agilidade também é uma ótima ferramenta para estimular a noção espacial do indivíduo. Em alguns locais, inclusive, ela é parte integrante de um kit com cones, corda, pratos, barreiras de demarcação entre outros acessórios para uma rotina de movimentos completa. Treino fitness na escada agilidade  

Por que treinar em casa?

  Vários são os motivos que podem motivá-lo a treinar em casa. Falta de adaptação ao ambiente competitivo das academias, distância entre a sua casa ou trabalho até um centro de treinamento ou falta de tempo decorrente de uma rotina corrida são apenas alguns deles. O fato é que independentemente do motivo, treinar em casa é uma prática que oferece vários benefícios aos seus praticantes, a saber:
  • Mais econômico: treinar em casa pode custar até 10x menos quando comparado às mensalidades das academias;
  • Maior flexibilidade de horários: você monta a sua grade de horários conforme sua disponibilidade;
  • Aprendizado no próprio ritmo: ao se exercitar em casa, você também avança nos exercícios de forma gradual, sem pressa e respeitando os limites do seu corpo;
  • Educadores físicos renomados: graças às aulas online, é possível treinar em casa com os ensinamentos de profissionais especializados;
  • No quarto, na sala ou onde quiser: qualquer ambiente pode se tornar um local de treino, desde que haja espaço suficiente para a execução dos exercícios. Tudo o que você precisa é de um computador ou tablet conectado à internet para treinar em casa.
E por falar em computador ou tablet para acessar as aulas online, saiba que graças ao Namu você conta ainda com mais uma opção para treinar em casa com muito mais praticidade: o aplicativo Namu. Com ele, você tem acesso a várias aulas fitness, de yoga, pilates e meditação para cuidar tanto do corpo, quanto da mente. Além disso, você ainda conta com um plano de aulas personalizado, para alcançar seus objetivos de maneira efetiva. E também pode potencializar os resultados dos seus treinos com aulas de gastronomia saudável para reeducar a sua alimentação e nutrir o seu organismo de verdade. Gostou? Então clique e aqui e confira as soluções do app Namu para você.

Recomendados
Fitness

Home Office: 6 exercícios para alongar durante o expediente

Aplicativo fitness oferece exercícios de alonga...

Meditação

5 exercícios para relaxar no home office

O super aplicativo app Namu possui mais de 240 ...