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Os 5 principais erros de quem começa a treinar em casa

Se você precisa abandonar o sedentarismo, mas tem uma rotina super corrida, treinar em casa pode ser uma boa ideia. E graças aos aplicativos de celular, você sequer precisa ir em busca de um instrutor para te orientar nos exercícios, já que eles são elaborados em parceria com educadores físicos renomados. Assim, pode manter a […]
Equipe Namu
12/02/21
Se você precisa abandonar o sedentarismo, mas tem uma rotina super corrida, treinar em casa pode ser uma boa ideia. E graças aos aplicativos de celular, você sequer precisa ir em busca de um instrutor para te orientar nos exercícios, já que eles são elaborados em parceria com educadores físicos renomados. Assim, pode manter a boa forma e a saúde em dia onde e quando quiser. Contudo, esteja atento, pois embora prático e acessível, se exercitar em casa também oferece alguns riscos, principalmente para quem está dando os primeiros passos no mundo fitness. A seguir você confere os 5 principais erros de quem começa a treinar em casa. Acompanhe.

1. Não escolher a atividade física adequada para treinar em casa

Sem dúvida esse é um dos erros mais comuns de todos aqueles que optam pelos treinos online. Afinal de contas, com tamanha oferta de atividades físicas, é normal errar na escolha do exercício. O problema depois são os resultados, que vão desde um resultado nada satisfatório até a desmotivação total. Mas como escolher a atividade física ideal? Nesse caso, o melhor caminho é baixar em seu celular um aplicativo de saúde e bem-estar que te ofereça conteúdos personalizados, conforme os seus objetivos e preferências pessoais.  É emagrecer que você precisa? Aulas fitness como treinos funcionais, danças, treinos hiit entre outros podem te ajudar a obter os resultados esperados. Agora, se você precisa relaxar o corpo e a mente, por exemplo, aulas de yoga, meditação e pilates são as mais indicadas.

2. Não respeitar os limites do próprio corpo

O segundo erro comum de quem começa a treinar em casa diz respeito a ir com muita sede ao pote. Em outras palavras, isso significa querer fazer tudo ao mesmo tempo para colher os resultados rapidamente. Ledo engano. Estudos revelam que o nosso organismo demora, em média, 66 dias para transformar uma nova atividade em hábito. Portanto, se você deseja abandonar o sedentarismo, precisa começar aos poucos, sempre respeitando os limites do seu corpo. Para isso, escolha somente uma atividade e dedique-se a ela cerca de 30 minutos por dia.  Conforme ela for se tornando rotineira, vá aumentando o tempo dela e aos poucos, adicionando um novo exercício. Além de evitar lesões ou dores musculares, você vai ver que esse processo vai tornar o seu treino em casa muito mais prazeroso. E ainda, os resultados vão ser mais eficazes, além de efetivos.

3. Não variar os exercícios

Segundo matéria publicada no g1, cerca de 50% das pessoas desistem de seus exercícios na academia entre o terceiro e quinto mês de aulas. E quando se trata de treinar em casa essa estatística é ainda mais alarmante, já que para abandonar as atividades basta decidir dormir um pouquinho a mais ou dar aquela procrastinada no sofá.  Nesse sentido, um dos principais motivos que faz com que as pessoas abandonem seus treinos é a desmotivação com os exercícios. Enjoar da atividade é uma das principais causas que levam várias pessoas a desistirem das atividades no meio do caminho. E é justamente aí que a escolha de um bom app fitness pode fazer toda a diferença. Aliás, alguns são tão completos que chegam a reunir em um só lugar centenas de atividades físicas para que você possa variar os exercícios sempre que sentir necessário. Exercícios abdominais, treinos de curta intensidade, pilates, ginástica laboral, dança e até mesmo yoga são apenas alguns deles. Inclusive, alguns oferecem até bônus para que você possa cuidar da sua saúde mental também. Nesse caso, você tem acesso a várias meditações guiadas para trabalhar corpo e mente em conjunto:

4. Treinar em casa de qualquer jeito

Como citamos anteriormente, treinar em casa é prático, mas envolve alguns riscos. Afinal, qualquer movimento realizado incorretamente possui chances de gerar torções ou lesões sérias, as quais podem até mesmo precisar de acompanhamento médico para serem curadas.  Nesse sentido, um erro bem comum quando o assunto é treinar em casa é não garantir o suporte necessário para a realização dos exercícios. Por exemplo, fazer atividades no solo sem um bom colchonete ou não usar roupas adequadas para isso. Só para você ter uma ideia, um bom colchonete não garante somente uma atividade mais confortável, mas também mais segura. Afinal, ele amortece o impacto do corpo com o chão, estabiliza a coluna, previne lesões e dores musculares. Semelhantemente, uma roupa leve e confortável além de não limitar os movimentos do corpo também facilita a transpiração e o seu bem-estar.

5. Mudar de dieta drasticamente

Mesmo que os treinos sejam realizados em casa, é evidente que eles demandam certa quantidade de energia do seu corpo. Sendo assim, é preciso manter seu organismo abastecido com todas as proteínas, vitaminas e nutrientes que podem ajudá-lo a se desenvolver nos exercícios.  No entanto, quando a prática de treinos em casa começa, é comum que muitas pessoas pensem em também mudar sua dieta. Essa até pode ser uma boa opção, desde que seja adotada com segurança e moderação. Uma mudança muito brusca pode causar falta de energia, disposição e até mesmo quedas de pressão.  Sendo assim, uma dica bacana para não cair nesse erro é contar com a ajuda de um aplicativo que forneça boas receitas fitness. Desse modo você vai aprender a comer bem, sem abrir mão da saúde e ainda fornecendo ao seu corpo tudo que ele precisa para treinar com muita vitalidade. E então, anotou todos esses erros para não acabar caindo neles? Quer saber como treinar em casa de forma prática, barata e eficaz? Então conheça o super app Namu, o aplicativo de saúde e bem-estar mais completo do mercado e cuide do seu corpo, mente e alimentação onde e quando quiser.

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