fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Sem categoria » Fitness

Fitness

Tipos de exercício físico: como saber qual o ideal para você

Querendo abandonar o sedentarismo, mas não sabe qual atividade escolher entre os vários tipos de exercício físico? Então confira as dicas a seguir!
Da redação
15/09/20
Se você quer abandonar o sedentarismo de vez, saiba que existem vários tipos de exercício físico que podem contribuir para uma vida mais ativa. No entanto, é preciso saber qual o ideal para você, já que cada um deles possui características específicas, que devem ser levadas em conta para atender os seus gostos e objetivos da melhor forma possível. A seguir, você irá conhecer vários tipos de exercício físico e seus principais benefícios. Assim, ficará mais fácil se exercitar de acordo com as suas necessidades físicas e psicológicas. Acompanhe.

Tipos de exercício físico: como saber qual o ideal para você?

Para descobrir qual é a melhor opção entre os diferentes tipos de exercício físico, você deve levar em conta alguns fatores específicos:
  • O seu nível atual de sedentarismo;
  • Quanto tempo livre você terá para treinar;
  • Quais são seus objetivos ao fazer uma atividade física;
  • Se você prefere treinar sozinho ou acompanhado por outras pessoas;
  • Que exercícios físicos você mais gostaria de fazer.
Depois de refletir sobre essas questões, também é importante levar outros fatores em conta. Um deles, por exemplo, é avaliar seu perfil, ou seja, se você é uma pessoa mais calma ou agitada. Além disso, considerar se prefere fazer exercícios coletivos ou individuais também é bastante importante.  

Escolhendo entre tipos de exercício físico variados

Se você não gosta de academias ou tem uma rotina muito corrida, não se preocupe! Existem várias atividades físicas diferentes para atenderem aos mais diversos objetivos. Além disso, várias delas dispensam as idas às academias ou estúdios, pois podem ser praticadas em casa sem nenhuma dificuldade. Confira.  

Treinos funcionais

Há vários tipos de exercício físico dentro dessa modalidade, que podem atender completamente suas necessidades. Levantamento de peso, exercícios de resistência e atividades aeróbicas são apenas alguns deles. Portanto, se você gosta de atividades de curta duração, mas de alta intensidade, aposte no treino funcional. Ele melhora o seu condicionamento físico, promove o fortalecimento muscular e ainda ajuda a emagrecer. Não sabe se é a modalidade de exercício físico ideal? Então clique aqui e faça de graça uma aula online do curso Treino funcional em casa com a educadora física Jamile Farath.  

Exercícios aeróbicos

De forma geral, os treinos aeróbicos são aqueles que usam o oxigênio para produzir energia. Esses tipos de exercício melhoram a circulação, ajudam no emagrecimento e reduzem o risco de várias doenças, cardíacas e respiratórias. E entre esse tipo de atividade, as opções também são bastante variadas: Uma grande vantagem é o fato de que alguns desses treinos podem ser feitos sem sair de casa, com uma esteira ou uma bicicleta elétrica. Para quem tem pouco tempo livre e não quer ter que deixar o conforto do lar para treinar, essa é uma ótima opção.  

Yoga

Talvez você até esteja se perguntando o que o yoga tem a ver com atividades físicas, não é mesmo? Pois saiba que suas posturas e técnicas respiratórias são tipos de exercício físico que se mostram bem eficazes no equilíbrio do corpo e da mente. Aliás, a sua prática regular tonifica os músculos, melhora a postura, aumenta a flexibilidade e o equilíbrio. Ainda, reduz o estresse e a ansiedade.  

Esportes com bola

Esta é outra opção que também oferece uma grande gama de opções com tipos de exercício físico variados. Normalmente os esportes com bola são praticados de forma coletiva, mas há vários treinos que podem ser feitos individualmente. Suas principais modalidades incluem:
  • Futebol;
  • Vôlei;
  • Basquete;
  • Tênis.
 

Pilates

Outra opção bastante procurada por muitas pessoas são os tipos de exercício físico do pilates. Seus treinos são focados para desenvolver a consciência corporal, emagrecer, definir e tonificar os músculos, além de melhorar a postura. Tudo isso é fruto de várias atividades que movimentam o corpo inteiro, garantindo ótimos resultados.

Dicas para escolher o tipo certo de exercício

É claro que esses são apenas alguns tipos de exercício físico e existem muitos outros treinos que podem ser feitos. Nesse sentido, há algumas dicas que podem te ajudar a escolher as melhores alternativas.  

Preste atenção em seu funcionamento

Há pessoas que são mais ativas pela manhã, enquanto outras têm mais energia à noite. Tente respeitar o horário de seu corpo, encontrar um tempo e escolher uma atividade que combine com o turno onde estiver mais ativo. Se ficar em dúvida, priorize treinos mais agitados durante o dia e mais calmos pela noite.  

Avalie os seus objetivos

Você quer definir seus músculos? Fugir da rotina? Ou apenas praticar uma atividade física por saúde e bem-estar? Entre os diferentes tipos de exercício físico que existem, cada um deles pode cumprir com uma função específica. Por isso, pare e pense no que realmente deseja e veja qual é a opção que melhor se adequa às suas necessidades.  

Faça alguns testes

Você pode não ter tempo nem paciência de experimentar diferentes atividades físicas e escolher a que gosta mais. Mas na medida do possível, procure fazer uma lista com as opções de treinos que parecem ser mais interessantes para você. Programe-se para se exercitar sem compromisso, e ver qual a opção você gosta mais.  

Opte por aulas online

De fato, escolher uma modalidade de atividade física não é fácil, principalmente quando se está iniciando no mundo fitness. Nesse caso, o melhor caminho é optar por aulas online, que te permitem experimentar vários tipos de exercício físico sem sair de casa.   Além de poderem ser realizadas quando você quiser por meio de um computador ou tablet conectados à internet, há ainda o benefício de serem disponibilizadas por meio de aplicativo de celular. Dessa forma, com apenas alguns cliques você mantém a forma e a saúde em dia onde estiver.   O aplicativo Namu, por exemplo, é uma solução integrada que combina tecnologia com vários tipos de exercício físico para que você possa cuidar de si mesmo de maneira descomplicada. Clique aqui e conheça a solução do Namu para o seu bem-estar físico e mental.  

Recomendados
Saúde

Conheça 7 alimentos que ajudam na TPM

Ela tem data certa para aparecer e todo mês ela...

Gerais

A importância do alongamento para quem está de home office

A Lei Nº 13.467, mais conhecida como reforma tr...