fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Gerais »

Gerais

Dicas de autocuidado que cabem na rotina

Você sabe o que é autocuidado? Cuidar de você mesmo pode fazer a diferença para a integridade da saúde física, emocional e mental. Saiba mais
Da redação
25/08/20
Você sabe o que é autocuidado? Muito mais que um termo que está em evidência, ele significa aquele momento de cuidar de você mesmo pode fazer a diferença para a integridade da saúde física, emocional e mental.  benefícios do autocuidado
Focar no nosso bem-estar é uma maneira de nos tratarmos com mais amor. Mas, o que nem todo sabe é que não é preciso gastar muito tempo - ou dinheiro - para ter um momento só seu, dedicado ao autocuidado. Pequenos gestos simples e ações do dia a dia de alguns minutos já são capazes de deixar a vida mais saudável. Veja algumas dicas: 

Faça pausas

Talvez você tenha diversas tarefas no trabalho e em casa e esqueça de fazer pausas, mas você deve fazer questão de ter paradas ao longo do dia. Nosso corpo normalmente trabalha em ciclos de energia de 90 minutos. Por isso, faça uma pausa a cada 90 minutos. Beba um pouco de água, caminhe no quintal, faça alguns alongamentos ou até uma meditação. Esses pequenos descansos não apenas ajudarão a aumentar os níveis de energia, mas também o tornará mais disposto e produtivo.

Alongue-se!

Seja pela manhã ou à noite, o alongamento ajuda a regular a liberação de hormônios, principalmente os de bem-estar e relaxamento. Também pode aliviar as tensões, dores e desconfortos - sem contar que leva apenas alguns minutinhos. Veja abaixo o passo a passo simples para se alongar e aliviar as tensões do pescoço:

Alongamento lateral do pescoço

  • Sente-se na beira da cadeira para que a coluna se alinhe. Coloque os pés na largura dos ombros. Logo após deixe seus ombros e braços relaxarem ao seu lado ou em seu colo.
  • Mantendo a cabeça alinhada com os ombros, leve lentamente a orelha direita em direção ao ombro direito, sem permitir que o ombro suba.
  • Mantenha essa posição por cerca de um a dois segundos e, em seguida, incline a cabeça suavemente em direção ao outro ombro. Mantenha pressionado por um a dois segundos e repita o movimento seis vezes.

Faça um escalda-pés

Um bom escalda-pés depois de um dia cansativo é capaz aliviar as tensões, ansiedade, reduzir o inchaço, revigorar e hidratar os pés. Você vai precisar de:  1 bacia  10 sachês de chá de camomila Água suficiente cobrir seus pés 4 gotas de óleo corporal Prepare o chá de camomila em uma panela enquanto ferve a água que será usada para o escalda-pés em outra. Quando o chá estiver pronto, deixe repousar por alguns minutos. Despeje a água morna na bacia e, em seguida, o chá. Por fim, acrescente as gotas de óleo corporal. É só manter seus pés por 30 minutos na mistura. Se quiser potencializar os resultados, finalize o ritual massageando os pés com um hidratante.

Na dúvida, respire!

Uma das melhores formas de olhar para dentro é respirar. É normal se esquecer da respiração, principalmente em momentos de ansiedade e estresse. Mas, prestar atenção ao modo como o ar entra e sai pelas narinas, à duração da respiração e em outras sensações físicas – postura, se há algum ponto de tensão no corpo – são pequenos, porém significativos gestos de autocuidado que não custam nada.  Criar hábitos saudáveis é mais simples do que parece. Baixe o Cuidaí e confira: App Store ou Play Store.

Recomendados
Gerais

7 dicas para acabar com o sedentarismo no home office

Sem dúvida alguma o home office possui muitas v...

Gerais

Home office: como organizar a rotina de treinos?

Trabalhar em home office tem sido um grande des...