fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Gerais »

Gerais

Falta de tempo para cuidar da saúde: os perigos e como resolver

É possível se manter focado nos objetivos de sua vida, mas sem deixar de cuidar da saúde por falta de tempo. Saiba como neste artigo!
Da redação
08/06/20
Com uma rotina cada vez mais corrida é comum negligenciar os cuidados com a saúde por causa da falta de tempo. Entretanto, cuidar de si mesmo é importante não só por uma questão de estética, mas principalmente para prevenir doenças e ter mais qualidade de vida. No artigo de hoje vamos abordar os perigos de negligenciar os cuidados com a saúde e vamos te mostrar maneiras eficazes de mudar esse quadro. Acompanhe.

Os perigos da falta de tempo para cuidar da saúde

A falta de tempo para cuidar da saúde pode resultar em muitos problemas. O primeiro deles e talvez o mais comum é o estresse crônico. Estar em constante estado de alerta por causa de pressão no trabalho, estudos ou simplesmente por causa dos estímulos das grandes cidades é extremamente prejudicial à saúde. No entanto, essa falta de tempo para descansar e cuidar de si mesmo também oferece outros riscos, tais como:
  • Fadiga;
  • Sedentarismo;
  • Obesidade;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Insônia;
  • Problemas cardiológicos
  • Problemas reumatológicos

Como resolver

Para diminuir drasticamente as chances de desenvolver os problemas citados anteriormente mesmo com a falta de tempo, você pode começar abandonado alguns hábitos prejudiciais. Principalmente aqueles que você já sabe que fazem mal a sua saúde. Como por exemplo podemos citar os fast foods. Então que tal ir reduzindo gradativamente o consumo daquele delicioso hamburguer? Assim, aos poucos poderá adotar hábitos alimentares mais saudáveis, fazendo substituições gradativas em seu cardápio. falta de tempo treino em casa Outro hábito que em nada beneficia a saúde física e mental é o excesso de estímulos oferecidos por computadores e celulares, bem como o uso prolongado da televisão. Nesse caso, opte por aplicativos que bloqueiam o celular por determinado tempo e comece a estipular um período para ver TV. Com o passar do tempo você se perceberá menos estressado, ansioso e com a qualidade do sono melhorada. Ao acrescentar 30 minutos de atividades físicas por dia pelo menos 3 vezes na semana, você ainda potencializa os resultados dessas pequenas atitudes. Como você pode perceber, a força de vontade é o segredo para mudar qualquer rotina e cuidar da saúde, mesmo com toda a falta de tempo estipulada pela correria do dia a dia. Mas, se ainda está se perguntando por onde começar a se organizar, saiba que aulas online podem ajudar você a dar os primeiros passos rumo a uma vida mais saudável.

Sem desculpas para cuidar da saúde: 5 aulas online para quem tem falta de tempo

Inegavelmente, não tem nada melhor do que aprender na comodidade de seu lar, com flexibilidade de horários e no seu próprio ritmo. Através das aulas online você aprende como transformar sua rotina e se organizar para ter mais saúde. Por isso, confira a seguir 5 aulas online para você driblar a falta de tempo de uma vez por todas e transformar o seu corpo e a sua mente.

Yoga

O yoga é uma prática milenar que possui a finalidade de equilibrar corpo e mente através da realização de posturas, de técnicas de respiração e de meditação. Ele é especialmente benéfico para quem sofre com a falta de tempo das grandes cidades, já que ajuda a relaxar e a diminuir o estresse e ansiedade do dia a dia. Mas não é só isso. O yoga também proporciona equilíbrio, corrige a postura e desenvolve a consciência corporal. E a grande vantagem é que ele pode ser praticado em casa sem nenhuma dificuldade.

Meditação

Uma mente focada e centrada também é sinônimo de saúde física e mental. E nada melhor do que a meditação para alcançar esse estado de concentração e autoconhecimento. Assim como o yoga, a meditação também é uma prática milenar que ajuda a controlar o estresse, a ansiedade e a minimizar os sintomas da depressão. Ela promove paz interior, ajuda a lidar com os conflitos diários e a ter controle sobre as próprias emoções. A boa notícia é que com apenas alguns minutos por dia você já começa a sentir a diferença em sua vida. No entanto, cabe ressaltar que atingir o estado de concentração profunda não é assim tão fácil. Nesse sentido, a meditação guiada ou o  mindfulness podem  te ajudar a alcançar a quietude interior.

Alimentação saudável

Adotar hábitos alimentares saudáveis também é uma forma de cuidar de si mesmo. Afinal de contas, uma alimentação balanceada pode controlar sua pressão, melhorar seu sistema digestivo e aumentar a resposta de seu metabolismo. Além disso, ainda contribui para a perda de peso e evita o tão temido efeito sanfona. Nesse sentido, conhecer as propriedades dos ingredientes será bastante útil para que você tire o seu projeto alimentação saudável do papel. Conhecer os alimentos que nutrem e regulam o seu organismo e formas de prepará-los vai te permitir levar refeições saudáveis e funcionais para o trabalho ou para a faculdade. Assim, a falta de tempo não será mais um obstáculo ou desculpa para cuidar da saúde.

Ballet Blend

Se fazer exercícios ainda é um desafio para você, que tal inserir um pouco de dança em sua rotina? Em um conceito que mistura ballet com ginástica localizada, essa modalidade é perfeita para quem deseja alcançar fortalecimento muscular, flexibilidade e alinhamento postural sem sair de casa.

Pilates

Outro grande aliado de quem tem falta de tempo para cuidar da saúde é o pilates. Isso porque o método reúne vários exercícios físicos de fácil execução e totalmente personalizáveis à condição física do praticante. Dessa forma, as atividades podem ser realizadas em casa e sem a utilização de aparelhos, na modalidade pilates solo. Por esse motivo, o pilates é a atividade mais recomenda para idosos, gestantes e pessoas em processo de reabilitação física. Ou seja, é possível tratar problemas de coluna, hérnia de disco, problemas no joelho e ainda regularizar a pressão arterial com o método. Como você pode perceber, é possível cuidar da saúde física e mental mesmo com a falta de tempo. Nesse sentido, as aulas online se constituem como valiosas ferramentas de aprendizado e de mudanças de hábitos. Caso ainda não esteja convencido disso, convidamos você a assistir gratuitamente a uma de nossas aulas online de cuidados com a saúde. Temos certeza de que você verá que é fácil ter uma vida mais equilibrada e sem sair de casa.  

Recomendados
Gerais

7 dicas para acabar com o sedentarismo no home office

Sem dúvida alguma o home office possui muitas v...

Gerais

Home office: como organizar a rotina de treinos?

Trabalhar em home office tem sido um grande des...