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Descubra o que é higiene do sono

Sofre com insônia? Saiba o que é higiene do sono e saiba como ela pode te auxiliar a combater a insônia.
Da redação
06/09/19

Você já ouviu falar em higiene do sono? Não? Vamos te explicar em um exemplo prático.

Depois de um dia inteiro de trabalho, nada mais normal do que sentir a necessidade de descansar. E não é só o corpo que pede uma pausa, nosso cérebro também precisa de um descanso. E, nada melhor do que repor as energias gastas do dia com uma bela noite de sono.  

Ter um sono de qualidade pode ser bastante benéfico para a sua saúde. Segundo estudos, dormir bem ajuda a ter mais energia. Também auxilia a diminuir o estresse e ainda contribui para o bom funcionamento do corpo. É aí que a higiene do sono aparece.

Durante o sono nosso organismo trabalha para manter o equilíbrio do sistema imunológico, endócrino, neurológico e de diversas outras funções. Por isso, o sono é tão importante para o funcionamento do corpo.

Sono moderado é a melhor opção

Segundo estudo realizado pelo Centro de Cirurgias Cardíacas Onassis, na Grécia, quando o assunto é sono, moderação é palavra de ordem. 

De acordo com o estudo, tanto as pessoas que sofrem com a privação do sono como àquelas que dormem em excesso têm maior propensão de desenvolver doenças coronarianas. Isto é, muito ou pouco sono podem ser ruins para o coração. 

Se você fica revirando na cama durante horas antes de dormir ou, pior, não consegue dormir mais do que quatro horas no dia, preste atenção em tudo o que faz antes de cair na cama e veja se tem algo que pode estar prejudicando seu sono.

Saiba mais sobre higiene do sono

É possível que você nem se dê conta de tudo o que faz antes de deitar. Mas, consciente ou inconscientemente, cada um de nós tem seus próprios rituais pré-sono. Alguns deles podem afetar (e muito!) o descanso. 

Então, se você quer ter um sono de qualidade e não sabe mais ao que recorrer, saiba que a higiene do sono pode ser o recurso que você precisava para melhorar o seu bem-estar. 

O que é higiene do sono?

A higiene do sono envolve toda a sua rotina pré-sono. Ou seja, é o conjunto de procedimentos preventivos que visam melhorar a qualidade do descanso noturno. 

O termo Higiene do Sono foi criado pelo pesquisador norte-americano Peter Hauri que, em 1977, desenvolveu um tratamento da insônia sem precisar utilizar medicamentos convencionais.

A higiene do sono pode ser benéfica tanto para a saúde física quanto para a saúde mental  emocional. Isso porque, uma boa noite de sono pode melhorar a produtividade e a qualidade de vida em geral. 

A qualidade do teu sono pode te auxiliar nas tomadas de decisões no dia-a-dia, na capacidade de concentração ou mesmo na sua memória. Incrível, não é?

Agora que você já sabe todos os benefícios de ter uma boa noite de sono, nós listamos algumas práticas da higiene do sono para você incorporar na rua rotina e garantir uma maravilhosa noite de sono. 

Como fazer higiene do sono

Não consuma alimentos estimulantes

Evite ingerir cafeína, isto é, pelo menos oito horas antes de deitar não bebe café, coca-cola, chá mate ou preto. Você também pode estender esta regra para as bebidas alcoólicas. 

Outra dica que vale ouro é manter as refeições pesadas para a hora do almoço. Perto da hora de deitar prefira fazer refeições leves; e nada de ir para a cama com fome.

Pratique exercícios de forma regular 

Não, você não precisa correr cinco quilômetros diariamente. Mas procure fazer alguma atividade física que lhe dê bem-estar, isso vai ajudar e muito nas suas noites de sono. 

Procure fazer uma simples caminhada ao final do dia ou alguns exercícios de Yoga que podem auxiliar a dormir melhor.  Nós ensinamos alguns asanas para combater a insônia aqui

Evite dormir durante o dia 

Um cochilo de 30 minutos logo após o almoço pode até ser uma opção para repor as energias, mas cochilar várias vezes durante o dia não. 

Isso porque, fracionar seu sono durante o dia pode prejudicar o seu descanso noturno, impedindo que você durma da forma que precisa para que o seu organismo se recomponha para o dia seguinte. 

Cria uma rotina pré-sono

Nós somos seres de rotina, por isso, até as coisas mais simples podem ajudar o seu cérebro a entender que é hora de desacelerar, basta dar pequenos sinais e indícios disso. 

Por isso, crie uma rotina que diga ao seu corpo que está na hora de dormir. Por exemplo, introduza na sua rotina antes de ir para cama pequenos hábitos. 

Consumir uma bebida calmante - chá de camomila ou leite com mel - antes de deitar; tomar um banho quente; ou fazer um exercício de respiração relaxante antes de deitar podem ser benéficos, mas, o mais importante é realizá-los todos os dias à mesma hora. 

Desta forma, quando começar a realizar a tarefa escolhida para fazer parte da sua rotina pré-sono, o seu cérebro entenderá o recado e começará a avisar o teu corpo de que a hora de dormir está se aproximando. 

Transforme seu quarto num oásis de descanso

Procure manter seu quarto sempre organizado, com os lençóis limpos e sem distrações como TVs e videogames. Outra dica é substituir as luzes brancas por luzes amarelas, isso deixa o ambiente mais aconchegante. Trocar o celular e televisão por um livro também são excelentes alternativas para desacelerar antes de dormir. 

Por fim, não faça da sua cama uma extensão do seu sofá ou área de trabalho. Se não adormeceu em 30 minutos, nada de pegar o celular para responder aquele e-mail pendente ou ligar a TV para terminar de assistir aquela série. 

Se não dormiu, levante e procure outra atividade para fazer fora do quarto, mas nada que vá te despertar ainda mais. 

Conheça os  cursos de Yoga online do Namu  e aprenda diversas técnicas para praticar quando e quantas vezes quiser e melhorar a sua higiene do sono com a prática.


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