fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Gerais » Massoterapia »

Massoterapia

6 tendências de massoterapia que você precisa saber

Em alta no mercado brasileiro, a massoterapia é um dos tratamentos de saúde e beleza que mais cresce no país. Considerada terapia complementar ou alternativa, a técnica busca oferecer aos seus adeptos saúde e bem-estar físico e mental por meio de manobras específicas. Por isso, conhecer as principais tendências de massoterapia é importante, seja para […]
Equipe Namu
27/03/21
Em alta no mercado brasileiro, a massoterapia é um dos tratamentos de saúde e beleza que mais cresce no país. Considerada terapia complementar ou alternativa, a técnica busca oferecer aos seus adeptos saúde e bem-estar físico e mental por meio de manobras específicas. Por isso, conhecer as principais tendências de massoterapia é importante, seja para iniciar uma carreira promissora ou desfrutar de todos os benefícios que a prática oferece. Entenda no artigo a seguir.  

Benefícios da massoterapia para a saúde

  Provavelmente você já ouviu falar que a massoterapia alivia o estresse e a ansiedade, não é mesmo? De fato, essa é uma verdade. Isso acontece porque determinadas manobras estimulam a produção de dopamina, adrenalina e serotonina, hormônios ligados à sensação de felicidade e bem-estar.   Contudo, além de regular o humor, a massoterapia também oferece outros benefícios importantes, a saber:  
  • Alivia dores musculares;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Ajuda a eliminar toxinas;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Estimula o sistema linfático e reduz a retenção de líquidos;
  • Ativa a circulação sanguínea;
  • Oferece mais disposição para o dia a dia.
  É claro que para obter os resultados esperados você precisa escolher o tipo de massoterapia certa para suas necessidades. Confira a seguir as 6 maiores tendências de massoterapia da atualidade.  

Massagem relaxante

  A massagem relaxante é uma das maiores tendências de massoterapia, pois tem como objetivo principal promover alívio de desconfortos do dia a dia, como estresse, tensão muscular e enxaqueca.   Suas técnicas são mais suaves e priorizam manobras de deslizamentos e amassamentos que podem ser aplicadas no corpo todo. Além disso, músicas de fundo também podem fazer parte dessa terapia, para ajudar o paciente a alcançar o relaxamento profundo.  

Massagem terapêutica

  Como o próprio nome sugere, a massagem terapêutica é mais focada em tratar condições musculoesquelética mais severas, como por exemplo, problemas na coluna cervical, lombar, tendinites, dores musculares crônicas relacionadas à artrite reumatóide entre outras.   Isso é possível graças às suas manobras, que podem ser realizadas com os dedos, com as mãos ou até mesmo com os cotovelos sobre áreas específicas do corpo do paciente. Com movimentos mais precisos e de maior pressão que incluem manobras de deslizamento, amassamento e pinçamento, a massagem terapêutica oferece mais conforto e qualidade de vida para o paciente.   A massagem terapêutica também é uma das principais tendências de massoterapia da atualidade, já que também oferece diversos benefícios para a saúde, tais como:  
  • Eficaz na recuperação de lesões musculares;
  • Alivia dores crônicas;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Regula a pressão arterial.
  Vale a pena ainda destacar que a massagem terapêutica pode ser praticada também por idosos e gestantes, pois pode ser personalizada para atender a diferentes necessidades. Inclusive, você pode potencializar os efeitos dela combinando-a com a massagem relaxante para beneficiar corpo e mente em conjunto.  

Terapia com pedras quentes

  Outra entre as tendências de massoterapia que você precisa conhecer é a massagem com pedras quentes. Trata-se de um meio termo entre a massoterapia e a termoterapia, que busca oferecer ao paciente um relaxamento profundo com o auxílio de pedras vulcânicas aquecidas.   Por meio da aplicação de calor sobre pontos específicos do corpo do paciente, esse tipo de massagem relaxa os músculos e graças a isso, as manobras da técnica podem ser mais suaves. Por isso, a terapia é muito recomendada para os seguintes casos:  
  • Dores musculares crônicas e de alta intensidade;
  • Inflamações articulares;
  • Cólicas menstruais.
  É claro que para obter todos esses benefícios, é preciso levar em conta o tamanho e o formato da pedra, bem como a sua temperatura, que não deve ultrapassar os 42°C. Além disso, a técnica só deve ser aplicada por um profissional especializado, como por exemplo, um bom massoterapeuta. Saiba o que é necessário para se tornar um neste artigo.  

Aromaterapia

  Semelhantemente à massagem relaxante, a aromaterapia também pode ser listada entre as principais tendências de massoterapia que oferecem para o praticante relaxamento físico e mental.    A grande vantagem da aromaterapia é que esse tipo de massagem utiliza os aromas e princípios ativos dos óleos vegetais e/ou essenciais para promover um relaxamento profundo no paciente. Quando aliada às manobras de massagem, a terapia se torna uma grande aliada no alívio dos sintomas do estresse, da ansiedade e de vários problemas de pele.  

Massagem e estética facial

  E que tal aprofundar os seus conhecimentos na massoterapia e atender a um público específico? Essa é a proposta da massagem estética e facial, que tem como principal objetivo oferecer uma cútis mais bonita aos seus pacientes, suavizando linhas de expressão e cicatrizes do rosto, por exemplo.   É o tipo de massagem ideal para quem deseja manter a pele bonita e jovem por mais tempo sem recorrer a procedimentos invasivos. Por meio de técnicas específicas que são aplicadas na face, obtém-se uma melhora significativa da textura e da firmeza da pele.  

Shiatsu

  Já o Shiatsu é um tipo de massagem terapêutica que se baseia nas tradições orientais para promover o equilíbrio entre o corpo e a mente. Para isso, a técnica utiliza os dedos ou as palmas das mãos do massoterapeuta sobre os pontos energéticos do paciente, partes específicas do corpo que controlam determinadas emoções e funções metabólicas.   Também considerada uma das principais tendências de massoterapia com grande potencial de crescimento no mercado, as manobras do Shiatsu buscam equilibrar esses pontos energéticos. Assim, essa massagem acaba proporcionando bem-estar físico e mental, melhora do sono e em alguns casos, até mudanças efetivas no estilo de vida.   Agora que você já conhece as 6 principais tendências de massoterapia da atualidade, que tal iniciar uma carreira promissora na área? Conheça o curso online de Massoterapia da Namu e aprenda as melhores manobras do mercado para aplicar em si mesmo, em seus familiares ou em seus clientes.    


Recomendados
Massoterapia

Curiosidades sobre a massagem tântrica que você não sabia

Uma das principais curiosidades da massagem tân...

Massoterapia

Os 4 tipos de massagens ideais para casais

Tendências no setor de beleza, saúde e bem-esta...