fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Gerais » Massoterapia »

Massoterapia

As vantagens físicas e psicológicas para quem faz massagem

Você já parou para pensar que as vantagens da massagem podem incluir muito mais do que sentir o corpo renovado? As diferentes técnicas vão muito além da parte física, por isso são indicadas para relaxar a mente e controlar o estresse.   A verdade é que a massagem é indicada para todos e em qualquer […]
Equipe Namu
17/04/21
Você já parou para pensar que as vantagens da massagem podem incluir muito mais do que sentir o corpo renovado? As diferentes técnicas vão muito além da parte física, por isso são indicadas para relaxar a mente e controlar o estresse.   A verdade é que a massagem é indicada para todos e em qualquer idade, pois o relaxamento e a sensação de bem-estar são estimulantes. Seja a massagem relaxante, terapêutica, modeladora ou tantos outros tipos, cada uma pode trazer benefícios incontáveis para a sua saúde. A seguir você confere 8 vantagens da massagem para incluí-la na sua rotina o quanto antes.  

1. Alívio das dores musculares

Conforme o seu corpo vai ficando tenso ou você tem uma rotina mais atarefada, os músculos sentem esse efeito. Com isso, eles também vão se retraindo e começam a causar dores incômodas que podem ser acompanhadas de cãibras.   As vantagens da massagem neste caso estão relacionadas ao fato de relaxar os músculos com os seus movimentos. O profissional especializado sabe inclusive identificar onde há mais tensão e se concentrar naquela zona. Normalmente, a tensão se acumula nos ombros, lombar e pés.    Os movimentos ativam a circulação sanguínea e o sistema linfático, agindo de forma terapêutica. O problema dessas dores é que podem evoluir e causar lesões. Por isso, é importante procurar sempre a massagem para relaxar o corpo.

2. Combate a depressão em paciente oncológicos

O tratamento de câncer é doloroso e estressante para os pacientes. Uma das vantagens da massagem é justamente agir para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.   Segundo um estudo com 1.300 pacientes com câncer, a massagem reduz náuseas, dor, cansaço, ansiedade e depressão. O ideal é que a massagem seja relaxante ou drenagem linfática, praticada por pelo menos 60 dias para que se possa ter todos esses benefícios.   Contudo, é claro que tudo deve ser monitorado e indicado pelo médico responsável de cada paciente. Quanto mais multidisciplinar o tratamento, melhor!

3. Ajuda no tratamento da infertilidade

Um dos motivos que pode dificultar a gravidez de um casal é o estresse. Por isso, a massagem relaxante é indicada para que possam reduzir o cortisol e, assim, melhorar a fertilidade da mulher.   Como a massagem favorece o sistema imunológico e reduz o nível de glicose, isso melhora a produção hormonal da mulher. Quem possui endometriose e síndrome do ovário policístico, por exemplo, sofre mais com os efeitos da dificuldade de engravidar. A massagem, portanto, é uma alternativa terapêutica.   Deve-se entender que a massagem não "cura" nenhuma condição que impede a gravidez. Ela colabora para liberar endorfina e melhorar o relaxamento do corpo e as condições favoráveis para engravidar.

4. Melhora a qualidade do sono

O que você prefere: dormir tenso e envolvido no estresse ou dormir com o corpo e a mente relaxados? Se optar pela segunda opção, então você realmente precisa entender as vantagens da massagem e como ela melhora a qualidade do sono.   Os efeitos positivos surgem principalmente a longo prazo, por isso é importante seguir na prática. Conforme o seu corpo vai recebendo estímulos para relaxar e ativando os hormônios do bem-estar, isso combate a insônia. Assim, quando deitar para dormir, o corpo e a cabeça estarão mais prontos para se desligar.

5. Diminui o inchaço e retenção de líquido

O inchaço no corpo, assim como a retenção de líquido, pode surgir por vários motivos. Em algumas pessoas está relacionado a doenças específicas e em outras ao estresse e falta de exercício físico, por exemplo.    As vantagens da massagem incluem principalmente a ativação do sistema linfático, como você conferiu acima. Por isso, a prática ajuda a liberar os líquidos que não estão saindo na quantidade certa do organismo. Ao fazer isso, você vai perceber logo em seguida uma diminuição do inchaço.

6. Ajuda a liberar toxinas do organismo

Ao liberar o líquido acumulado no organismo, a massagem também ajuda a mandar embora toxinas que podem afetar o bem-estar. A massagem relaxante e o shiatsu são os tipos mais indicados com essa finalidade, pois focam em movimentos fluidos.   E por que o seu corpo precisa liberar toxinas? Essas toxinas podem conter os radicais livres relacionados ao envelhecimento precoce, inflamações musculares e ao câncer, por exemplo.

7. Diminui o cansaço

A massagem é revigorante, não é verdade? Cada vez que os movimentos liberam os hormônios do bem-estar e felicidade, o seu corpo e a mente sentem-se renovados. Com isso, você também se sentirá mais disposto para viver a rotina.   Ter um corpo mais ativo ajuda a melhorar todas as funções do organismo. É por isso, inclusive, que muitas pessoas optam pela massagem ao final do dia, para acordarem renovadas no dia seguinte.

8. Melhora a flexibilidade

As vantagens da massagem incluem ainda uma melhora na saúde das articulações. Aliás, você deve saber que as articulações sofrem muito ao longo da vida e ajudam a sustentar o corpo, não é mesmo?   Os movimentos praticados na massagem passam também pelas articulações, o que melhora a flexibilidade. É por isso que a técnica é muito indicada de forma terapêutica para pessoas mais velhas ou com artrose.

Qual a frequência certa para obter as vantagens da massagem?

Uma das dúvidas gerais sobre as vantagens da massagem é qual a frequência certa para começar a sentir os efeitos positivos. É claro que isso dependerá da rotina e disponibilidade de cada pessoa, mas podemos ter uma ideia geral.   O mais indicado é o hábito de fazer pelo menos uma sessão de massagem de 60 minutos na semana. Se você estiver se recuperando de uma lesão, podem ser indicadas mais sessões. Se estiver se sentindo muito estressado, opte por no mínimo duas sessões.   É muito importante realizar a massagem somente com profissionais especializados. Para quem busca iniciar na área, o curso de Massagem Terapêutica e Relaxante da Namu é o mais indicado. Você aprende online as melhores técnicas e as vantagens da massagem para iniciar na carreira ou aplicar em si mesmo, em seus amigos e familiares. Confira!  


Recomendados
Massoterapia

Curiosidades sobre a massagem tântrica que você não sabia

Uma das principais curiosidades da massagem tân...

Massoterapia

Os 4 tipos de massagens ideais para casais

Tendências no setor de beleza, saúde e bem-esta...