fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Gerais » Massoterapia »

Massoterapia

Primeiros passos para quem deseja se tornar massoterapeuta

O massoterapeuta é o profissional que tem sob suas responsabilidades oferecer saúde e bem-estar às pessoas por meio de massagens terapêuticas e relaxantes. Por contribuir para o alívio de diversas condições físicas e psicológicas como dores musculares e articulares, estresse, ansiedade e depressão, é considerado o profissional do futuro.   Só para se ter uma […]
Equipe Namu
24/04/21
O massoterapeuta é o profissional que tem sob suas responsabilidades oferecer saúde e bem-estar às pessoas por meio de massagens terapêuticas e relaxantes. Por contribuir para o alívio de diversas condições físicas e psicológicas como dores musculares e articulares, estresse, ansiedade e depressão, é considerado o profissional do futuro.   Só para se ter uma ideia, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o segundo país mais ansioso do mundo. Outra pesquisa revela, no entanto, que 63% da população brasileira sofre com dores musculares. Já dados do IBGE mostram o crescimento da depressão no Brasil: atualmente mais de 16 milhões de adultos sofrem com a doença.   Sendo assim, fica fácil perceber a relevância do profissional de massoterapia para a sociedade. Por meio de manobras realizadas em diversas áreas do corpo humano, o massoterapeuta ajuda a aliviar os sintomas de estresse, ansiedade e depressão. Além disso, ajuda a melhorar a circulação sanguínea, a controlar a pressão arterial e fortalecer o sistema imune dos pacientes.   Mas, como se tornar um profissional de massoterapia? Onde atuar? A resposta para essas e outras perguntas você confere no artigo a seguir. Acompanhe.  

Primeiro passo para se tornar um massoterapeuta: investir em capacitação profissional

  Se você gosta de ajudar as pessoas a ter mais qualidade de vida e identificou na massoterapia uma oportunidade de fazer isso, a primeira atitude que você precisa tomar é investir em conhecimento.   Felizmente, no Brasil há várias instituições de ensino habilitadas a oferecer cursos de massoterapia ministrados pelos melhores profissionais do mercado. E graças aos benefícios das aulas online, mesmo que você não tenha muito tempo para se dedicar presencialmente a uma formação específica, poderá se tornar um ótimo profissional.   A Namu, maior plataforma digital de cursos online voltados para a saúde e bem-estar, é um bom exemplo disso. Através do seu curso Massagem Terapêutica e Relaxante ensina sobre os principais tipos de massagem e seus benefícios, bem como sobre as principais manobras da massagem relaxante e terapêutica.   Online e em vídeo, o curso é oferecido pela profissional Liliane Ribeiro, naturóloga, pós-graduada em acupuntura e especialista em fitoterapia. Ter aulas com uma professora qualificada e experiente na área é, sem dúvida, a melhor maneira de aprender técnicas de massagens confiáveis, para se tornar um massoterapeuta apto a atender vários clientes e suas diferentes necessidades.  

Adquira os materiais necessários

  Além de investir em capacitação profissional, quem deseja se tornar um bom massoterapeuta deve investir também nos materiais necessários para aplicar a técnica em terceiros, tais como:  
  • Óleos essenciais e vegetais;
  • Cremes para massagem profissional;
  • Kit de bambuterapia;
  • Álcool 70%;
  • Maca (ou mesa) para massoterapia;
  • Toalhas de banho e de rosto;
  • Lençol de papel (para a maca);
  • Cubetas e espátulas;
  • Cremes termoativados;
  • Avental;
  • Luvas e toucas descartáveis;
  • Velas aromáticas.
  Vale a pena destacar que esses são materiais básicos, ideais para você iniciar na profissão de massoterapeuta. Conforme for ganhando experiência e clientes, poderá investir em outros mais específicos.  

Aprofunde seus conhecimentos sobre aromaterapia

  Conforme você viu, a lista de materiais para quem deseja se tornar massoterapeuta inclui óleos essenciais e vegetais. Isso porque a técnica combina o poder da massagem com os princípios ativos desses produtos para oferecer aos pacientes benefícios físicos e mentais.   Tanto a massagem terapêutica quanto a massagem relaxante usam as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais para tratar dores articulares, musculares e promover o relaxamento mental. Para isso, no entanto, devem ser diluídos em óleos vegetais para que sejam devidamente absorvidos pela pele sem danos.   Mas como conhecer os princípios ativos dos óleos essenciais? Ainda, como aplicá-los de forma correta sobre a pele do paciente? Nesse caso, o melhor caminho é investir em aulas online de aromaterapia. Sob a orientação de profissionais qualificados, você vai aprender a tratar várias doenças e desconfortos do dia a dia de maneira natural.   Ao combinar ambas as disciplinas, certamente você se tornará um profissional muito mais preparado para enfrentar o mercado de trabalho e seus desafios. Ainda, poderá expandir a sua atuação no segmento de saúde, bem-estar e beleza, atendendo a uma grande variedade de pessoas.  

Escolha onde quer atuar

  Após os passos anteriores, é hora de escolher a sua área de atuação. Felizmente, o massoterapeuta possui várias opções de locais para colocar em prática o seu aprendizado. Entre os principais, podemos destacar:  
  • Clínicas de estética;
  • Hotéis e SPAs;
  • Academias de ginástica;
  • Centros esportivos;
  • Instituições de reabilitação física;
  • Hospitais;
  • Empresas de diferentes segmentos;
  • Como massoterapeuta domiciliar;
  • Consultório próprio.
  Para quem está dando os primeiros passos na profissão e ainda não tem uma carteira de clientes definida, trabalhar em parceria com clínicas, hotéis, hospitais, academias e demais empresas pode ser algo bem vantajoso. Afinal, esses locais já possuem seus próprios clientes e dessa forma, você poderá colocar em prática o seu aprendizado com mais facilidade.   Após ganhar experiência e fazer o seu nome no mercado, poderá trabalhar de forma autônoma. Nessa modalidade, você pode optar por atender os seus próprios clientes em domicílio ou em consultório próprio. Ou, quem sabe, nos dois.  

Opte por cursos que ofereçam certificação profissional e acessibilidade onde e quando quiser

  Por fim, mas não menos importante, sempre opte por cursos que oferecem certificação profissional. Até mesmo porque ela será exigida em todos os locais em que você for trabalhar, incluindo de forma autônoma. De igual forma, observe se há o oferecimento de materiais complementares, para que você possa revisar as aulas e aprofundar os seus conhecimentos sempre que precisar.   E caso tenha uma rotina corrida, não deixe de priorizar cursos acessíveis por dispositivos móveis também. No caso da Namu, todas as aulas online podem ser acessadas pelo celular, o que torna o aprendizado muito mais fácil, dinâmico e proveitoso. Assim, esteja você no ônibus, a caminho de casa, do trabalho ou da escola/faculdade, poderá acessar os conteúdos e se tornar um massoterapeuta de sucesso.    Gostou? Então conheça o curso de Massagem Terapêutica e Relaxante da Namu e dê os primeiros passos numa carreira promissora.     


Recomendados
Massoterapia

Curiosidades sobre a massagem tântrica que você não sabia

Uma das principais curiosidades da massagem tân...

Massoterapia

Os 4 tipos de massagens ideais para casais

Tendências no setor de beleza, saúde e bem-esta...