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Hábitos saudáveis: como começar a ter?

Chega de desculpas! Confira a seguir como começar a ter hábitos saudáveis e qualidade de vida
Da redação
03/08/20
Você vive se fazendo a promessa de adotar hábitos saudáveis em sua rotina, mas acaba desistindo no meio do caminho? Então o artigo de hoje é especialmente para você! Nele, você vai compreender que com simples atitudes é possível se livrar de problemas como estresse, insônia, falta de disposição e obesidade, além de outras doenças decorrentes de escolhas erradas. Continue acompanhando e descubra tudo!

Quais são os principais hábitos saudáveis?

A princípio, hábitos saudáveis podem ser definidos como atitudes rotineiras que promovam a saúde e o bem-estar físico e mental de um indivíduo. Assim, eles podem ser separados em categorias diferentes:

Alimentação equilibrada

Sem dúvida uma das atitudes mais benéficas tanto para o corpo quanto para a mente é adotar uma alimentação equilibrada. Afinal, ela é a responsável por garantir o bom funcionamento do organismo, através do fornecimento de todos os nutrientes necessários. hábitos saudáveis Também chamado de cardápio funcional, ele oferece vários benefícios à saúde e engloba os ingredientes a seguir:
  • Frutas;
  • Verduras;
  • Vegetais;
  • Carnes;
  • Grãos;
  • Laticínios.
Como resultado, você tem o seu sistema imunológico fortalecido, o que é importante para prevenir doenças e minimizar os efeitos de outras.

Atividades físicas

Já quanto às atividades físicas, muito embora elas estejam relacionadas à perda de peso, elas também aliviam o estresse, a ansiedade e combatem várias outras doenças, principalmente as cardiovasculares. Além disso, elas proporcionam flexibilidade, facilitando a execução das atividades rotineiras. Nesse cenário, os exercícios mais indicados são os aeróbicos, pois trabalham todo o organismo ao mesmo tempo. Além disso, são excelentes para aumentar o condicionamento físico e a capacidade pulmonar, fatores de extrema importância para uma vida saudável. Algumas sugestões de exercícios bacanas para realizar em sua rotina são:
  • Caminhada;
  • Corrida;
  • Dança;
  • Pular corda;
  • Prática de esportes como futebol, vôlei, futsal, handebol, tênis e basquete.
Além dos exercícios aeróbicos listados acima, tanto o yoga quanto o pilates também são extremamente recomendados para todos aqueles que desejam adotar hábitos saudáveis. Até mesmo porque eles trabalham o corpo como um todo, auxiliando, inclusive, na redução do estresse e da ansiedade.

Não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas

De acordo com o Ministério da Saúde, não fumar e não beber também fazem parte da lista de atitudes que contribuem para a longevidade. E, assim como as demais atitudes positivas, essas duas também evitam uma série de doenças e ajudam a ter mais disposição no dia a dia.

Hábitos saudáveis: 5 dicas para trazê-los para a sua rotina

Mas, depois de tanto tempo fazendo escolhas erradas, como adotar hábitos saudáveis? Confira a seguir algumas dicas simples para introduzi-los no seu dia a dia. Confira.

1. Tente criar uma rotina de horários

Para que a sua atitude positiva se torne um hábito, é necessário primeiramente criar uma rotina de horários. E isso se aplica à alimentação, à prática de exercícios físicos e, além disso, ao horário de dormir. Com isso, seu corpo começará a sentir fome em horários específicos, bem como ansiar por aquele momento de exercícios. Desse modo, fica muito mais simples tornar os hábitos intrínsecos ao seu cotidiano, sem que seja um grande sacrifício realizá-los diariamente.

2. Procure dormir bem

Para quem não sabe, uma boa noite de sono também faz parte dos hábitos saudáveis que devemos inserir em nossa rotina para viver com mais qualidade. Até mesmo porque é durante o sono que o organismo se revigora, descansa e adquire energia para enfrentar mais um dia. Além disso, a privação do sono também provoca o aumento do cortisol, mais conhecido como hormônio do estresse. E é justamente por isso que quando você não dorme direito você fica cansado, desconcentrado e de mau humor o dia inteiro. Mas, como ter uma boa noite de sono afinal? Nesse sentido, a higiene do sono pode ser uma boa ideia. Trata-se, na realidade, de uma rotina pré-sono, que incluem justamente a adoção de um horário fixo para deitar-se, além de outras práticas importantes. Clique aqui e descubra o que é higiene do sono.

3. Enxergue a sua rotina como autocuidado

Ter hábitos saudáveis costuma ser visto como algo chato, uma espécie de empecilho para realizar aquilo que realmente desejamos e comer o que gostaríamos. No entanto, essa visão é extremamente prejudicial para a criação de uma rotina adequada. Além disso, na maioria das vezes funciona como uma autossabotagem do novo objetivo. Sendo assim, é necessário mudar o mindset e enxergar essa mudança de vida como um ato positivo e de autocuidado. Com isso, o seu cérebro deixará de trabalhar contra as alterações e até mesmo lhe ajudará a se manter firme na nova rotina. Desse modo, todo o processo de realização de exercícios e mudanças no cardápio será muito mais simples, rápido e satisfatório.

4. Não leve trabalho para casa

Muito embora essa dica seja difícil para algumas pessoas, ela é extremamente essencial para a manutenção da saúde e do bem-estar. Afinal de contas, o estresse no trabalho é apontado como uma das causas de doenças cardiovasculares e transtornos mentais. Portanto, ao chegar em casa, procure desligar a sua mente de tudo o que estiver relacionado ao trabalho. Além disso, nunca misture os passatempos pessoais com as obrigações profissionais.

5. Invista em aulas online sobre alimentação, saúde e bem-estar

Por fim, se com todas as dicas anteriores você ainda estiver com dificuldades de inserir hábitos saudáveis em sua rotina, aulas online do Namu sobre saúde e bem-estar podem ser bem úteis. Até mesmo porque, ministradas por profissionais especializados, elas possuem didática facilitada e material de estudo complementar. Além disso, por serem online, permitem que você faça escolhas mais conscientes sem sair de casa, seja através do computador, tablet ou TV com acesso à internet. Além disso, muito em breve o Namu também disponibilizará aos seus alunos um aplicativo de celular. Dessa forma, você terá reunidas em um único lugar soluções online para o corpo e para a mente, que envolvem aulas de yoga, meditação, atividades físicas e várias receitas saudáveis. Assim, além de não precisar ter inúmeros apps instalados em seu smartphone, ainda poderá alcançar o equilíbrio entre corpo e mente de onde estiver. Gostou? Então clique aqui e se inscreva para acompanhar o lançamento do aplicativo Namu e ter acesso a todos os benefícios em primeira mão.

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