fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Meditação » Gerais

Gerais

Anapanasati e meditação anapana para crianças

Aprender a técnica anapanasati de atenção plena na infância pode trazer inúmeros benefícios
Da redação
27/09/19

Você sabia que a técnica de anapanasati (ou meditação anapana) pode ajudar seus filhos, sobrinhos, netos e as crianças em geral a se acalmarem e a se concentrarem de um jeito saudável e natural?

Esse tipo de meditação também as auxilia a compreender como funcionam suas mentes, lidar com os medos, as ansiedades e as pressões da infância e da adolescência. Dessa forma, elas adquirem maior domínio sobre suas atitudes, impulsos e ações.

A anapanasati implanta um interesse saudável na autointrospecção e pode ser uma oportunidade de exploração da mente, com todas as faculdades, habilidades e complexidades ocultas.

O momento ideal para iniciar os primeiros passos da anapana é na infância, a partir de oito anos de idade.

Nesta matéria especial, você vai entender como funciona a técnica de meditação anapana e seus benefícios para a saúde física e mental das crianças. Continue a leitura!

O que é anapanasati?

Anapana (ou anapanasati) é uma técnica de meditação feita pela observação da respiração natural, tal como o ar entra e sai dos pulmões.

ANA significa inspirar, APANA expirar e SATI significa consciência. A técnica ajuda a desenvolver a concentração e é muito diferente de outras técnicas baseadas na regulação artificial da respiração.

Não há rituais envolvidos e nem um formato sectário. Por essa razão, a prática pode ser feita por pessoas de todas as idades, condições, religiões (ou sem religião) e diferentes partes do mundo.

A anapanasati é o primeiro passo na prática da meditação vipassana, que significa ver as coisas como realmente são. A vipassana é uma das mais antigas técnicas de meditação da Índia.

benefícios do mindfulness em escolas

Anapana vipassana

A vipassana, de onde a anapanasati é originada, é uma forma de meditação da linha do budismo theravada, que se caracteriza, essencialmente, pela concentração profunda e observação das sensações do corpo.

Existe, atualmente, uma forma alternativa com foco na prática independentemente da religião.

Na vipassana, não há nenhum tipo de visualização, mantra, movimento ou simbolismo corporal específico. Seu cerne é a percepção, ou seja, “ver as coisas como elas são”. É uma técnica que busca a purificação por meio da auto-observação.

A prática foi redescoberta por Buda Gotama há mais de 2500 anos e ensinada como um remédio universal para males da mente, tal como o sofrimento.

A técnica visa à erradicação das impurezas mentais e a resultante suprema felicidade da liberação completa.

Como aprender anapanasati?

A observação da respiração é o objeto ideal para meditação anapana, porque ela está sempre disponível e é democrática. Basta observar a respiração natural, tal como acontece. É objetiva, científica e simples de aprender. Além disso, pode ser praticada em qualquer lugar, sozinho ou em grupo.

Anapanasati é uma religião?

A técnica da meditação anapana não é religiosa. Pessoas de todas as formações religiosas ou de nenhuma religião podem participar sem necessidade de qualquer conversão.

Apesar de a técnica ter sido redescoberta e ensinada por Buda Gautama, ela não é uma prática exclusivamente budista. O comportamento ético é a base dessa técnica.

Curso de anapana 

É possível aprender as técnicas da meditação anapana (anapanasati), como a ensinada por Sathya Narayan Goenka, em centros de meditação em todo o mundo.

S. N. Goenka é a principal referência atual dos ensinamentos de vipassana que seguem a tradição de Sayagyi U Ba Khin, seu professor.

Foi um importante professor de vipassana no século XX e seus ensinamentos, por mais de 40 anos da técnica, espalharam-se em mais de 100 centros de meditação no mundo.

Milhares de cursos de anapanasati são conduzidos exclusivamente para crianças em todo o mundo. Esses cursos são divididos em crianças de oito a 12 anos e adolescentes de 13 a 16 anos.

Os cursos de meditação anapana duram até três dias. Durante o curso, instruções de meditação são dadas por S. N. Goenka em gravações de áudio e de vídeo.

Anapana vipassana no Brasil

Há centros de meditação vipassana no Brasil. O Dhamma Santi em Miguel Pereira, no Rio de Janeiro e Dhamma Sarana em Santana de Parnaíba, em São Paulo.

Em Brasília, Paraná e Minas Gerais os cursos de vipassana de dez dias ocorrem em locais alugados, chamados "locais fora de centro", que recebem as atividades por um período específico.

Cursos de vipassana

O primeiro contato de um adulto com essas técnicas de meditação precisa ser  em um retiro de dez dias, sendo três dias dedicados à técnica anapanasati e os restante à técnica vipassana.

No método criado pela Escola Goenka, nos dez dias são ensinados, de forma sistematizada, os passos para o desenvolvimento correto da vipassana, depois o aluno deve continuar por conta própria.

Para iniciar na prática, o interessado participa de um retiro em um dos centros de meditação vipassana espalhados pelo mundo. Lá, ele aceita o compromisso de se dedicar integralmente à técnica durante o período de retiro, procurando ficar no local por todo o tempo proposto.

O retiro começa de madrugada, dura o dia todo, com pausas para o café da manhã, o almoço e o chá da tarde. As atividades se encerram por volta das 21h00. Na rotina diária há meditações em grupo, momentos de meditação individual e, a partir de determinada etapa, momentos chamados de adithana (firme determinação), onde o praticante se esforça em permanecer por uma hora meditando sem se mover.

Alunos antigos podem fazer cursos mais rápidos. Nesses sites dos centros de meditação vipassana do Rio de Janeiro e de São Paulo é possível encontrar informações sobre a agenda, a localização e os contatos de cursos para crianças, adolescentes e adultos.

Curso de meditação online

Para iniciar a prática anapanasati é importante procurar os centros de vipassana mais próximos de você. Entretanto, esse não é o único modo de aprender meditação. Há outros tipos que você pode experimentar hoje mesmo com suas crianças.

Quer saber mais? Confira o nosso curso online de mindfulness: meditação em movimento com a doutora Tamara Russel. Você pode adquirir agora, estudar e praticar onde e quando quiser!


Recomendados
Meditação

5 exercícios para relaxar no home office

O super aplicativo app Namu possui mais de 240 ...

Mindfulness

Dicas para quem está iniciando na meditação

O caminho para quem está iniciando na meditação...