fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Meditação »

Meditação

Aplicativo de meditação: qual o mais completo?

Aplicativo de meditação te permite tratar o estresse e ansiedade por meio da tecnologia. Conheça o mais completo do mercado
Da redação
23/10/20
Prática milenar, a meditação acalma a mente e oferece vários outros benefícios. Entre eles, destacam-se a melhora da qualidade do sono, a redução dos sintomas de ansiedade e estresse e o controle da pressão sanguínea. E graças aos avanços tecnológicos, é possível praticar a atividade com o auxílio de um aplicativo de meditação. Eles oferecem programas de meditação conforme seus objetivos e preferências e te ajudam a relaxar com apenas alguns cliques na tela do celular. E o mais legal disso tudo é que com eles você pode meditar onde estiver e quando quiser. Assim, poderá cuidar da sua saúde emocional em casa, no trabalho, na faculdade ou até mesmo em um transporte público. Basta acessar os conteúdos e praticar. Mas, dentre todos os apps de meditação, qual é o mais completo do mercado? De fato, existem inúmeras opções nas lojas de aplicativos. Alguns oferecem meditação guiada, enquanto outros, Mindfulness. Além desses, há aqueles que disponibilizam conteúdos na forma de tema, ou seja, para tratar o estresse, a ansiedade, foco e autoestima, por exemplo. Com tantos disponíveis, então qual escolher? Caso você esteja se fazendo essa pergunta, a resposta é bem simples: opte por aquele que reúna várias modalidades de meditação. Isso porque alguns tipos de meditação são mais voltados a iniciantes, enquanto outros, são recomendados para quem já tem algum conhecimento sobre a prática. Então, saiba que a escolha certa muito pode influenciar na sua concentração.

Super App Namu, o aplicativo de meditação mais completo do mercado

Diferentemente dos aplicativos de meditação já disponíveis, o Super App Namu é o único do mercado que oferece um programa completo de meditação. Com ele, você vai poder praticar Mindfulness, Meditação Zazen, Yoga Nidra e Meditação Samatha, além do Cultivo do Equilíbrio Emocional. Elaborado em parceria com profissionais altamente qualificados, esse aplicativo de meditação também oferece trilhas de atividades que orientam a quantidade de dias da semana que você deve praticar e desafios, que unem atividades de categorias diferentes baseado nos seus objetivos, para que você possa trabalhar corpo, mente e alimentação em conjunto. Gostou? Então conheça um pouco sobre cada modalidade de meditação desse app de celular.

Mindfulness

Embora seja baseada nos ensinamentos do Budismo Tibetano, a meditação Mindfulness independe de religião e por esse motivo, pode ser praticada por todos. Aliás, essa é uma prática que tem caráter científico, já que é usada terapia clínica complementar para tratar transtornos de ansiedade, depressão e estresse de centenas de milhares de pacientes.   A princípio, Mindfulness significa atenção plena e consiste em fazer com que você foque sua atenção para o presente, ou seja, para aquilo o que está fazendo em um determinado momento. Nesse sentido, ela é um ensinamento para desligar o piloto automático e executar tarefas rotineiras como escovar os dentes e almoçar, por exemplo, de forma consciente. Ou seja, a técnica Mindfulness é basicamente um convite para viver a experiência presente, sem distrações. O que você ganha com isso? Foco, concentração e uma maior conexão consigo mesmo. Afinal, ao prestar atenção no que está fazendo, você esquece os acontecimentos do passado e deixa de criar expectativas para o futuro. Dessa forma, passa a ter um domínio maior sobre o seu corpo, mente e emoções, o que contribui significativamente para o seu bem-estar. Conforme você vai evoluindo na prática, começa a fazer escolhas mais conscientes para si. Dessa forma, aquele hábito de comer verificando as notificações do celular ou assistindo a TV deixam de fazer parte da sua rotina. Embora pareçam normais, essas atitudes são meros mecanismos de distração que impedem que você tenha uma vida mais produtiva. Mas, graças à tecnologia é possível treinar a mente para estar presente em todas as tarefas realizadas, por meio de um aplicativo de meditação.

Meditação Zazen

Já a meditação Zazen reúne técnicas fundamentadas no budismo. Seu nome significa sentar em zen, um tipo de meditação. Porém, ao contrário do que se imagina, a meditação Zazen busca desconstruir a ideia de se concentrar por meio do foco em um objeto específico.  Na verdade, essa modalidade é um convite a desapegar dos pensamentos. Embora na tentativa de se concentrar é inevitável que eles surjam, na meditação Zazen o praticante é convidado a observá-los, mas sem embarcar em nenhum deles. Trata-se, na verdade, de buscar a quietude da mente em meio a um milhão de pensamentos e ideias. Por causa disso, essa modalidade meditativa proporciona relaxamento, tranquilidade e te ajuda a reagir de forma positiva aos diversos acontecimentos do dia a dia. Isso porque ela te conecta ao seu eu interior de forma profunda e dessa forma te ajuda a compreender o que te deixa estressado. Assim, fica mais fácil evitar determinadas situações ou tratá-las com mais leveza.

Yoga Nidra

Diferentemente das práticas meditativas citadas anteriormente, o Yoga Nidra desperta a consciência do praticante. A prática também é conhecida como Sono do Yoga, já que proporciona um relaxamento profundo. Para alcançar o relaxamento, a sua mente tem que passar por três níveis de consciência, o estado desperto, o sonho e o sono profundo. No primeiro nível, ainda acordado, você usa a consciência, a inconsciência e a subconsciência. Já ao atingir o estágio do sonho, utiliza apenas os níveis subconsciente e inconsciente. Por fim, no nível do sono profundo, você usa apenas o subconsciente da sua mente, em que não há lembranças ou pensamentos. É dormir estando acordado, ou vice e versa. O fato é que ao atingir o estado Yoga Nidra, você obtém os seguintes benefícios:
  • Controle da pressão arterial;
  • Melhora da qualidade do sono;
  • Redução do estresse e da ansiedade;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Combate a doenças cardiovasculares;
  • Equilíbrio entre corpo e mente;
  • Quebra de bloqueios mentais.
Tamanha complexidade da prática, pode até parecer impossível praticar o Yoga Nidra com a ajuda de um aplicativo de meditação, não é mesmo? No entanto, com as instruções de profissionais especializados a prática se torna muito fácil. Vale a pena conferir.

Meditação Samatha

Por fim, o Super App Namu oferece ainda a Meditação Samatha, uma técnica que busca a concentração sem distrações. Ela tem como objetivo principal acalmar a mente e livrá-la de condições que impedem que o praticante alcance a serenidade, tais como:
  • Preocupações excessivas;
  • Preguiça;
  • Dúvida;
  • Má vontade.
Para praticar, você precisa se concentrar em um único objeto, considerado o primeiro nível dessa modalidade meditativa. Logo depois, vem o segundo estágio, chamado de concentração de acesso. Ele busca eliminar de forma temporária os cinco impedimentos acima. Já o último estágio refere-se à completa imersão da mente e a compreensão dos fatores que impedem uma mente calma e pacífica. Semelhantemente ao Yoga Nidra essa é uma técnica meditativa mais complexa, que requer a ajuda de um profissional especializado e experiente. Portanto, conte com o Super App Namu, o único aplicativo de meditação elaborado em parceria com professores de yoga referência no Brasil. Clique aqui e saiba mais sobre o aplicativo de meditação mais completo do mercado.

aplicativo de meditação


Recomendados
Meditação

5 exercícios para relaxar no home office

O super aplicativo app Namu possui mais de 240 ...

Mindfulness

Dicas para quem está iniciando na meditação

O caminho para quem está iniciando na meditação...