fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Meditação » Zen e Zazen

Meditação

Budismo zen e meditação

Quando a meditação é desenvolvida no budismo zen, proporciona tranquilidade, bem-estar e resposta a qualquer situação do dia a dia
Da redação
19/12/19

Que tal conhecer o budismo zen pelas palavras de uma das monjas mais queridas do Brasil?

Nesta entrevista, Monja Coen fala dos princípios filosóficos do zen budismo, sua história e ensinamentos para a vida cotidiana. Confira mais logo abaixo:

“Existem cinco preceitos que são comuns a todas as ordens religiosas, tanto para leigos quanto para monásticos, que são não matar, não roubar, não abusar da sexualidade, não mentir e não negociar intoxicantes”, declara a mestre.

Dentro da tradição, o fundador da ordem coloca o refúgio nas três joias como parte dos preceitos: eu retorno e me abrigo em buda (ser iluminado); retorno e me abrigo no dharma (lei verdadeira); e retorno e me abrigo na sangha (comunidade).

como praticar budismo zen

Para Coen, preceitos também significam vida ética. E ética significa fazer o bem pelo bem.

Nesta entrevista, Coen apresenta a técnica de meditação e os objetivos da prática. “Na nossa ordem, dizemos que a meditação é o portal principal. Não significa que não haja outras entradas, mas nós dizemos que o portal principal é a meditação”, declara.

Para a mestre, todo o ser humano é capaz de meditar, seja oriental ou ocidental.

Meditação no budismo zen

Você gostaria de saber como meditar segundo os ensinamentos do budismo zen, mas não sabe por onde começar, ou talvez ache muito complicado?

Não se preocupe: neste vídeo, Monja Coen ensina a técnica de meditação zen budista passo a passo, de forma rápida e dinâmica. Confira logo abaixo:

O que é zazen na meditação budista?

O zen e o zazen é um conjunto de técnicas cuja prática é a base primordial de todas as linhas de budismo, inclusive o budismo zen.

Todas elas têm como meta final a iluminação. Buda, ao longo de sua vida, vivenciou essas técnicas de meditação antes de chegar à iluminação.

Zazen é a forma fundamental de meditação da prática zen budista. É uma espécie de estudo do eu.

Seus praticantes buscam imitar os caminhos percorridos por Buda e acabam estudando a si mesmos. Essa prática se baseia no "pensar em não pensar", isto é, ela busca esvaziar a mente e libertá-la de distrações.

Fundamentos do budismo zen

É impossível contar os fundamentos do zen budismo e do zazen sem antes remeter à história de seu fundador: Buda (sec. 4 a.c.), que atingiu a iluminação por meio da meditação.

Os ensinamentos registrados em textos do Sutta Pitaka versam das técnicas de meditação budista e do caminho de libertação do sofrimento humano.

Pelos ensinamentos de Buda, todo o sofrimento humano resulta das formas de apego e aversão.

A instabilidade da mente cria infinitos padrões de reação a tudo que vivemos, raramente vivenciamos o presente.

A meditação acalma a mente e se torna um terreno fértil para o cultivo do estado de equanimidade

Manter-se equânime, ou seja, consciente da impermanência de tudo que existe, nos permite a libertação do sofrimento.

Curso online de meditação

Gostou de conhecer a prática e os fundamentos da meditação do budismo zen pelas palavras de Monja Coen? Você pode praticar agora mesmo pelas suas instruções. Entretanto, essa não é a única forma de praticar meditação.

Confira agora os cursos online de meditação do Namu, em especial a meditação mindfulness em movimento com a doutora Tâmara Russell. Você certamente vai adorar. Adquira e pratique onde e quando quiser.


Recomendados
Meditação

5 exercícios para relaxar no home office

O super aplicativo app Namu possui mais de 240 ...

Mindfulness

Dicas para quem está iniciando na meditação

O caminho para quem está iniciando na meditação...