fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Meditação » Gerais

Gerais

Como funciona a meditação guiada?

Você já tentou meditar, mas teve dificuldades para se concentrar? Então conheça a meditação guiada e seus benefícios para a sua saúde física e mental.
Da redação
09/09/20
Você já ouviu falar em meditação guiada? Sem dúvida essa é uma prática que oferece vários benefícios, principalmente para quem quer ter mais calma e concentração. Aliás, por causa de uma rotina cada vez mais corrida e agitada, principalmente nos grandes centros urbanos, essa prática tem sido cada vez mais procurada pelas pessoas. E foi justamente pensando no seu bem-estar é que fizemos o artigo a seguir. Nele, você saberá tudo sobre a meditação guiada, o que é, como funciona e formas de praticar. Assim, você vai conseguir equilibrar corpo e mente e aproveitar todos os benefícios da atividade. Acompanhe.

O que é meditação guiada?

Para quem não sabe, a meditação guiada é uma prática que tem o objetivo de ajudar as pessoas a alcançarem o equilíbrio físico e mental através do relaxamento profundo. No entanto, diferentemente dos outros tipos de meditação, nesse caso há o acompanhamento de um guia, que estimula a concentração do praticante. Inclusive, esse guia tanto pode ser uma pessoa quanto pode ser uma música, instruções em áudio ou até mesmo um texto. O fato, é que com essa modalidade meditativa atingir os níveis elevados de concentração é muito mais fácil. Por isso, ela é recomendada para todos aqueles que desejam dar os primeiros passos na meditação.

Como funciona a meditação guiada?

É importante ter em mente que a meditação guiada consiste em exercícios de relaxamento, meditação e alongamentos. De forma geral, trata-se de uma série de práticas para desligar seus pensamentos, controlar as ações do corpo e também suas emoções. Isso tudo é feito com a orientação do guia que explicará todos os passos que você precisa dar em cada exercício. O yoga, por exemplo, é uma das práticas milenares que geralmente são combinadas com a meditação. Contudo, ela não é a única. Além dela, há também a entoação de mantras e técnicas de respiração. E caso você tenha uma rotina muito agitada, não se preocupe. Afinal, com no máximo 10 minutos por dia você consegue equilibrar o seu corpo e a sua mente com a meditação guiada.  Assim, poderá praticar todos os dias e beneficiar a saúde física e mental.

Como praticar a meditação guiada?

Uma das melhores formas de praticar a meditação guiada é através de aulas online. Nessa modalidade, você não precisa se deslocar até um estúdio de meditação ou yoga para obter todos os benefícios físicos e emocionais da prática. Através de um computador ou tablet conectados à internet, você poderá acessar os exercícios sempre que quiser.
Dessa forma, você será acompanhado por um especialista na prática, que irá orientá-lo sobre os melhores caminhos para atingir a concentração ou a atenção plena. A partir disso, será muito mais fácil conquistar o autoconhecimento e a paz interior.
Mas, para que isso seja possível, é preciso seguir alguns passos importantes, tais como:

Escolha um ambiente adequado

Em primeiro lugar, é preciso que você escolha um local tranquilo para que consiga fazer a sua meditação de forma adequada. É preciso escolher um ambiente silencioso, com boa circulação de ar e, se possível, entrada de luz natural.

Crie uma rotina com dias e horários para meditar

O segundo passo para aproveitar os benefícios da meditação guiada é criando uma rotina de exercícios. Escolha dias e horários que seja possível tirar para fazer sua prática. Se a sua agenda for bastante agitada, basta apenas alguns minutos para meditar.

Sinta a sua respiração

Além dos passos anteriores, também é muito importante que você consiga deixar sua cabeça leve e seu corpo relaxado. Para isso, procure respirar e inspirar lenta e profundamente, além de seguir os exercícios de esvaziamento de sua mente dados pelo guia.

Tenha hábitos saudáveis

Ademais, saiba que adotar uma alimentação equilibrada e fazer exercícios físicos regularmente também são práticas aliadas da meditação guiada. Até mesmo porque de nada adianta cuidar do emocional e não cuidar do corpo, não é mesmo? Sendo assim, invista em alimentos naturais e com alto teor de nutrientes. Além disso, escolha uma atividade que goste de fazer e coloque-a em prática. Não gosta de academia? Então que tal fazer uma caminhada, ou então, uma aula online de pilates? Felizmente, há atividades para todos os gostos e algumas delas, inclusive, você pode conferir neste artigo.

A meditação guiada em prol da saúde mental

Atualmente é fundamental buscar alternativas para preservar a saúde tanto física quanto mental. Nesse sentido, a meditação guiada também surge com uma ótima resposta. Isso porque contribui para o desenvolvimento de emoções e pensamentos positivos. Aliás, essa é uma prática bastante positiva, que libera substâncias como a endorfina, mais conhecida como hormônio do bem-estar. Como resultado, temos o controle de condições físicas e psicológicas, tais como:
  • Melhora da qualidade do sono;
  • Diminuição de dores e de sensação de cansaço;
  • Maior assertividade em sua tomada de decisões;
  • Melhora da capacidade respiratória;
  • Maior poder de concentração;
  • Desenvolvimento do autoconhecimento;
  • Mais facilidade em lidar com os desafios do dia a dia;
  • Redução do estresse e da ansiedade;
Se você chegou até aqui é porque certamente percebeu que a meditação guiada pode ser uma grande aliada da sua saúde física e mental, não é mesmo? Mas, onde praticar afinal? Conforme mencionamos anteriormente, uma das alternativas é por meio de aulas online, que podem ser acessadas através de um computador ou tablet conectados à internet. Porém, você pode também contar com a facilidade dos apps de celular, como o aplicativo do Namu. Ele reúne em um único lugar várias soluções para o corpo e para a mente, como meditação guiada, yoga, pilates, aulas de gastronomia saudável entre tantas outras. Assim, você não precisará mais de um aplicativo em seu celular para cuidar de si mesmo. Gostou? Então clique aqui e saiba mais sobre a solução integrada do Namu para o seu bem-estar!

Recomendados
Meditação

5 exercícios para relaxar no home office

O super aplicativo app Namu possui mais de 240 ...

Mindfulness

Dicas para quem está iniciando na meditação

O caminho para quem está iniciando na meditação...