fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Meditação » Gerais

Gerais

Conheça 8 benefícios da meditação e se surpreenda

A prática é ótima para diminuir o estresse, aumentar a concentração e melhorar a imunidade do organismo.
Da redação
24/06/16
Com o dia cada vez mais corrido, é muito fácil se aborrecer ou viver sob estresse. É aí que entra uma prática milenar que pode melhorar tanto o seu dia a dia quanto a sua vida como um todo: a meditação. Além de ser uma prática que não ocupa muito tempo, os benefícios da meditação são imensos. Para contar com as vantagens dessa prática, basta meditar diariamente por, pelo menos, 10 minutos. Sendo assim, elaboramos este artigo com 8 benefícios da meditação que vão te surpreender. Confira!

Diminuição do estresse

Quando o corpo entra em um estado de relaxamento profundo por meio da meditação, há uma diminuição instantânea do estresse. Além dessa vantagem, os benefícios da meditação não param por aí quando o assunto é estresse. Ela também é capaz de evitar e prevenir qualquer tipo de esgotamento que apareça futuramente.

Equilíbrio emocional

Com a prática da meditação o corpo vai esvaziando as memórias e sentimentos que um dia trouxeram algum malefício para sua saúde ou para a sua vida. A meditação profunda traz uma sensação de liberdade e acaba com as amarras do passado, oferecendo um equilíbrio emocional ao praticante.

Aumento da fertilidade

Há uma relação grande entre o estresse e a infertilidade. Ao diminuir o estresse, a meditação promove um aumento da fertilidade, tanto masculina quanto feminina. Mulheres mais relaxadas têm maior probabilidade de engravidar; já, nos homens, a contagem dos espermatozoides aumenta.

Melhora da imunidade

O estado de relaxamento que a meditação proporciona faz com que a imunidade aumente. Isso ocorre porque há um relaxamento muscular progressivo que combate diversas doenças — inclusive o câncer.

Aumento da concentração

A meditação é um excelente exercício de concentração e esvaziamento da mente, seja ela monitorada ou não. Um dos benefícios da meditação é que o praticante leva para sua rotina essa concentração exigida na hora da prática.

Diminuição da pressão arterial

Os hormônios causadores do estresse estão diretamente ligados aos problemas de alta pressão arterial. A prática da meditação causa a redução das taxas desses hormônios no organismo e, consequentemente, há a diminuição da pressão arterial.

Menor incidência de insônia

Já sabemos que a insônia é causada pela ansiedade, pelas preocupações do dia a dia e, também, pelo estresse. Com a prática da meditação, todos esses causadores da insônia desaparecem! Sendo assim, meditar diminui radicalmente a incidência da insônia.

Transformação pessoal

Um dos benefícios da meditação que deve ser encarado como uma vantagem no longo prazo, é a transformação pessoal real e saudável. O autoconhecimento que a meditação proporciona é a fonte dessa transformação pessoal. Sendo assim, a prática dessa atividade permite que você encontre as respostas que tanto busca. Meditar é um ato de amor próprio. Com a prática diária, muitas mudanças vão ocorrer, e seus dias serão cada vez melhores e mais leves. A tão sonhada paz interior pode ser alcançada com a meditação, mas não adianta fazer um dia e querer transformações de forma rápida! Lembre-se que os benefícios da meditação são gradativos. Para que possa aprender mais sobre meditação, a plataforma NAMU Cursos lançou uma série de aulas sobre o assunto. No curso Hatha vinyasa yoga e a meditação em movimento você trabalhará as contrações, purificações e a respiração, além de técnicas de concentração para auxiliar o processo de meditação.

Recomendados
Meditação

Mindfulness: meditação contra a obesidade

As técnicas de mindfulness têm sido empregadas ...

Gerais

Saulo Fong: benefícios da meditação

Uma explicação clara dos benefícios da meditaçã...

Cristã

Meditação cristã: como surgiu e como praticar

Meditar sobre a vida de Jesus é um fio que liga...

Gerais

Músicas para meditar: Os benefícios da música na meditação

Os sons podem agitar ou relaxar o organismo, tu...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *