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Insegurança: como a meditação pode te ajudar nesses momentos

Quer saber como meditar pode te ajudar em momentos de insegurança? Clique no link e confira algumas técnicas.
Da redação
04/09/19

Conviver diariamente com o sentimento de insegurança é um grande peso. Quando a dúvida sobre a sua capacidade e merecimento pairam sobre a cabeça, ela se torna uma grande inimiga da realização pessoal e do desenvolvimento. 

O medo do fracasso, da rejeição, de se frustrar ou falhar são sentidos com frequência por pessoas inseguras. 

Essa insegurança pode vir para muitos como resultado de algum problema, para outras como medo da falha ou ausência de sentir-se segura e protegida.

Mas ao permitir que esse sentimento tome conta de você, ele passa a afetar decisões e ações onde grandes oportunidades podem ser perdidas.

Você se identificou com esses sintomas? Caso a insegurança já venha te acompanhando há algum tempo, existe algo que podemos sugerir para tratar desse sentimento de inferioridade: A meditação

meditar ajuda na insegurança

Os benefícios da meditação para lidar com insegurança 

A meditação traz inúmeros benefícios para o seu corpo, bem-estar e saúde mental, e além de também aumentar o nosso poder de enxergar as coisas de forma mais positiva, reduzindo os sintomas da depressão.

Quando a prática da meditação é diária os benefícios logo são percebidos, inclusive nas emoções, entre elas uma significativa diminuição do estresse e ansiedade.

Por isso é a melhor hora para mentalizar exatamente aquilo que queremos alcançar e o que gostaríamos de descartar, nesse caso, a insegurança. 

Consegue perceber como alguns exercícios de meditação podem te ajudar a lidar com a insegurança? Nós vamos te ajudar com algumas dicas de ouro!

Exercícios de meditação contra a insegurança

Meditar de olhos abertos 

Meditar de olhos abertos exige uma grande prática de concentração, visto que a maioria dos estímulos visuais podem nos distrair. 

Pode ser difícil no início, mas valerá a pena quando você precisar tirar alguns minutos em um dia estressante, para pensar com mais clareza em um local com muitas pessoas em volta. 

Pratique tentando perceber o espaço ao seu redor e se conectar com a sua respiração.

Meditar antes do trabalho 

Se a sua insegurança aparece no trabalho você pode começar a meditar antes de sair de casa. Só tomará alguns minutos da sua manhã, mas trará um dia inteiro de tranquilidade e foco. 

Pode ser que a sua mente receba uma carga de sentimentos cheios de tensão, ansiedade e estresse, mas não tem problema, o objetivo é que você aprenda a lidar com eles, não apenas durante a meditação mas também ao longo do dia. 

Meditação Mindfulness 

A técnica de Mindfulness tem como objetivo que você tenha uma vida mais tranquila e tenha atenção plena. Suas técnicas podem aumentar a sua atividade cognitiva. 

A definição dessa técnica é basicamente a habilidade de saber o que está acontecendo na sua mente em todos os momentos, sem se deixar levar por isso. 

Essa prática é sugerida para as pessoas que querem começar a prática da meditação sem precisar fazer mudanças em seus horários, pois ela pode ser feita durante as suas ações, enquanto você ainda está nelas com atenção completa em todas as atividades. 

Pratique Mindfullness enquanto caminha

  1. Ao começar a caminhada tente encontrar o ritmo que te deixa mais relaxado. Concentre sua mente em um ponto específico. 
  2. Assim que escolher esse ponto, imagine sua mente como uma lanterna que está apontando sua luz para onde você decidir. 
  3. Direcione essa luz para a sua respiração. Depois para os seus pés, sentindo exatamente o momento em que eles tocam o chão. Preste atenção na brisa encostando na sua pele. Essa percepção deve ser feita de forma alternada, um após o outro.
  4. Em breve você vai começar a reparar que não vai precisar mais concentrar em cada ponto por vez. Pois a sua mente será capaz de perceber todos simultaneamente.

Veja alguns pensamentos que podem ajudar a superar o medo e a insegurança 

“Nossa vida é moldada pela nossa mente; nos tornamos o que pensamos.” — Dhammapada (verso 1)

Questione a sua insegurança

Algumas vezes é preciso olhar de outro ângulo para conseguir avaliar o que é real e o que foi tomado pelo medo e ansiedade. Quando você estiver se sentindo dessa forma, tente se perguntar se isso é real ou se seus sentimentos tomaram conta de você.

Aceite o que você sente e se ame!

Uma boa forma começar a superar a insegurança é ter consciência dela. Quando você tenta esconder o sentimento de si mesmo, a probabilidade é se torne cada vez mais inseguro. Criando, assim, um ciclo que nunca se encerra.  Aceite a forma como você é e se sente para pode fazer algo a respeito.

Quando você aceita seus sentimentos é chegada a hora de agir. O que faz você se sentir mal consigo mesmo pode tornar uma a grande impulso na sua vida.

Não fique se comparando com as outras pessoas. Caso isso seja muito difícil para você, comece a se comparar com o seu eu do passado. Consegue perceber o quanto você melhora dia após dia? 

Um diário “para a autoestima” pode ajudar

Escreva um diário de elogios e autoestima. Sempre que você receber um elogio, anote! 

Vão existir alguns dias em que você pode não se sentir bem, e é normal. Nesses dias tire tempinho livre, leia os elogios que você recebeu.  

Você está sentindo que a insegurança está constante e quer começar meditar? No Namu você encontra cursos online focados em meditação e mindfulness, além de uma série de cursos online de yoga que podem te ajudar a ter mais calma e concentração no dia a dia. Clique aqui e conheça os nossos cursos e pratique em casa sem nenhuma dificuldade.


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