fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Meditação »

Meditação

Meditação para iniciantes: como começar?

O estresse e a ansiedade têm feito com que a prática de meditação para iniciantes ocupe lugar de destaque no setor de saúde e bem-estar
Da redação
13/10/20
Sem dúvida alguma, a meditação é uma das práticas mais buscadas ultimamente. Afinal, em tempos onde a famosa “correria do dia a dia” é uma realidade para muitas pessoas, torna-se cada vez mais necessário encontrar novas formas de aliviar o estresse. Por esse motivo, a procura pela meditação para iniciantes tem crescido bastante. E quem pensa que meditar é sinônimo de benefícios apenas para o cérebro está muito enganado. De acordo com um artigo publicado no G1, essa técnica tem sido aliada até mesmo no tratamento de doenças crônicas. Portanto, aprender a praticá-la é extremamente positivo em diversos aspectos.  Sabendo disso, no artigo a seguir você vai conhecer 6 dicas para praticar meditação para iniciantes sem complicação. Com elas, certamente ficará muito mais fácil iniciar a sua caminhada rumo a uma rotina mais leve e cheia de qualidade!

1. Estude sobre os tipos de meditação para iniciantes e escolha a certa para você 

Quando falamos sobre meditação, muitas pessoas pensam automaticamente naquela postura reta, com as mãos no colo, os dedos para cima e pensamento livre. De fato, a posição de lótus é uma técnica muito utilizada na meditação, porém, ela não é a única.    Atualmente existem diversas técnicas que fazem bastante sucesso, principalmente para quem busca pela meditação para iniciantes. A meditação guiada, por exemplo, é bem interessante, pois ajuda que tem dificuldade para se concentrar. Além disso, o mindfullness também merece ser citado. De acordo com a Revista Forbes, vários dos grandes empresários do mundo moderno são praticantes dessa técnica. Com ela é possível organizar os pensamentos, aliviar o estresse aprender a ver a vida de maneira mais leve.  Portanto, vale pesquisar um pouco e encontrar o tipo de meditação certa para você. Assim, vai ficar bem mais fácil entrar nesse mundo e encaixar essa prática dentro da sua rotina diária. 

2. Separe um tempo diariamente para praticar 

Com toda a certeza um dos maiores desafios da meditação para iniciantes é encaixá-la durante a correria cotidiana. Afinal, essa prática exige certo tempo disponível para que possa ser desenvolvida e apresente bons resultados. Nesse sentido, no início pode ser necessário separar cerca de uma hora por dia para meditar.  Com o passar do tempo e a evolução dentro da meditação, esse tempo pode ser diminuído conforme a necessidade do praticante. Porém, o ideal é que ele seja praticado todos os dias, permitindo um caminho mais constante dentro da técnica.  Sendo assim, se você deseja começar a contar com os benefícios da meditação para iniciantes, vale organizar a sua rotina. Com toda a certeza os minutos a menos de sono ou nas redes sociais serão pequenos perto das vantagens dessa técnica. 

3. Encontre um lugar onde se sinta confortável 

Acima de tudo, a meditação é sobre se desconectar do mundo e aprender a focar em si mesmo. E graças à internet e aos dispositivos móveis, você pode fazer isso no conforto do seu lar, por meio de aulas online.   No entanto, nesse caso é preciso encontrar um lugar calmo e livre de interferências externas para praticar. Pode ser o seu quarto, a sala de casa ou até mesmo um espaço no jardim, desde que não sejam ambientes barulhentos.  O importante é permitir que sua mente fique calma e consiga alcançar a concentração, elemento mais importante dessa prática. Além disso, tente encontrar um lugar onde fique confortável para relaxar, mas que também permita a postura reta. Assim, vai ficar bem mais simples desenvolver a respiração, o que também ajuda bastante a manter o foco no exercício.

meditação para iniciantes gratuita

4. Tente não ficar frustrado consigo mesmo

De acordo com o relatório anual Stress in America, a geração Z pode ser considerada a mais estressada dos últimos tempos. Esse, por sua vez, é um dos principais motivos pela procura tão grande pela meditação para iniciantes. Afinal, com a técnica é possível desenvolver o cérebro e criar um maior controle emocional.  Porém, justamente por termos uma tendência tão grande ao estresse, é comum que esse fator afete a iniciação dentro do exercício. Isso acontece porque nos primeiros dias a dificuldade na concentração costuma ser bem grande. Caso isso não seja trabalhado, pode gerar frustrações e um verdadeiro efeito rebote dentro da meditação.  Por esse motivo uma das nossas dicas mais importantes é ter paciência consigo mesmo e respeitar os seus limites. Caso se perca enquanto medita, tente voltar ao foco mais uma vez, mas de maneira calma. Faça isso quantas vezes for necessário, até que esteja novamente concentrado. Assim, sua evolução no exercício vai ser leve, constante e gradativa, melhorando a cada dia e momento de prática. 

5. Seja persistente

Na mesma linha da dica anterior, ser persistente é muito importante quando o assunto é meditação para iniciantes. Afinal, se deixar levar pelas frustrações e acabar abandonando o exercício não é uma cena incomum, mas pode trazer um estresse ainda maior depois.  Por esse motivo, mesmo que sinta dificuldade para se concentrar e para focar no exercício, continue fazendo suas práticas diariamente. Mesmo que não sinta, a sua evolução estará acontecendo e os seus dias se tornarão mais leves apenas por ter esse momento consigo mesmo.  Sendo assim, sempre que pensar em desistir, foque em seu objetivo e tente mais uma vez. Quando menos perceber, já terá passado das fases de meditação para iniciantes e será um verdadeiro profissional.

6. Combine a meditação para iniciantes com outras práticas de saúde e bem-estar 

Por fim, vale a pena destacar que você pode aliar a meditação para iniciantes com atividades como yoga e pilates, que também trabalham corpo e mente em conjunto.    Além disso, que você também pode adotar hábitos saudáveis como ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente. Com isso, certamente você terá um aumento significativo em sua saúde, bem como em sua qualidade de vida.   Quer dar os primeiros passos na meditação, mas não sabe por onde começar? Então faça uma aula totalmente grátis do curso Mindfulness - Meditação em Movimento e torne essa prática uma verdadeira aliada da sua saúde e bem-estar!

Recomendados
Meditação

5 exercícios para relaxar no home office

O super aplicativo app Namu possui mais de 240 ...

Mindfulness

Dicas para quem está iniciando na meditação

O caminho para quem está iniciando na meditação...