fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Meditação » Gerais

Gerais

Meditação para dormir: 7 bons motivos para praticar

Você sabia que a meditação para dormir pode mudar a rotina do seu sono e garantir alguns benefícios para a sua saúde?
Da redação
28/05/19

Praticar meditação para dormir é uma ótima aliada para quem busca soluções para melhorar a qualidade do sono.

Responsável por restabelecer as energias gastas, consolidar as memórias do dia, uma noite bem dormida também é uma grande aliada quando falamos na melhora da produtividade e criatividade. 

Engana-se quem acha que o sono restaurador tem mais a ver com a quantidade de horas do que com a qualidade do descanso.

Logo, a prática da meditação para dormir é uma ótima opção para quem busca alternativas.

Essa prática ajuda relaxar as tensões do corpo e desconectar a mente para ter uma bela noite de sono.

Se você sempre se imagina deitando na cama e adormecendo profundamente em poucos minutos mas acha que isso só é um privilégio de poucos, saiba que a meditação pode mudar esse cenário. 

Meditação para dormir: Um ótimo hábito para todos

Independente do quão agitada a sua mente está, a meditação para dormir ajuda a criar, no corpo e na mente, as condições ideais para ter uma tranquila  e reparadora noite de sono.

Para quem ainda não conhece os benefícios da prática, a meditação é uma forma de silenciar e acalmar a mente, nos desligando dos estímulos externos e proporcionando o contato com nosso mundo interior.

Ainda não se convenceu que a meditação para dormir pode mudar a rotina do seu sono e garantir alguns benefícios para a sua saúde?

Malefícios de uma noite mal dormida

Antes de qualquer coisa é importante ressaltar que as pessoas com distúrbio de sono geralmente acordam se sentindo cansadas. Esse cansaço causa problemas de humor, falta de energia e, por vezes, têm o desempenho no trabalho ou nos estudos prejudicados.

Afinal, falta atenção, memória e disposição para fazer as tarefas do dia. Ou seja, as noite mal dormidas interferem direta e drasticamente na sua qualidade de vida

E os malefícios das noites em claro não param por aí. Por não conseguirem dormir, muitas pessoas desenvolvem níveis altos de ansiedade e a indisposição física se torna cada vez mais presente.

Por isso, a meditação pode ser uma poderosa ferramenta de autoconhecimento e libertação.

Ao se conectar com seu eu interior e entender as causas das suas preocupações, fica mais fácil encontrar soluções para resolvê-las. 

A prática da meditação visa ainda desenvolver sentimentos de empatia, bondade e compaixão em relação a si mesmo e aos outros.

Segundo estudo da Universidade da Carolina do Norte, meditar aumenta as emoções positivas durante as experiências do dia a dia.

Isso é, contribui em diversos pontos como: melhora da atenção, aumento da satisfação e redução dos sintomas de ansiedade e depressão.

Um bom motivo para apostar na meditação para dormir, não é mesmo?

meditação para dormir

Como começar a fazer meditação para dormir?

Diferente do que muita gente pensa, a meditação pode ser praticada por qualquer pessoa, e alguns minutos diários são o suficiente para ter uma visível melhora na qualidade do seu sono.

Mesmo que inicialmente pareça difícil, nada de desanimar. Você só precisa ter determinação para treinar sua mente a ter foco na hora de silenciar seus pensamentos e acalmar o corpo para dormir.

Invista seu tempo na meditação para dormir, essa experiência vai lhe trazer uma paz interna incrível, além de poder gerar insights sobre as perguntas que ronda a sua mente e, claro, proporcionar uma tranquila e maravilhosa noite de sono. 

Meditar cria mudanças fisiológicas semelhantes àquelas que acontecem no corpo durante as primeiras fases do sono quando o pulso e a pressão arterial diminuem, e a quantidade de cortisol, conhecido como hormônio do estresse, é reduzida.

Ainda não está convencido que a hábito pode ser benéfico para o seu sono e saúde? 

Listamos abaixo bons motivos para praticar meditação para dormir. Continue lendo.

7 motivos para começar a praticar meditação para dormir hoje mesmo

meditação

Meditar antes de dormir ajuda a preparar a mente para o descanso

Sabe quando a agitação é tão grande a ponto de achar que não irá conseguir desligar? A meditação para dormir é uma ótima maneira de atingir esse relaxamento que é essencial para ter uma noite de sono restaurador.

Permite que você se desconecte com as coisas que passaram durante o seu dia

Um dos principais motivos para tirar o sono das pessoas são os pensamentos relacionados aos acontecimentos do dia, e ao meditar é possível se distanciar mentalmente dessas experiências e deixar para trás toda aquela sensação de ansiedade e estresse que permearam o seu dia. 

Desenvolve o foco e acalmam a mente para receber o sono

Uma mente agitada é a porta de entrada para pensamentos intrusivos que não deixam acalmar o corpo para uma tranquila noite de sono.

Meditar ajuda a treinar a mente para que nossa atenção permaneça naquilo que estamos executando, seja lá o que for. O que queremos dizer é que você começará a ter controle da sua mente e pensamentos. 

É um calmante natural e um hábito super saudável

A meditação para dormir não tem contraindicação e é um poderoso hábito que acalma o corpo e a mente, afastando as tensões físicas e permitindo que o relaxamento seja completo.

Não requer habilidade, apenas treino e um pouco de disciplina

Assim como tudo na vida, o sucesso da meditação para dormir está no treino. E não estamos falando em quantidade de tempo demandada para a prática, mas sim a qualidade.

Se o seu foco estiver 100% no que está fazendo, cinco minutos diários são o suficiente para que consiga relaxar e ter uma noite de sono mais tranquila.

Melhora o sono e a qualidade de vida em geral

Meditar acalma e faz com que você tenha mais contato com suas dúvidas e angústias, melhorando o modo como se relaciona consigo.

Ao adotar o hábito de meditar para dormir todas as noites, logo sentirá os efeitos não apenas em relação ao sono, mas também à sua vida de forma geral. 

Gostou das dicas e quer começar a meditar? No vídeo abaixo a Monja Coen descreve  passo a passo da técnica de meditação zen-budista e suas aplicações.


Recomendados
Gerais

Saulo Fong: benefícios da meditação

Uma explicação clara dos benefícios da meditaçã...

Cristã

Meditação cristã: como surgiu e como praticar

Meditar sobre a vida de Jesus é um fio que liga...

Gerais

Músicas para meditar: Os benefícios da música na meditação

Os sons podem agitar ou relaxar o organismo, tu...

Meditação

Como o mindful eating pode te ajudar a identificar os tipos de fome

Entenda como as práticas do mindful eating pode...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *