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Meditação

Mindfulness infantil: os benefícios da meditação na escola

As meditações do mindfulness infantil na escola melhoram o desenvolvimento, o cultivo de qualidades positivas e criam novos hábitos mentais
Da redação
01/08/19

O mindfulness infantil ganha cada vez mais adeptos em escolas no Brasil no mundo. Isso mesmo: as práticas meditativas e contemplativas que fazem tão bem para nós, adultos, também podem trazer diversos benefícios para as crianças da nossa família.

Diversas escolas que aplicam programas de mindfulness relatam que os exercícios ajudam a fortalecer a capacidade de atenção, entendimento e aprendizado das crianças. Mas os benefícios vão além, propiciando uma vida mais sadia.

Nunca é cedo demais para cuidar da saúde mental e emocional. Se você também acredita, vai adorar essa matéria.  

Por que mindfulness infantil?

É durante a infância e a adolescência que muitos transtornos mentais incapacitantes e progressivos se manifestam. Nesse sentido, o mindfulness infantil pode ser uma excelente forma de promover a saúde mental e prevenir transtornos maiores.

Afinal, apesar da aptidão humana para demonstrar em maior ou menor grau processos de resiliência, o conhecimento teórico e empírico nos mostra que é crucial garantir e proporcionar condições de desenvolvimento saudável nas fases iniciais do ciclo vital.

Muitas das iniciativas com a finalidade de complementar o trabalho escolar têm se apoiado nas crescentes e populares adaptações de programas baseados em mindfulness.

Saúde mental desde cedo

“Educar é crescer. Crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra.”. A célebre frase do educador Anísio Teixeira ajuda a expressar o que todos nós já sabemos. A importância da escola para a formação do ser humano. 

Nessa linha de pensamento, praticar mindfulness durante o desenvolvimento da infância e da adolescência são determinantes para o desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional.

Sabe-se que, por exemplo, a não aquisição da linguagem no período correto, ou “crítico”, pode gerar prejuízos até mesmo irreversíveis nessa função. Além disso, o estresse pode ter efeitos negativos no neurodesenvolvimento infantil.

Afinal, o que é mindfulness?

Em uma tradução livre e resumida, o significado de mindfulness pode ser definido como atenção plena.

Mas como chegar a tal “atenção plena” e quais seus benefícios? De uma maneira mais ampla, mindfulness designa um conjunto de práticas meditativas que visam promover o funcionamento psicológico saudável. 

Exemplos desse desenvolvimento são o melhor controle de emoções e comportamentos, sem vincular-se a contextos filosóficos e/ou religiosos.

os benefícios do mindfulness infantil

De forma diferente a algumas meditações em que a concentração busca eliminar outros conteúdos da consciência, no mindfulness o objetivo é desenvolver uma maior consciência das flutuações da atividade mental e experiências de atenção plena no momento presente.

Mindfulness: benefícios para todos 

Como dissemos, o mindfulness é um treinamento para aprimorar e manter o estado de atenção plena a cada instante acompanhado por uma atitude interna de aceitação e não julgamento.

Com as práticas de mindfulness, aprende-se a mudar a forma de se relacionar com a própria atividade mental, evitar respostas condicionadas e automáticas e melhorar a qualidade das experiências. 

Originalmente, os programas e cursos de mindfulness surgiram como um tratamento complementar para diversas condições de saúde física e mental. O crescente volume de pesquisas com demonstrações de sua eficácia têm difundido mundialmente a prática.

O mindfulness de fato parece auxiliar na redução de sintomas geradores de sofrimento, como estresse, depressão e ansiedade. Auxilia também no incremento de características positivas, como bem-estar, qualidade de vida e saúde mental.

Exercícios de mindfulness para crianças e adultos

Alguns exemplos de meditações do mindfulness podem incluir:

  • A meditação da respiração (consciência da respiração);
  • A meditação caminhando (consciência dos movimentos); 
  • O escaneamento corporal (consciência das diferentes partes do corpo); 
  • A meditação das sensações (consciência da percepção de diferentes estímulos sensoriais); exercícios de imaginação guiada;
  • A prática da atenção plena com movimentos e posturas físicas;

Benefícios do mindfulness infantil

Na educação, a inserção de práticas meditativas e contemplativas como o mindfulness infantil é uma tendência nova no Ocidente, mas que parece promissora, conforme inúmeras pesquisas têm apontado. 

Um aspecto importante dessas práticas quando utilizadas em escolas é que elas devem ser adaptadas às faixas etárias das crianças e adolescentes.

Recomendações para crianças:

  • Reduzir a duração de cada prática; 
  • Incorporar múltiplas modalidades sensoriais nas atividades, 
  • Usar metáforas para comunicar conceitos-chave;
  • Dedicar maior tempo na explicação de ideias e premissas importantes.

Mindfulness infantil no currículo escolar

Os programas de mindfulness infantil podem exibir diferentes configurações no contexto estudantil e serem uma das novidades no currículo escolar. 

Além disso, as práticas podem fazer parte das atividades regulares ou serem oferecidas em forma de programas. 

Tais programas, assim como cursos de mindfulness na infância, são formados por pacotes, isto é, acontecem dentro de um período preestabelecido (por exemplo, dois meses) e são oferecidos como atividade temporária ou extracurricular.

Como funciona o mindfulness nas escolas

Os programas escolares de mindfulness infantil podem ser classificados como intervenções para todas as crianças e jovens de uma determinada escola, classe ou série ou direcionadas a grupos que apresentam e compartilham queixas ou dificuldades mais específicas. 

Apesar destas particularidades e distinções metodológicas, todos os programas e cursos de mindfulness infantil compartilham objetivos comuns com a prática para adultos.

Embora muitos estudos de mindfulness na infância sejam adaptados de programas para adultos, como o mindfulness-based stress reduction ou o mindfulness-based cognitive therapy, existem propostas pensadas para o ambiente escolar e o público infantojuvenil. 

Mindfulness infantil e aprendizado

O objetivo do mindfulness na infância é proporcionar novas formas de aprendizado para o desenvolvimento e o cultivo de qualidades positivas e a criação de novos hábitos mentais. 

Tais formas buscam oferecer ferramentas pessoais que contribuam para a promoção ou refinamento de habilidades cognitivas.

Além disso, o mindfulness pode aperfeiçoar a estabilidade emocional, atencional e metacognitiva das crianças, além de aumentar a autoconsciência, resiliência, bem-estar e interação social.

Cabe destacar ainda que, aliado à relevância desses objetivos, a aplicação e o estudo destes programas é uma meio para a integração transdisciplinar entre as áreas de educação, artes, psicologia, biologia e política. 

Uma vez testada sua eficácia em sistemas educacionais, o programa pode ser uma estratégia de melhoria das políticas de educação.

Mindfulness infantil no mundo  

Os programas de mindfulness infantil têm sido amplamente empregados no mundo inteiro. 

Nos Estados Unidos, onde o índice de aceitação é alto, projetos como o Lineage Project e o Inner Kids Program têm trazido resultados promissores.

No Brasil, o projeto Meditação nas Escolas, da Associação Mente Viva, busca levar a prática para a sala de aula. 

A proposta visa oferecer treinamento a educadores, para que eles possam incluir a prática no currículo educacional. 

Seu objetivo é tornar a pausa para a meditação uma prática habitual. Fazendo a inserção de sessões no início ou no intervalo das aulas.

Curso de mindfulness

Mindfulness é para todas as idades. Pode começar com a própria criança durante sua infância. Porém, também pode começar pelos adultos à sua volta, como pais, tios e avós. 

Inclusive, você pode começar a praticar mindfulness aqui mesmo, sem sair de casa. Assista ao nosso curso “mindfulness: meditação em movimento” com a doutora Tamara Russell.


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